A ferramenta para Construção do Networking
Por: tpsantos • 17/8/2016 • Projeto de pesquisa • 2.692 Palavras (11 Páginas) • 258 Visualizações
Adrielle Uchoas
Thaís Gonçalves
Thaís Patrício
A ferramenta para construção do Networking
Taubaté – SP
2016
Adrielle Uchoas
Thaís Gonçalves
Thaís Patrício
A ferramenta para construção do Networking
Trabalho de pesquisa apresentado para obtenção da nota no Projeto Integrador II de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade ETEP.
Área de concentração: Tecnólogo
Orientador: Prof. Marisa Franzini
Taubaté – SP
2016
RESUMO
A pesquisa apresentada trata do uso das redes sociais profissionais para a construção e manutenção do networking profissional. Visa orientar os candidatos na elaboração de uma rede de relacionamentos que possibilitem contatos em potencial no mercado de trabalho e compreender os posicionamentos dos usuários quanto ao uso da rede social facebook, em particular no que diz a respeito ao pessoal/profissional e vantagens/desvantagens. A proposta central é trabalhar a necessidade de se saber utilizar o perfil particular como ferramenta de divulgação do currículo, reduzindo então os gastos com sites de recrutamento e vagas; reunindo e interagindo com uma listagem de contatos de pessoas e empresas, e então, construindo um networking consistente.
Palavras-chave: Networking; Redes sociais; Currículo;
Sumário
1. INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA...............................................................................................................6
1.2 OBJETIVOS
1.3 RELEVÂNCIA DO ESTUDO
1.4 METODOLOGIA........................................................................................................6
2 NETWORKING – CONCEITUANDO
2.1 ETIMOLOGIA
2.2 CONCEITO
2.3 CONSTRUINDO O NETWORKING
2.3.1 DICAS PARA CONSTRUÇÃO DO NETWORKING..............................................11
3 CASE: CRIAÇÃO DO LINKEDIN................................................................................13
3.1 O INÍCIO DE UMA NOVA REDE SOCIAL...............................................................14
3.2 DADOS CORPORATIVOS.......................................................................................16
3.3 ENTREVISTA COM REID HOFFMAN.....................................................................17
3.4 COMO GERENCIAR O PERFIL DO LINKEDIN......................................................18
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
Os relacionamentos pessoais são um dos fatores que pesam no momento de indicação, contratações e até mesmo nas promoções e por isso, cultivá-los é uma das principais estratégias para o sucesso do plano de marketing pessoal. O networking nas redes sociais é uma das metas para fortalecer uma marca pessoal na internet. Enfim, como usar esses canais de forma eficaz para aumentar a rede de relacionamentos, como abordar e ser abordado.
O fator que pode explicar a causa de tantos jovens estarem desempregados é a falta de habilidade e orientação no uso e na manutenção das suas redes sociais. Para que faça sentido, é necessário acrescentar conteúdos úteis aos contatos, complementando o perfil, a informação e sugerindo novos rumos para as discussões.
- PROBLEMA
Durante o uso das redes sociais é possível observar o mau comportamento das pessoas, independente da idade. Porém, o que faz este tema se tornar preocupante, é a maneira negativa que pode soar cada postagem durante um processo de admissão para um novo emprego e também, na manutenção de funções, impedindo a promoção do colaborador.
1.2 OBJETIVOS
Esta pesquisa visa orientar os profissionais e os jovens em ascensão no mercado de trabalho como utilizar as redes sociais profissionais a seu favor, valorizando seu perfil e suas habilidades.
1.3 RELEVÂNCIA DO ESTUDO
Embora sejam redes sociais públicas, os candidatos e também internautas, podem ser severamente prejudicados num processo de admissão ou promoção. A pesquisa irá proporcionar orientações de como transformar a rede social num instrumento de divulgação do próprio currículo e marketing pessoal, conhecimentos e habilidades. Sendo assim, economizar os custos gastos em sites de divulgação de vagas e currículos.
1.4 METODOLOGIA
A metodologia usada para essa pesquisa foi o estudo de caso. Segundo Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange todas as abordagens especificas de coleta e análise de dados. Ele Investiga um fato partindo do contexto real, usando múltiplas fontes de evidências. Eles podem ser exploratórios, descritivos e analíticos.
Este estudo de caso é descritivo e trata do case: Criação do LinkedIn. A finalidade da pesquisa descritiva é registrar e analisar os fatos, onde não há interferência do pesquisador.
2 NETWORKING – CONCEITUANDO
2.1 ETIMOLOGIA
A palavra NETWORKING é a junção de dois termos: “net” e “working” que significam, respectivamente, rede e trabalhando. O termo em si representa uma rede de contatos profissionais que possibilita a pessoa a conquistar uma boa colocação profissional por estar por dentro de informações, negociações e eventos de integrantes de empresas. [pic 2][pic 3]
2.2 CONCEITO
Segundo Minarelli (2010), fazer networking é cultivar a rede de relacionamentos, assumindo que vivemos em rede, somos conectados e interdependentes.
...