APS 3/4º SEMESTRE
Por: bhenrique977 • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.512 Palavras (23 Páginas) • 365 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE.
SANTOS – SP
2014
[pic 2]
Bruno Henrique Pereira RA: B58928-0
Daniela Palma RA: B81981-2
Eder Barbosa da Silva RA: B680EI-3
Rafael Cerveira Doros RA: B9731H-7
Sergio Fontoura Ribeiro RA: B851JB-1
Thamiris dos Santos Nascimento RA: B80489-6
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º/2º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor: Ms. Pedro Mahfuz Junior.
SANTOS –SP
2014
SUMÁRIO
APÊNDICE A ................................................................................................. 4
APÊNDICE B.................................................................................................. 6
INTRODUÇÃO.............................................................................................. 8
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA..................................................................... 9
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL............................................................... 11
DEPARTAMENTALIZAÇÃO... .......................................................................15
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ............................................................... 20
ESTUDO DE CASO...................................................................................... 21
COLETA DE DADOS ................................................................................... 27
SUGESTÃO DE MELHORIA........................................................................ 27
CONCLUSÃO............................................................................................... 29
ANEXO A...................................................................................................... 31
REFERÊNCIAS............................................................................................ 36
Introdução
Organizaçao é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas e a cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. Só sendo possível a existência de uma organização quando há pessoas capazes de se comunicarem e que estejam dispostas a contribuir com ação, a fim de cumprirem um propósito comum.
Tem como princípios fundamentais a divisão do trabalho, especialização, hierarquia e amplitude administrativa.
As organizações, em suma, existem para cumprir objetivos que os indivíduos sozinhos não podem alcançar, pelas suas limitações físicas, biológicas e psicológicas. Surgem da necessidade primária de cooperação.
A função organização no nível institucional, trata a empresa como um sistema aberto e integrado. Entende-se por sistema aberto quando há entradas e saídas com seu ambiente, recebe vários insumos(entradas), transforma esses insumos de diversas maneiras e exporta o resultado na forma de produtos ou serviços(saídas).
O desenho organizacional denota uma estrutura que é utilizada pela empresa para alcançar seus objetivos, onde se envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e grupos.
1. Fundamentação Teorica
1.1 A complexidade organizacional
Existe uma variedade de organizações que podem estar voltadas tanto para a produção de bens ou produtos como para a produção ou prestação de serviços.
As grandes organizações são chamadas de organizações complexas pelo fato de serem distintas dos grupos e sociedades em termos de complexidade estrutural, que refere-se à diferenciação horizontal e vertical.
Ao ocorrer a divisão do trabalho, o número de áreas e departamentos aumenta a complexidade horizontal da organização e na medida que novos níveis verticais surgem com o desdobramento de níveis hierárquicos, aumenta a complexidade vertical. Assim existem organizações altas (com muitos níveis hierárquicos) e organizações chatas (com poucos).
1.2 Centralização versus Departamentalização
Conforme Idalberto Chiavenato (2011), a abordagem Clássica não esteve totalmente a salvo de discussões intenas. Enquanto a Teoria Clássica de Fayol defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada à centralização da autoridade, a Administração Científica de Taylor defendia a organização funcional caracterizada pela dscentralização da autoridade. O problema da centralização versus descentralização é um assunto amplamente discutido pela Teoria Neoclássica. A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.
1.3 Organizações centralizadas
A centralização é organizada de forma que o indivíduo no topo do organograma possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais é escalada para baixo.
1.3.1 Vantagens:
As decisões tomadas são mais consistentes com os objetivos globais da empresa, por serem tomadas por administradores que possuem visão global da mesma, sendo assim, certas funções permitem maior especialização e vantagens com a centralização.
1.3.2 Desvantagens:
Como as decisões são tomadas na cúpula, que está distanciada dos fatos, circunstâncias e das pessoas e situações envolvidas, podem haver distorções e erros no processo de comunicação das decisões.
1.4 Organizações descentralizadas
A descentralização faz com que as tomadas de decisões sejam feitas diretamente de cada setor.
1.4.1 Vantagens:
...