A alma da empresa: mito ou realidade
Por: Fernandaa22a • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 621 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH
CURSO DE ADMINSITRAÇÃO
ÉTICA – PROF. LUIZ MAGALHÃES – 2015.2
Gresielle Fernanda Assunção Paiva
A alma da empresa: mito ou realidade?
- De acordo com Lipovetsky, enumere e caracterize os quatro grandes fatores que estão na base da nova ascensão do parâmetro ético.
Primeiro grande fator, o mais envolvente, uma sucessão de catástrofe e de perigos que acelerou a tomada de consciência relativa à preservação do meio ambiente e do homem: as catástrofes marítimas de Amoco Cadiz e da Exxon Valdez, a tragédia de Bhopal, e, mais amplamente, todos os problemas enfrentados pela época contemporânea.
Segundo fator é o novo modelo econômico do capitalismo determinado pelas politicas neoliberais dos anos 80 e pelo desenvolvimento de inovações financeiras cada vez mais sofisticada.
Terceiro fator, é ascensão do referencial ético no universo empresarial é também inseparável de novas estratégias de marketing, com o objetivo de ganhar novas fatias de mercado por meio de novas politicas de comunicação e de produtos.
Quarto fator, deve ser considerado, o da promoção da chamada cultural empresarial, com a exigência de mobilização dos empregados
- A promoção de uma cultura empresarial ética depende da adesão dos empregados, mas as ações para implementar esse engajamento podem gerar efeitos inversos. Explique.
- Quais razões levam Lipovestky a considerar que a questão ética nas empresas não se resume a mero modismo?
- Para o autor, uma instrumentalização da ética é algo necessariamente negativo e que deve ser rechaçado? Justifique.
- De acordo com o texto, podemos afirmar que uma verdadeira ética nos negócios precisa ser necessariamente desinteressada das determinações econômicas? Justifique.
Cabe exigir somente respeito pelos princípios mais elevados do humanismo moral. Isso não leva nem ao relativismo nem ao cinismo, mas a uma ética flexível, categórica e inflexível em alguns casos, mas maleável em outros, conforme os conteúdos.
Site Ethos
- Em que medida podemos considerar o site Ethos como ferramenta pró ética?
Acredito ser uma ferramenta contra atos de corrupção empresarial, tanto privada ou pública. Isso incentiva as empresas a banir a qualquer ato antiético. O site ele desenvolve trabalhos, pactos importante com empresas que teriam o mesmo objetivo, buscando um ambiente mais íntegro e ético.
- Quais as propostas centrais e a missão do Ethos?
Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.
- O que é e para que serve a ferramenta Indicadores Ethos?
Servem para apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável, a ferramenta é composta por um questionário que permite o autodiagnostico da gestão da empresa e um sistema de preenchimento on-line que possibilita a obtenção de relatórios, por meio dos quais é possível fazer o planejamento e a gestão de metas para o avanço da gestão.
- Cite duas iniciativas do Instituto Ethos no combate à corrupção e comente cada uma.
Empresa Pro-Ética: é uma iniciativa do Instituto Ethos e da Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de avaliar e divulgar as companhias voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, inclusive nas que envolvem o setor público.
Ficha Limpa: o movimento ilustra bem esse argumento. Fruto de grande mobilização popular, a iniciativa resultou na Lei Complementar nº. 135, a qual prevê que políticos que já tiveram seu mandato cassado, ou que já renunciaram para evitar que isso ocorresse, ou que foram condenados por decisão de órgão colegiado fiquem inelegíveis.
CEPA
- Responda como o CEPA compreende a ética, a atividade profissional do Administrador e a importância do Código de Ética.
O Códio de Ética é muito importante, ele é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.
- Questões relativas à sustentabilidade e/ou ao meio-ambiente são contempladas no CEPA? Justifique.
“VIII-esclarecer o cliente sobre a função social da organização e a necessidade de preservação do meio ambiente;” (RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 393, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2010)
Mostra claramente no Código de Ética a preocupação com a preservação com o meio ambiente.
...