A minha visão sobre a arte da guerra
Por: dannydestro • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.236 Palavras (9 Páginas) • 328 Visualizações
FAIP
FACULDADE DO INTERIOR PAULISTA
RESUMO
MARÍLIA, SP
2011
FAIP
FACULDADE DO INTERIOR PAULISTA
A ARTE DA GUERRA
(SUN TZU)
DOCENTE: MS ANDERSON CEGA
ALUNA: DANIELLE DE ANDRADE DESTRO
MARÍLIA, SP
2011
A ARTE DA GUERRA
Na China Milenar, cerca de 500 anos a. C, um poderoso general-filósofo chamado Sun Tzu redigiu um compacto manual intitulado a ARTE DA GUERRA esse curto texto sobre artes marciais, se tornou um livro de profunda influência no pensamento de homens e nações. Sun Tzu, foi um profundo conhecedor das manobras militares, táticas de guerra e ensinava estratégias de combate, ele era Súdito do rei da província de Wu, e submeteu seu livro à apreciação de Ho-Lu o soberano de lá.
Sun Tzu viveu em turbulenta época dos Estados guerreiros na China, há 2.500 anos e comandou e venceu muitas batalhas. Com argumentos muito racionais e com incrível inteligência, demonstrou a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas.
A Arte da Guerra, além de tratar das estratégias militares, é também um livro de filosofia, tendo sofrido forte influencia do taoísmo. (Sistema filosófico-religioso que abrange um ramo da tradição filosófica chinesa e religião Taoísta, com doutrina e culto formalizados e liderança institucional).
Esta obra milenar é composta por treze capítulos, que a partir de James Clavell que os traduziu e os adaptou para o inglês, houve outra traduções como exemplo o francês: russo, alemão e etc. Esses trezes capítulos são considerados como sendo corpo e alma de Sun Tzu, que proclamou: ... “O verdadeiro objetivo da guerra é a Paz!”
Os trezes capítulos são constituídos da seguinte forma:
Capítulos do Livro
1º Estudos preliminares:
Mostra a importância do planejamento que antes de qualquer ação devem ser determinados cinco aspectos: a influencia moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina;
A influencia moral entende a harmonia entre o povo e seus dirigentes, fazendo as pessoas caminhar para a vida ou para a morte sem nenhum tipo de medo.
O clima significa correlação das forças naturais, bem como a condução de operações militares em conformidade com as estações.
O terreno deve-se observar as distâncias, se o espaço é dicilmente ou facilmente vencido, sé aberto ou fechado e suas hipóteses de vida ou morte. Podendo assim determinar como se movimentarão as tropas, uso da cavalria ou não, tamanho das forças que devem ser ultilizadas ou até mesmo se a ação deve ser centralizada ou dividida.
O comando que demonstra os atributos do lider quanto à sabedoria, humanidade, coragem e exigencia.
[...] Se for sabio o lider é capaz de reconhecer quando muda uma situação e , em consequencia, agi rapidamente.
O elemento surpresa, tão necessário para a vitória com o máximo de eficiência, depende de conhecer os outros sem ser por eles conhecido, de modo que o segredo e a informação distorcida são considerados artes essenciais.
A luta corpo a corpo é o último recurso do guerreiro habilidoso. Deve estar preparado mas ao mesmo tempo evitar o confronto direto com um adversário destemido. Sun Tzu recomenda que, em vez de dominar o inimigo diretamente, deve-se cansá-lo pela fuga, semear a intriga entre seus escalões, manipular seus sentimentos e usar sua ira e seu orgulho contra si próprio.
2º A Guerra:
Destaca as consequências internas da guerra e ressalta a rapidez e eficiência das ações de forma a conservar a energia e os recursos e assim minimizar o desgaste causado, desejando assim que não fossem prolongadas as operações, especialmente dentro do campo de batalha.Sun Tzu para minimizar o desgaste que a guerra causa na economia e na população,recomenda a prática de alimentar o inimigo e de usar as forças cativas por meio de um bom tratamento.
3. Estratégia Ofensiva:
Sun Tzu define aqui a importância de manter intacto o maior número de coisas possíveis, ou seja, o objetivo geral é chegar à vitória mantendo intacto o maior número possível de bens, sociais e materiais, e não destruindo todas as pessoas e coisas que estejam no caminho , o melhor seria mesmo vencer as batalhas mesmo sem lutar.
Portanto, na guerra é muito importante atacar a estratégia do inimigo. O tempo é essencial, mas, na verdade, velocidade não significa pressa, e uma preparação completa se faz necessária.
Mestre Sun relaciona cinco modos de averiguar a possibilidade de vitória, de conformidade com o tema de que guerreiros hábeis lutam só quando têm certeza da vitória. Os vitoriosos são aqueles que sabem quando lutar e quando não lutar; os que sabem quando usar muitas ou poucas forças; aqueles cujos oficiais e soldados formam uma unidade compacta; os que enfrentam os incautos com preparação; e os que são comandados por generais capazes que não são influenciaveis. Quando conhecemos a nós mesmos e aos outros nunca estamos em perigo; quando conhecemos a nós mesmos, mas não aos outros,temos as mesmas possibilidade de vencer que o oponente, e quando não conhecemos a nós próprios nem aos outros, estamos em perigo em qualquer batalha. (Afirma Sun Tzu).
4º Disposições
Desde os tempos antigos, os guerreiros capazes sempre se tornam invencíveis e aguardam o momento fraco do inimigo. A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória está no ataque, Sun Tzu declara que o segredo para a vitória são a adaptabilidade e a inescrutabilidade.
Os elementos da arte da guerra são: 1º a noção do espaço; 2º a avaliação das quantidades; 3º os cálculos; 4º as comparações; e 5º as possibilidades de vitória.
O exército vitorioso consegue as suas vitórias sem batalhas.Um exército uqe espera vencer, combate na esperança de viver.
...