A formação de um líder
Por: jlenonoliveira • 25/6/2017 • Projeto de pesquisa • 286 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
A formação de um líder
Livro que relata o que é mais importante para a liderança. É o quociente emocional que determina quem terá bom desempenho.
Há ingredientes para líderes eficazes:
• Autoconsciência – Pessoas autoconscientes reconhecem como seus sentimentos afetam uma pessoa. Está ligada a saber para onde está indo e porquê. Pessoas autoconscientes reconhecerá um fracasso e são capazes de perceber, analisar e buscar melhoras.
• Autogestão – Todos os funcionários participam de decisões. É a arte de sentir, controlar, e canalizar as emoções. Tem mente positiva para motivar e tem controle para não agir por impulso (autocontrole).
• Habilidade Social – É a capacidade de se dar bem com pessoas para conduzir na direção que se deseja. Se dar com as pessoas.
• Empatia – Contrário de antipatia. Para um líder não significa adotar as emoções de outras pessoas e tentar agradar a todos. É relacionar-se com os funcionários sem arrogância. Ser amigo de todos.
Liderança que traz resultados
O estilo autoritário leva ao alto ton., tornando um clima ruim. O estilo autoritário, não funcionará em todas as situações, apenas quando o negócio está desgovernado.
Estilo aflitivo é valorizar os indivíduos e suas emoções. Manter os funcionários contentes e criar harmonia. Proporciona sensações de recompensa. Convidam seus funcionários para uma refeição fora e ouvir o que sentem.
Estilo democrático é ouvir ideias, obter adesão de pessoas, desenvolve confiança, respeito e compromisso. Ouvir os funcionários do “chão” da empresa.
Estilo marcador de ritmo exigem mais dos funcionários sem deixarem tediosos.
Liderança primordial
O humor do líder reflete no humor dos funcionários. Nossos humores dependem das relações com outras pessoas. O bom humor eleva o otimismo. O riso contagia. Um líder emocionalmente inteligente consegue monitorar seu humor pela autoconsciência, e agir de forma a melhorar o humor dos outros.
...