ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA – ATPS
Por: kratos8 • 3/4/2016 • Projeto de pesquisa • 2.916 Palavras (12 Páginas) • 291 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDADE VILA MARIANA
ADMINISTRAÇÃO 6º SEMESTRE
ADEMIR RODRIGUES DE SOUSA DANIELA CRISTINA DE MELO MÁRCIA DE SOUZA TEIXEIRA DAS NEVES PRISCILA MACARENA ANDRADE GOUVEIA WENDAL JUANITO NASCIMENTO DE JESUS | R.A. 1299120448 R.A. 1299121472 R.A. 1299120011 R.A. 6656406367 R.A. 1299121803 |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA – ATPS
PROFESSOR: RICARDO ALEGRO
SÃO PAULO
2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Sumário
Introdução 3
O que é Administração Financeira e Orçamentaria 4, 5
Tipo de Negócios 5, 6
Planejamento da Administração Financeira, e a Interferência do Tempo sobre a Moeda 7, 8
Nível de Risco 8, 9
Relatório e Analise 9,10
Analise corporativa 10, 11
Cálculos 13, 14, 15
Relatório Final 15
Bibliografia 16
INTRODUÇÃO
Por meio de uma análise do mercado financeiro é possível verificar os riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação às taxas da inflação, variações cambiárias e Monetárias bem como analisar os melhores investimentos para a aplicação. Assim, você e sua empresa Investimentos S.A. foram contratadas por um investidor, que busca aplicar seu reserva em um investimento rentável no Brasil. O sr. Fortuna já realizou uma pesquisa prévia e decidiu investir no mercado de destilados, chegando assim a Companhia Água Doce, mas está em dúvida se é realmente uma boa empresa para Investimentos. Em reunião com a Investimentos S.A. o sr. Fortuna solicita uma análise Financeira mais detalhada e, comparação com outra empresa do segmento para que não haja Dúvidas quanto ao investimento a ser feito.
ETAPA 1
Passo 1
O que é Administração Financeira e Orçamentaria.
[pic 2]
Administração financeira e orçamentaria é uma área que cuida dos assuntos relacionados as operações financeiras das organizações, como as operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de credito, pagamentos entre outros. Na maioria dos casos de falência de uma organização ocorre principalmente por a falta de informações financeiras precisas sobre o balanço patrimonial da empresa e problemas no setor financeiro, muitas vezes as falhas derivam de um controle inadequado, por conta de um gestor de finanças CFO pouco qualificado e despreparado, o setor financeiro é considerado u principal foco de uma empresa se esse setor não estiver bem, com certeza a organização não apresentará um crescimento adequado, e autossuficiente, a administração financeira e orçamentaria visa a melhor rentabilidade possível do investimento de uma organização e o investimento efetuado pelos sócios e acionistas, através de métodos otimizados de utilização de recursos, que por muitas vezes são escassos, que por isso todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica deste setor.
O objetivo principal é a maximização do lucro, ou seja, de mercado do capital investido, não importa o tipo de empresa pois em qualquer delas as boas decisões financeiras tendem a aumentar o valor de mercado, da organização em si, devido a esse aspecto a administração financeira deve se dedicar a avaliar e tomar decisões financeiras que impulsionem a criação de valor para a companhia. Pode-se dizer que a administração financeira e orçamentaria possui três objetivos são:
- Criar valor para os acionistas.
- Maximizar o valor de mercado
- Maximizar a riqueza.
Temos também as áreas e funções da Administração financeira e orçamentaria que são:
[pic 3]
Tipos de Negócios
[pic 4]
Há três tipos principais de organizações de negócios: firma individual, sociedades por cotas e sociedade por ações, vamos falar um pouco de cada uma.
Firma Individual: é a forma mais antiga de organização empresarial pertencente a apenas uma pessoa. Qualquer pessoa com dinheiro pode comprar os instrumentos básicos de trabalho e abrir uma firma individual, para começar a produzir bens ou oferecer serviços, considerados comercializáveis. A principal vantagem de uma firma individual é a facilidade do seu processo de constituição que não requer a aprovação de nenhum órgão regulador, uma vez que as condições de funcionamento do negócio estejam presentes, a firma individual passa a existir. A única exceção é que alguma profissão requer licença para o seu exercício, outra vantagem é o método de
taxação direto para a firma individual, a renda do proprietário é simplesmente incluída na renda anual da pessoa física para fins de cálculo do imposto de renda, e
a desvantagem é dessa forma de organização é que o proprietário é responsável por toda a dívida da firma, uma vez que sua responsabilidade é ilimitada, seus bens particulares não sendo utilizado no negócio podem ser perdidos para credores, e também é que quando a firma é individual não pode utilizar mercados de capitais organizados, como os de ações e de obrigações, para captar o capital necessário.
Sociedade por Cotas: é uma forma de organização na qual dois ou mais indivíduos são proprietários, e pode ser encarada como uma firma individual com mais de um proprietário, existe dois tipos de sociedade por cotas: sociedades gerais e sociedades limitadas, as sociedades gerais têm responsabilidades ilimitadas quando ao funcionamento de negócios, enquanto as sociedades limitadas são responsáveis somente até o momento do seu capital ou por uma quantia especifica de dinheiro, em uma sociedade geral, todos os sócios têm responsabilidade ilimitada e em uma sociedade limitada, existe pelo menos um sócio com responsabilidade limitada.
...