ANÁLISE DE MERCADO: MINIMERCADO DO BAIRRO
Por: apvigliazzi • 19/10/2015 • Seminário • 1.933 Palavras (8 Páginas) • 1.120 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PRIMEIRO DESAFIO: MICRO E MACROECONOMIA 4
2.1.1 Identificação do mercado estudado e tipos de produtos comercializados: 4
2.1.2 Perfil dos clientes: 4
2.1.3 Comportamento da clientela diante das vaiáveis do mercado: 5
2.1.4 Determinando os preços e suas variações: 6
2.2 SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS 7
2.3 terceiro DESAFIO: Ética, política e SOCIEDADE. 10
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Desenvolveremos no decorrer desta atividade, uma análise aprofundada de mercado da loja “Mercadinho do Bairro”, baseada em macro e microeconomia; ética, política e sociedade; e métodos quantitativos. Resgatamos informações com o empreendedor e com seus colaboradores, envolvendo todo o desenvolvimento/evolução da empresa, e abordamos alguns clientes fiéis e outros esporádicos para compreender como funcional a natureza econômica à qual a loja está envolvida.
2 DESENVOLVIMENTO
A partir de uma pesquisa realizada em cinco dias, com cada visita tendo um intervalo médio de quatro horas, sendo, primeiro dia, entrevista com colaboradores da loja, segundo e terceiro dia, conversa com o proprietário abordando suas estratégias, políticas e dados do estabelecimento e dois últimos dias observacional, mas com abordagem de clientes também, discorreremos sobre o Minimercado do Bairro, apontando dados que influenciam no seu funcionamento, manutenção e crescimento e identificaremos uma questão que possa ser melhorada com base na matéria de Métodos Quantitativos.
A coleta de informações teve início no dia 23 de Outubro de 2014 e se encerrou do dia 6 de Novembro de 2014 tendo os questionários desenvolvidos por Márcio, Karina e Marta, visitas por Alex e Aminadabe e desenvolvimento do trabalho dentro das normas por Aline e Carla.
2.1 PRIMEIRO DESAFIO: MICRO E MACROECONOMIA
2.1.1 Identificação do mercado estudado e tipos de produtos comercializados:
O Mercadinho do Bairro fica localizado em uma região residencial da cidade de Botucatu, onde está instalado desde sua inauguração, há sete anos, segundo o proprietário, Sr. Ademir, o intuito era trazer para perto dos moradores desta região, uma solução para quem tinha pouco tempo para sair de casa e ir até o supermercado, o qual fica a aproximadamente 15 minutos dali, para conseguirem realizar essa tarefa com um pouco mais de praticidade. Seu comércio se baseia na venda de alimentos, produtos de limpeza e bebidas, de variadas marcas, mas focado nas empresas mais tradicionais, comercializando aproximadamente 20% de produtos fabricados na região ou de marcas não tão conhecidas.
2.1.2 Perfil dos clientes:
Sua clientela é basicamente composta de moradores de um raio de um quilómetro do estabelecimento, mas os mais fiéis são os da mesma rua e das ruas de baixo e de cima, a maioria se enquadra na Classe “C”, boa parte mais jovem, trabalhadores com idade em torno de trinta e cinco anos, a maioria com formação superior, bem distribuído entre homens e mulheres, e quase todos solteiros, pois a população desta região do bairro é de estudantes da Faculdade de Medicina de Botucatu, uma pequena parte de idosos que moram aos redores, os quais já não tem mais tanta disposição para fazer grandes compras longe de casa, maioria casada e alguns viúvos, e algumas pessoas apenas aproveitam que está no trajeto e compra alguma coisa que estão precisando.
Maior parte relata que gasta em média vinte minutos nas compras e um valor em torno de cinquenta a sessenta reais, com uma assiduidade de pelo menos duas compras ao mês. Eles nos contam que costumam fazer as compras grandes, da maioria dos produtos de consumo mensal, no supermercado mesmo, pois o preço lá é melhor (geralmente 15% abaixo), e aceita uma variedade maior de formas de pagamento, porém quando alguns produtos se esgotam, ou pretendem fazer algo diferente do planejado para o mês, preferem ir até o Mercadinho do Bairro, pois economiza tempo, reencontra conhecidos que dificilmente vê na rua, é bem atendido e consegue deixar o valor da compra em carteira para acertar no mês seguinte quando está chegando ao finalzinho do mês. As formas de pagamento mais utilizadas são com cartão de débito, mas uns 30% dos clientes aproximadamente acabam deixando o valor anotado em carteira para acertarem no dia do pagamento do mês seguinte.
2.1.3 Comportamento da clientela diante das vaiáveis do mercado:
Na lista dos produtos mais consumidos deste mercado estão os não perecíveis como, arroz, feijão, açúcar e café, também os produtos de limpeza, como sabão em pó, sabão em barra, detergente líquido, amaciantes para roupas, água sanitária e desinfetante. Já os produtos menos procurados são os refrigerantes e cigarros.
Geralmente, Sr. Ademir determina os preços 7,21%, em média, acima dos mercados de maior porte, e tenta congelar os preços, até que a diferença chegue aos 3,5%, pois dessa forma, nas épocas em que ocorrem disparadas de preços, consegue esvaziar as prateleiras com os produtos mais antigos, e quando chega aos 10% de produtos, relativo à quantidade comprada, reabastece o estoque com o novo valor com seu percentual acrescido.
Dessa forma, os produtos que deixam as prateleiras antes, são os das marcas mais conhecidas, como arroz “Pateco”, açúcar “União”, sabão em pó “Omo”, e assim por diante. Dessa forma, quase sempre, restam 2% destes mais conhecidos, e das marcas de menor preferência geralmente 16%.
Assim
...