ANÁLISE SWOT (ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTARIA)
Por: Vanessa Chaves • 18/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.619 Palavras (7 Páginas) • 1.562 Visualizações
ANÁLISE SWOT
Padaria Arte do Sabor
Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, como parte dos requisitos exigidos para a aprovação na disciplina Administração Orçamentária do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DADOS DO EMPREENDIMENTO
3 ANÁLISE DE MERCADO
3.1 ESTUDO DOS CLIENTES
3.2 COMPORTAMENTO DOS CLIENTES
3.3 ÁREA DE ABRANGÊNCIA (ONDE ESTÃO OS CLIENTES?)
4 AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA
4.1 ANÁLISE SWOT
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
No planejamento estratégico a análise de cenários é de suma importância para a vida de uma organização. A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Oppotunities e Threats), que na sua tradução é força fraqueza, oportunidade e ameaça, é uma técnica utilizada para a gestão e o planejamento das empresas, seja ela de pequeno ou grande porte.
A origem segundo Fagundes (2010), modelo da "Matriz SWOT", surgiu na década de 1960, em discussões na escola de administração, que começaram a focar a compatibilização entre as "Forças" e "Fraquezas" de uma organização, sua competência distintiva, e as "Oportunidades" e "Ameaças".
Na concepção de Oliveira (2007) a análise SWOT pode ser definida da seguinte forma:
1. Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os assuntos não controláveis pela empresa).
2. Ponto Fraco é a situação inadequada da empresa – variável controlável –que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.
3. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura.
4. Ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que reconhecida em tempo hábil.
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento. Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o empresário ficar nos pontos principais da empresa. Em sua elaboração a análise SWOT divide-se em dois ambientes: o interno e o externo. Os pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa, oportunidades e ameaças são fatores externos.
As regras simples para uma análise SWOT bem sucedida segundo Oliveira (2007) são:
1. A análise SWOT deverá distinguir entre: onde sua empresa se localiza hoje e onde ela estará no futuro.
2. A análise SWOT deverá ser sempre específica. Procure evitar áreas sempre desconhecidas.
3. Sempre aplique a análise em relação aos competidores, por exemplo: os melhores e os piores fatores entre sua empresa e a competição.
4. Mantenha sua análise SWOT curta e simples. Evite complexidade e análise demasiada.
5. A SWOT é subjetiva.
Os pontos principais da SWOT após serem identificados sustentarão os objetivos de sua campanha de marketing, pois é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas também como plano de negócios. No Brasil a análise SWOT é utilizada por algumas pessoas com a sigla FOFA, ao invés da tradicional.
2 DADOS DO EMPREENDIMENTO
Nome da empresa: Padaria Arte do Sabor Ltda.
Empresa no ramo de panificação, confeitaria e venda de alimentos e bebidas.
Localização: Poté/MG
Missão da Empresa: Produzir e comercializar produtos de panificação e confeitaria com alto padrão de qualidade e diferenciação, oferecendo serviços adaptados às necessidades e desejos de seus clientes.
Setor de atividade: Comércio
Forma Jurídica: Sociedade Limitada
Enquadramento Tributário: Regime SIMPLES
Conforme o Sindicato de Panificação (2014) existem no território brasileiro 52.000 empresas de panificação, sendo que o consumo per capita anual é de cerca de 27 kg, sendo a metade recomendada pela Organização Mundial de Saúde. A indústria de panificação passa por momentos de profunda transformação, num movimento em direção à modernização, aumento da produtividade e melhoria da qualidade.
O índice de crescimento das empresas de panificação de acordo com o Sindicato de Panificação e Confeitaria (2015) no ano de 2014 foi de 8,02% com o faturamento atingindo R$82,5 bilhões, sendo o segundo ano consecutivo que o setor apresenta uma elevação inferior a 10%, a menor taxa dos últimos anos, o que vem ocorrendo nos últimos 10 anos.
3 ANÁLISE DE MERCADO
3.1 ESTUDO DOS CLIENTES
O mercado alvo compõe-se de consumidores de todas as idades e classes sociais.
Há consumidores para o tradicional pão de sal - tipo francês, considerado produto básico, como também há consumidores para os demais itens (salgados, doces, etc.), produtos mais requintados geralmente com recheio e que são voltados para o seguimento mais exigente, oferecendo margens de comercialização maiores.
3.2 COMPORTAMENTO DOS CLIENTES
Os clientes são pessoas que buscam a praticidade, comodidade e a economia de tempo. O local é próximo, com ambiente agradável e higiênico, atendimento de qualidade, produtos com valor nutritivo, além do serviço de entrega. Os consumidores que frequentam uma padaria analisam que a qualidade do pão é aquele que tem o melhor sabor, maciez e temperatura, mas acrescentam a proximidade da residência e do local de trabalho, tradição e hábito de comprar pão em padaria, além do hábito de comprar pão.
...