ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA
Por: aliciacrb • 4/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO
Administração
10451/10551
Alicia Cristina Ribeiro Balbuena
017412
Estruturas e Processos Organizacionais
Atividades para fixação e abordagem do conteúdo ministrado
Atividade 1, Parte 1
Brasília
2016
- Resoluções:
- POR QUE A LOCALIZAÇÃO DO ADMINISTRADOR NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL É ESTRATEGICA?
Porque ele precisa ter uma visão sistêmica da empresa. A visão sistêmica significa a capacidade de “ver” a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é uma característica de quem possui a competência visão sistêmica. Possuir visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma organização; pois, assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreenderem seu papel como membros de uma equipe na execução de suas tarefas inerentes aos seus cargos dentro das áreas organizacionais em que atuam.
Após a obtenção da visão sistêmica, o gestor saberá qual a abordagem deverá tomar perante a empresa. Essa abordagem de gestão lhe dará o diagnóstico das disfunções nos processos ou no organograma.
- QUAIS OS PRINCIPAIS FOCOS DO DESPERDÍCIO DETECTADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA?
Desperdício de tempo e de esforço.
O desperdício de esforço se dá a falta de organização, o administrador precisa verificar se usa as ferramentas e métodos necessários para gerir a empresa. Solicitar o fluxograma para o cliente e o respectivo MPE. Verificar se respeita o princípio de criação e de racionalização de formulários. Outro exemplo de desperdício de esforço é a ausência do planejamento, o benchmarking é importante, mas as ideias ao mesmo tempo em que precisam ser jogadas, também precisam se controladas e planejadas.
- COMO AS EMPRESAS SITUAM-SE DIANTE DO PROCESSO DE ENTROPIA?
Entropia é a tendência que os sistemas têm para o desgaste, para desintegração, para o afrouxamento dos padrões e para um aumento da aleatoriedade. À medida que a entropia aumenta, os sistemas se decompõem em estados mais simples. A entropia aumenta com o decorrer do tempo. À medida que aumenta a informação, diminui a entropia, pois a informação é a base da configuração e da ordem.
Se a entropia tende a desorganização, é necessário abrir o sistema e reabastecê-lo com energia e informações a fim de manter a sua existência. A esse processo dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia.
- CITE E COMENTE AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DESORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA.
A principal causa da desorganização no trabalho é a personificação do chamado CHEFE. O chefe tende a negativar tudo a empresa. Onde o poder subirá a sua mente e seu egoísmo tomará conta da organização. Isso leva a funcionários estressados e desmotivados, falta de cliente, demissões e falta de capital. Outra causa é o desperdício. Uso extremo da luz e água dentro da empresa. Uso inadequado do telefone, impressão de papel desnecessária, reuniões desnecessárias, arquivos desorganizados.
- QUANTO AO DESPERDICIO DE TEMPO, QUE ASPECTOS DEVEM SER SALIENTADOS POR ORDEM DE IMPORTANCIA?
O desperdício de tempo é um dos fatores que causa entropia positiva na empresa.
Atraso na comunicação com o fornecedor ou cliente por estar ocupado com coisas que não tem o mesmo grau de importância. Isso causará tumulto, filas e gerará muita espera. Falta de preparo nas reuniões, onde o planejamento não foi colocado a prova antes de ter sido marcada a reunião importante e chegar a hora, não conseguir colocar tudo em prática.
Interrupções no trabalho, tanto com telefonemas inúteis, quanto a e-mails que não precisam ser respondidos. Também entram no desperdício os erros dos chefes subordinados, disfunções burocráticas, paralisações no trabalho e a falta de pontualidade que talvez venha a ser uma das causas mais importantes do desperdício de tempo.
- NA FALTA DE COMPETÊNCIA PARA REALIZAR REUNIÕES, QUE PROVIDENCIAS SÃO MAIS CABÍVEIS PARA SUPERAR O DESPERDÍCIO?
Na falta de competência, o gestor deverá procurar outras formas de passar o que deveria ter sido comentado na reunião. Como pequenas reuniões dentro mesmo da sala de trabalho, conversar com seus funcionários antes/após o horário de trabalho ou até mesmo em seu horário de almoço. O funcionário, mais do que ninguém, deverá saber o que está fazendo errado para tentar consertar ou ajudar a empresa em seu crescimento.
- O QUE ACARRETA AS DIFUNÇÕES BUROCRÁTICAS?
Partindo do modelo ideal weberiano, os profissionais são habilitados e motivados por princípios, quais sejam: Caráter legal das normas e regulamento; Caráter formal das comunicações; Caráter racional e divisão do trabalho; Impessoalidade nas relações; Hierarquia da autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados; Competência técnica e meritocracia; Especialização da administração; Profissionalização dos participantes, Completa previsibilidade do funcionamento. Estas características consolidam a racionalidade do modelo, todavia, o excesso de formalismo conduz à rigidez e ao mecanicismo do comportamento organizacional, fazendo com que apareçam suas disfunções, onde os meios transformam-se em fins e os indivíduos esquecem-se dos resultados. O Problema da burocracia segundo weber, é político e não social. Entre resolver um problema e seguir uma norma, o burocrata comumente opta por seguir a norma. Tal comportamento faria “disfuncionar” à burocracia, tornando-a lenta em seus procedimentos, excessivamente formais, resistente às mudanças. O exagerado apego às normas distanciaria o comportamento burocrático dos fins organizacionais trazendo, por fim, a ineficiência. Como consequência, surgiria, o conservantismo e o tecnicismo.
...