VARIÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA, VALORES SOCIAIS E DEMOGRAFIA PODEM INTERFERIR NO CONSUMO
Por: JENYFFERBAPTISTA • 17/8/2017 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
FACULDADES OPET
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
ARTIGO:
VARIÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA, VALORES SOCIAIS E DEMOGRAFIA PODEM INTERFERIR NO CONSUMO
CURITIBA-PR
2017
JENYFFER BAPTISTA
VANESSA GOMES
ARTIGO:
VARIÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA, VALORES SOCIAIS E DEMOGRAFIA PODEM INTERFERIR NO CONSUMO
[pic 1]
CURITIBA-PR
2017
VARIÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA, VALORES SOCIAIS E DEMOGRAFIA PODEM INTERFERIR NO CONSUMO
A decisão de consumo é composta por diversos elementos que influenciam o comportamento do consumidor, os chamados influenciadores. O presente artigo destacara como fatores influenciadores: estilo de vida, valores sociais e a demografia.
Estilo de vida: Está ligado a forma como as pessoas vivem. São as características particulares das pessoas, são os momentos e vivências por quais o consumidor passou ou está passando, que acabam interferindo nos hábitos e decisões de consumo. As pessoas podem ter diferentes estilos de vida, dentro de uma mesma classe social, ocupação e subcultura, ocasionando distintas formas de consumo.
Damos como exemplo o consumo sustentável que está ganhando forma através da intervenção social de diversos indivíduos, movimentos, associações e outros tipos de organizações, e entre outras atividades que defendem os interesses dos consumidores e promovem o desenvolvimento sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental.
Valores sociais: Está ligado aos diferentes níveis de conhecimento, opinião e crença, que podem levar os consumidores a reagir de formas diferentes, para um mesmo estímulo. A busca por status também se torna um componente cada vez mais impactante nas reações de consumo. Ou seja, uma pessoa pode participar de muitos grupos sociais e ter posições diferenciadas em cada um deles. Isso dependerá da atividade exercida diante de cada um destes grupos, pois á variável de consumo que uma pessoa possui ou venha á desenvolver, dependerá do seu papel ou status diante da sociedade, status que podem ser fornecidos por bens matérias por exemplo.
Outras características sociais que podem ser citadas como exemplos são a cultura e a religião, pois as diferentes formas de como elas podem ser observadas e abordadas pelas pessoas, acaba por afetar consideravelmente a forma de consumo individual ou de um grupo de pessoas.
Demografia: Está ligado a localização, idade e gênero dos grupos de consumidores. Hoje podemos concluir que cada um destes grupos possui características próprias e hábitos de consumo diferenciados que veem ganhando cada dia mais força e poder de consumo. A demografia também se refere há como cada produto deve ser ofertado em cada localização, afim de atender um maior grupo de pessoas existentes naquela localização.
...