ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE ADMINISTRAÇÃO
Por: Walquiria Araujo • 22/9/2021 • Trabalho acadêmico • 3.672 Palavras (15 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE
ADMINISTRAÇÃO
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
PASSO 1: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 5
PASSO 2: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 6
PASSO 3: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO 8
PASSO 4: MACROECONOMIA 9
PASSO 5: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 13
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1 INTRODUÇÃO
Nitidamente podemos perceber que a pandemia transformou o comportamento dos consumidores, porém mesmo com esse cenário pandêmico, novas oportunidades de negócio surgiram e vieram para ficar.
Diante disto, iremos abordar nessa produção textual o crescimento na demanda do consumo de vitamina C, encontrando também no suco de laranja e com isso o aumento das vendas.
Iremos também buscar planejamento de novos empreendimentos e negócios, visando à minimização de riscos e perdas, apurando conhecimentos teóricos e práticos para o mercado de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
PASSO 1: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tem-se aqui a proposta de estratégias de diversificação considerando o mercado e a demanda, observando a logística e analisando as potencialidades, através de uma análise SWOT, avaliando as oportunidades e ameaças da diversificação do portfólio, bem como as forças e fraquezas da Fazenda Costa e Mello, a fim de propor a estratégia de diversificação.
O planejamento estratégico deverá fornecer total domínio sobre o negócio, conhecimento sobre o ramo de atuação (concorrentes, fornecedores e clientes), garantir o passo-a-passo detalhado para o crescimento saudável e otimização de recursos, além de proporcionar o direcionamento para que o negócio possa alavancar a partir da execução do plano de ação fornecido.
Figura 1 – Matriz SWOT
FORÇAS | FRAQUEZAS |
Produtos sazonais | Controle da colheita no campo |
OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
Aumento na demanda por consumo de produtos que tenham vitamina C; Aumentar as vendas e se consolidar no mercado; | Controlar a Logística; Procura muito instável e irregular; |
Fonte: Pinto (2016, p. 90)
PASSO 2: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A teoria contingencial é uma teoria comportamental, que defende a inexistência de uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. De acordo com esta ideia, o melhor método para administrar uma empresa depende da situação interna e externa, já que tudo é relativo e está em constante mudança.
O intuito dessa abordagem é adaptar o projeto da empresa às incertezas enfrentadas pela organização, como cenários de crise ou a situação de mercado. O ponto central consiste em projetar uma estrutura organizacional que possa passar por situações de contingência — ou seja: situações inesperadas — de maneira eficaz e eficiente.
No intuito de se verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias, alguns pesquisadores passaram a abordar os vários aspectos que compunham o êxito ou não de várias organizações procurando compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições. Baseados nestes estudos, puderam confrontar como (aspecto das organizações) interagem as variáveis ambientais, as técnicas administrativas e a relação funcional dentro das organizações.
A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restrições que influenciam a estrutura e os processos internos da organização e que tais fatores devem ser constantemente identificados, especificados e reformulados para uma Administração equilibrada e de acordo com seu objetivo alcançado.
Considerando que abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de organizações: mecanísticas e orgânicas, faz-se mister conceituá-las.
No Sistema mecanista a administração é baseada na hierarquia como demostrado em organogramas. É um sistema vertical onde as operações, o sistema de trabalho, as informações seguem o padrão de comando do superior ao funcionário. Devendo o indivíduo executar esta tarefa para o retorno ao superior, sem se preocupar com a cumplicidade de seu trabalho na totalidade da organização.
No Sistema orgânico é adaptado a condições instáveis, os sistemas de trabalho são atribuídos a especialistas que executam suas tarefas com o conhecimento global da importância delas passa a empresa.
Os indivíduos se interagem em suas funções. A situação efetua-se tanto lateral como verticalmente, há a comunicação entre indivíduos de categorias diferentes e hierarquias diferentes, a chefia passa a ser parte do grupo, todos buscando um êxito comum.
As Teorias de Administração são práticas de gestão empresarial que foram desenvolvidas segundo as necessidades de cada época, com o intuito de solucionar determinados problemas administrativos. É bem verdade que muitas caíram em desuso por motivos diversos, mas todas continuam aplicáveis hoje, dependendo das contingências. Porém o fato é de que, em Administração, teoria se confunde com prática, por isso não é perda de tempo.
...