APLICAÇÃO DO MÉTODO PDCA EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO
Por: Gabriel Virginio Pereira • 11/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.432 Palavras (10 Páginas) • 633 Visualizações
APLICAÇÃO DO MÉTODO PDCA EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTICIO
Acadêmicos: Gabriel Virginio Pereira*
Glaycon Erick Bernardo*
Orientadores: Drª Elizandra de Siqueira*
Me. Sandra Bonh*
RESUMO
Este é um relato de experiência sobre a aplicação do método PDCA em um determinado setor da empresa do ramo alimentício alfa, onde foram destacados alguns problemas principais onde foi possível aplicar a ferramenta, viu-se então que a empresa apresentava várias falhas em seu processo de gestão, manutenção, controladoria, problemas psicossociais estoque excessivo de embalagens, o alto índice de absenteísmo prejudicava a produção, os colaboradores da empresa estavam insatisfeitos com o atual modelo de gestão, onde havia uma alta rotatividade de gestores, entre outros, com o objetivo de resolver esse problema foi implantado metas para reverter a situação, podendo assim achar as causas e as possíveis soluções para trata-las.
Palavras-Chave: PDCA, Falhas de Processo, Gestão.
REVISÃO DE LITERATURA
O Ciclo PDCA é um método de gestão para melhorar processos ou produtos. Devido seu modelo flexível e de fácil aplicação e de ganhos reais para as organizações, o ciclo PDCA é usado por empresa em todo o mundo e é uma ferramenta comum em projetos de qualidade da gestão.
“Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio.” Periad 2011.
A origem do PDCA se deu a partir do ciclo de Shewhart, Walter Andrew foi um físico, engenheiro e estatístico, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade". Os fragmentos que deu origem ao PDCA desenvolveram-se ao longo de, pelo menos, 300 anos de pensamento filosófico. Desde a revolução cientifica, século XVII, os grandes pensadores europeus, como Kepler, Copérnico, Da Vinci e Telésio, os mesmos já se perguntavam sobre a melhor maneira de desenvolver conhecimentos validos e que substituíssem os questionáveis dogmas da Igreja Católica acerca do mundo, que era baseado, sobretudo, na metafisica. Oribe, 2009 “Nessa época Galileu Galilei estabeleceu a primeira sequência de passos para a geração de conhecimentos válidos, composta pela observação, analise indução, verificação, generalização e confirmação”.
ORIBE, 2009 “Outros filósofos, como René Descartes e Francis Bacon, também descreveram seus métodos, cada qual fundamentado em sua própria crença sobre o melhor caminho a seguir para chegar ao mesmo ponto: o conhecimento. Como a intenção não era resolver problemas, a sequência não continha etapas de aplicação do conhecimento adquirido. Com o passar do tempo, outros filósofos acabaram influenciando a criação do PDCA para se tornar o conhecemos nos dias de hoje”.
A inspiração para a criação do PDCA foi atribuída por Shewhart e Deming aos americanos Clarence Irving Lewis e John Dewey, dois dos fundadores da escola filosófica do pragmatismo. A ideia de um “circuito” foi desenvolvida por Dewey ao imaginar como funciona a relação entre ação humana e o domínio social ao qual pertence. Segundo ele a reflexão para a solução de um problema. SAMPAIO 2011.
O Ciclo PDCA ou também chamado de Ciclo de Deming é um método de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). O objetivo é auxiliar a entender como um problema surge, e também como deve ser concluído, focando na causa. Uma vez identificada à chance de melhoria, coloca-se em ação atitudes que promovam a mudança necessária e, então, atingia os resultados esperados com mais qualidade e eficiência.
Vaz, 2011 “Esse método de análise e mudança de processos parte do pressuposto de que o planejamento não é uma fase estanque — ou seja, não acontece uma única vez —, tampouco é absoluta. Por isso, no decorrer do projeto pode ser preciso mudar o planejamento. E o Ciclo PDCA ajuda a fazer exatamente esse controle, que é contínuo, contribuindo para que cada processo se desenvolva da melhor maneira possível”.
A forma mais fácil de planejar ações para o futuro e programar mudanças é conhecida como ciclo PDCA. É uma ferramenta extremamente útil para melhoria de qualquer atividade e também na implantação de mudanças na empresa. A filosofia da qualidade total parte do princípio de que pessoas, processos, produtos, a forma de operação e as tarefas de uma organização sempre podem e devem ser aprimorados.
Fases do ciclo PDCA
Planejar, nessa fase é estabelecido os objetivos e as metas a se alcançar no ciclo. O problema a ser resolvido, por que é preciso resolver esse problema, é nessa fase que a equipe defini os indicadores de desempenho, os mesmos mostrarão se o objetivo vai ser de fato alcançado. É nessa fazer que sejam determinados os métodos de trabalho usados para chegar ao resultado, assim como é também nessa etapa que se dá o desenvolvimento do plano de ação,
Fazer, nessa fase, o plano de ação é posto em prática seguindo o planejamento, cuidando sempre para que não haja nenhum tipo de desvio pelo meio do caminho, em caso de erro é necessário que volte o processo Já se a iniciativa for executada conforme o esperado segue-se para a próxima fase, encarando a análise dos resultados.
Checar, a fase de checar começa com a fase de implantar o plano de ação, nessa fase é preciso fazer um monitoramento sistemático de cada atividade elencada no plano de ação e comparar o previsto com o realizado, identificando as lacunas que podem ser sanadas em um próximo ciclo, assim como oportunidades de melhoria que podem ser adotadas no futuro. É avaliada a metodologia de trabalho adotada também ajuda a verificar se a equipe está no caminho certo ou se é preciso modificar algum processo para se ter mais êxitos durante o decorrer do projeto.
Agir, com a análise de dados concluída, realiza-se os ajustes necessários, corrigindo falhas, implantando melhorias imediatas e fazendo com que o Ciclo PDCA seja reiniciado, visando aprimorar ainda mais o trabalho da equipe.
Por ser uma ferramenta fácil e bastante intuitiva, o Ciclo PDCA pode ser aplicado a praticamente qualquer tipo de projeto, dos mais simples aos mais complexos, já que ajuda a direcionar a equipe para o desenvolvimento de melhorias contínuas, aguça os sentidos para a identificação de falhas e oportunidades de aprimoramento e ainda contribui para que todos os envolvidos visualizem as mudanças realizadas. Vaz, 2011.
...