ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DE COMPANHIAS AÉREAS
Por: Cinthya1987 • 15/9/2015 • Monografia • 2.166 Palavras (9 Páginas) • 299 Visualizações
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA.
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DE COMPANHIAS AÉREAS – LATAM S.A. E GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.
EVERTON EIBEL
Porto Alegre, Junho de 2013.
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA.
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
[pic 2]
EVERTON EIBEL
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DE COMPANHIAS AÉREAS – LATAM S.A. E GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.
Porto Alegre
Junho de 2013.
EVERTON EIBEL[pic 3][pic 4]
[pic 5]
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Projeto apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Professor Orientador: João Carlos Meroni Miranda
Porto Alegre
Junho de 2013.[pic 6]
INTRODUÇÃO
As demonstrações contábeis devem permitir adequada compreensão e análise da situação patrimonial e financeira. As notas explicativas, por sua vez, precisam completar o conteúdo das demonstrações contábeis, explicando os critérios utilizados e eventos subsequentes ao balanço. O relatório da administração complementa essas informações, na medida em que fornece outros dados operacionais e um panorama estratégico para os períodos seguintes. Por fim, o parecer dos auditores independentes traduz uma opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, consoante às normas internacionais de contabilidade.
Com essas informações será possível tirar conclusões seguras sobre a saúde financeira da empresa, a partir das análises econômicas e financeiras retiradas do conjunto de informações acima descrito, e em decorrência, prever seu futuro.
MÉTODO
No intuito de corroborar a questão levantada, será realizada pesquisa qualitativa nas empresas aéreas brasileiras, por meio dos seguintes dados disponíveis para consulta pública extraídos do endereço eletrônico da Comissão de Valores Mobiliários – CVM na internet (www.cvm.gov.br), haja vista que neste setor temos dois exemplos distintos, a saber: TAM e GOL que apresentam resultados satisfatórios e crescimento constante no mercado aéreo brasileiro. O quadro 1, a seguir, apresenta os elementos que serão objeto da pesquisa:
Companhia Aérea | Demonstrações Contábeis | Parecer, Notas Explicativas e Relatórios da Administração |
GOL | 2009 a 2012 | 2009 a 2012 |
LATAM | 2009 a 2012 | 2009 a 2012 |
Quadro 1 – Dados Contábeis Pesquisados.
ANÁLISE SETORIAL DO AMBIENTE COMPETITIVO
RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES
Para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também a inovação, marketing, etc.
- Número de concorrentes e repartição de quotas de mercado;
- Taxa de crescimento da indústria;
- Diversidade de concorrentes;
- Complexidade e assimetria informacional;
- Nível de publicidade;
- Grau de diferenciação dos produtos;
- As barreiras à saída.
Em situações de elevada rivalidade os concorrentes procuram ativamente captar clientes, as margens são esmagadas e a atuação centra-se em cortes de preços e descontos de quantidade. Lembrando que esse sistema é feito para servir pessoas e como consequência vem os lucros.
PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros. Também descrito como o mercado de realizações. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.
- Análise RFM (economia): RFM é um método utilizado para analisar o comportamento do cliente e definir segmentos de mercado. É comumente utilizada em database marketing e marketing direto e tem recebido atenção especial no varejo;
- Preço da compra total;
- Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto;
- Existência de produtos substitutos;
- Da sua dimensão enquanto clientes;
- Da sua capacidade de integração a montante.
PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES
Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa ou, por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.
- Grau de diferenciação dos insumos;
- Custo dos factores de produção em relação ao preço de venda do produto;
- Ameaça de transmitir integração dos fornecedores em relação à ameaça de integração por outras empresas;
- Ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito maiores em relação à concorrência;
- Ameaça de integração a montante ou a jusante.
AMEAÇA DE ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES
Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente estabelecer-se, pode haver perda de rentabilidade por parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado.
...