ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS
Por: Hernan-Mesquita • 30/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.788 Palavras (12 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 5º Semestre
ATPS – 3ª. e 4ª. ETAPAS
TRABALHO DA DISCIPLINA DE
ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS
Professor: André Luiz
Osasco/SP – 19/11/2015.
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 5º Semestre
ATPS – 3ª. e 4ª. ETAPAS
3ª. Etapa: Mantendo Pessoas.
4ª. Etapa: O futuro da gestão de Pessoas.
Trabalho apresentado a UNIAN – Universidade
Anhanguera de São Paulo – Osasco, como requisito de avaliação
da disciplina de Administração Recursos Humano do curso de ADM,
relativo à Atividade Prática Supervisionada (ATPS).
Osasco/SP – 19/11/2015.
[pic 3]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 5º semestre
ATPS – 3ª. e 4ª. ETAPAS
EQUIPE RESPONSÁVEL PELO TRABALHO
Nome do Aluno | Nº RA | SEMESTRE |
Felipe Bastazini | 7421678123 | 5º |
Felipe de Souza | 7297599295 | 5º |
Lucas Santos | 7418668138 | 5º |
Hernan Mesquita | 1299114665 | 5º |
Osasco/SP – 19/11/2015.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
INTRODUÇÃO 2
ETAPA 3 – MANTENDO PESSOAS 3
PASSO 4 –ELABORANDO PLANO DE AÇÃO 3.1
ETAPA 4 – O FUTURO DA GESTÃO DE PESSOAS 5
PASSO 3 – ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR O GESTOR DE UMA EMPRESA 5.1
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho apresentamos a ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas, referente à disciplina de Administração de Recursos Humanos do curso, quinto semestre. Objetivo é proporcionar o desenvolvimento de pesquisas e auto estudo que possibilita promover conhecimentos relacionados ao tema de Gestão de Pessoas, seus objetivos e suas implicações relativo ao ser humano, compreender como está o mercado de trabalho bem como os processos de avaliação dos Recursos Humanos (RH). Para o desenvolvimento da ATPS, foram utilizados artigos indicados no roteiro de estudos, Internet e o apoio do PLT, abordando temas e temas correlacionados a Gestão de Pessoas, Política Organizacional, Processo seletivo, Recrutamento e Seleção e Práticas do RH.
ETAPA 3 - PASSO 4
MANTENDO PESSOAS:
Identificada as causas a serem melhoradas no setor de RH da empresa, o tema foi levado à diretoria da mesma, o próximo passo seria discutir um modo eficiente para solucionar o problema, tendo em mente de que o capital humano é além do capital de maior valor na instituição é também o maior custo na sua operação e produção.
O ato inicial consistiu numa análise minuciosa das causas – problema do setor somada a dificuldade do RH e comparada à gestão administrativa e as normas da empresa. Chegamos a uma análise de pontos positivos e negativos, posteriormente relacionados a fim de chegarmos numa conclusão em comum.
Analise de pontos positivos
A empresa se mantem flexível aos funcionários, tendo como uma de suas visões “tornar seus colaboradores parceiros”, sendo assim existe uma compreensão maior no quesito funcionário x empresa.
Analise de pontos negativos
A Shiplog vem crescendo nos últimos anos e com isso o catálogo de clientes também em consequência o volume de processos e a sobrecarga de serviços. Adeptos da ISSO 9001 e tendo como plano de negócios a expansão a baixos custos e também devido a erros cometidos em processos e consequentes multas pagas diretamente à receita federal a empresa passa por crise financeira e não consegue aumentar seu quadro de funcionários ou até mesmo realizar aumento de salário dos mesmos.
Como trata-se de uma empresa de pequeno porte e serviços específicos existe a dificuldade de alterar um funcionário de setor o que torna comum a desmotivação e em alguns casos até a demissão de funcionários antigos se justificando pela falta de oportunidade na empresa.
Falta de competência dos líderes: Desenvolvimento da competência no setor gerencial. Introduzindo um programa de desenvolvimento para os gestores Com a finalidade de aumentar os recursos para a empresa Responsável pelo departamento de pessoal Iniciar o processo em 30 dias
Falta de competência dos colaboradores: Estrutura nas reuniões dos líderes e subordinados. Introduzindo um programa de treinamento dos colaboradores Com a finalidade de estimular a gerência e subordinados Responsável pelo treinamento e desenvolvimento Iniciar o processo em 30 dias
Falta de compromisso dos funcionários: Reestruturar o plano de remuneração. Elaborar um plano de remuneração variável, estimulando a participação dos colaboradores. Motivando os colaboradores, tornando-os satisfeitos com sua remuneração e proporcionando uma sensação de reconhecimento. Responsável por cargos e salários Início imediato, apresentando o plano de ação para os próximos seis meses.
Falta de motivação dos funcionários: Elaborar plano de ação para inserir a PLR (participação dos lucros e resultados). Introduzir um programa de PLR focado em metas e desempenho das equipes. O comprometimento dos colaboradores deve ser estimulado para aumentar a produtividade e lucro. Responsável pelo departamento de pessoal. Iniciar o processo em 30 dias, apresentando o planejamento nos próximos seis meses.
Os principais processos para elaboração do plano de ação
...