A criação de Startups como novo modelo de negócios no Amazonas
Por: Gabriela de Oliveira Araujo • 15/4/2019 • Artigo • 3.922 Palavras (16 Páginas) • 219 Visualizações
CAIO RIBEIRO COELHO[pic 1]
GABRIELA DE OLIVEIRA ARAÚJO
A CRIAÇÃO DE STARTUPS COMO NOVO MODELO DE NEGÓCIOS NO ESTADO DO AMAZONAS.
MANAUS – AM
2014
CAIO RIBEIRO COELHO[pic 2]
GABRIELA ARAÚJO
EMPREENDEDORISMO
A CRIAÇÃO DE STARTUPS COMO NOVO MODELO DE NEGÓCIOS NO ESTADO DO AMAZONAS.
[pic 3]
MANAUS – AM
2014
CAIO RIBEIRO COELHO[pic 4]
GABRIELA ARAÚJO
EMPREENDEDORISMO
A CRIAÇÃO DE STARTUPS COMO NOVO MODELO DE NEGÓCIOS NO ESTADO DO AMAZONAS.
[pic 5]
Aprovado em___/___/___
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
[pic 6]
A CRIAÇÃO DE STARTUPS COMO NOVO MODELO DE NEGÓCIO NO ESTADO DO AMAZONAS.[pic 7]
Caio Ribeiro Coelho
Gabriela de Oliveira Araújo
RESUMO
O empreendedorismo teve grande repercussão no Brasil a partir da década de 90, o que proporcionou ao país um alto crescimento à economia de acordo com o Portal de Estado do Brasil (2010). Atualmente o novo ambiente empresarial está em constantes mudanças que consequentemente oferecem riscos iminentes às organizações. Contudo, os riscos fazem parte de qualquer negócio, porém se tratando de uma startup os riscos assumidos são maiores, uma vez que o tipo de segmento atua com altas mutações e variações. No mundo do empreendedorismo competitivo, novos investidores procuram cada dia mais empresas com ideias inovadoras e que tenham grandes chances de crescimento e lucratividade rápidos no mercado em que estão inseridas. O conceito de startup vem como o caminho para atrair de forma eficaz investidores para seus negócios.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Negócio; Startups; Canvas.
[pic 8]
THE CREATION OF STARTUPS AS A BUSINESS MODEL IN THE STATE OF AMAZONAS.
Caio Ribeiro Coelho
Gabriela de Oliveira Araújo
ABSTRACT
Entrepreneurship had great repercussion in Brazil as from the 90s, which provided to the country a high growth of the economy, according to Portal de Estado do Brasil (2010). Currently, the new business environment is constantly changing therefore offering imminent risks to organizations. However, risks are part of any business, but when it comes to a startup, the assumed risks are higher, since this type of segment operates with high variations and mutations. In the world of competitive entrepreneurship, new investors increasingly seek companies with innovative ideas and with higher chances of rapid growth and profitability in the market they operate. The concept of startup comes as a way to effectively attract investors for their business.
Keywords: Entrepreneurship; Business; Startups; Canvas.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 7
2. EMPREENDEDORISMO 8
2.1 Startup 8
2.2 Tendências na criação de Startups 9
2.3 Geração Y 9
3. O QUADRO DO MODELO DE NEGÓCIO 10
3.2 Diferenciais do Modelo de Negócios 11
3.2.1 Pensamento Visual 11
3.2.2 Visão Sistêmica 11
3.2.3 Cocriação 11
3.2.4 Simplicidade e aplicabilidade 11
3.3 O Quadro - Canvas 12
4. ECOSSISTEMA DE STARTUPS NO ESTADO DO AMAZONAS 12
3.1 Histórico de Eventos 13
3.2 Jaraqui Valley 14
3.3 Ingresse 14
4. CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 17
1. INTRODUÇÃO
O tema se tornando cada dia mais comum no País em que vivemos, fazendo grupos de pessoas procurar um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
Pela significativa mudança na forma de abrir, gerir e conduzir uma empresa no âmbito nacional, surgiu a proposta de fazer o presente estudo que apresenta o empreendedorismo e suas novas tendências. Por meio deste artigo será possível mensurar o que levam as pessoas a criar startups mesmo com todas as condições de incertezas e riscos que correm no estado do Amazonas.
Diferentemente de uma empresa tradicional que é recomendado fazer um plano detalhado para que depois vá ao mercado, nas startups recomenda-se validar a ideia para que se constate se tem mercado, se tem pessoas que consumam o produto (CARVALHO; ALBERONE; KICORVE, 2012). É um feedback constante tanto quantitativo como qualitativo e esse ciclo pode ser resumido em construir, medir e aprender.
O movimento de startup mostra-se como uma tendência em grande crescimento, principalmente pelo empreendedor iniciante. No Amazonas tem sido notado um aumento do empreendedorismo nos últimos anos.
...