APS 4 semestre unip
Por: larafadel • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.813 Palavras (8 Páginas) • 2.143 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PIPA IV
4º semestre
SÃO PAULO
2015
ALUNA
Lara Fadel Leandro
PRATICA DE GESTÃO NO SUPERMERCADO AMIGÃO
MÉDIO PORTE
Atividades Práticas Supervisionadas – APS – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 4º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação da professora Taciana Maria Lemes de Luccas.
ASSIS – SP
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................04
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................05
2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO.....................................................................06
2.1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.........................................................06
2.1.2 FORÇA DE TRABALHO........................................................................06
2.1.3 Produtos e Clientes..............................................................................07
2.1.4 PRINCIPAIS CONCORRENTES............................................................08
2.1.5 PRINCIPAIS INSUMOS.........................................................................08
2.2 PROCESSOS ORGANIZACIONAIS........................................................08
2.3 AVALIAÇÃO DA EFICIENCIA E EFICACIA ..........................................09
3 ANALISE E SUGETÃO DE MELHORIA..................................................10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................10
5 REFERÊNCIAS............................................................................................11
6 ANEXOS......................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho nos trás informações referentes ao Processo Organizacional, abordando seus principais pontos de atuação dentro da empresa, explicando, exemplificando a importância de aplicação e suas etapas, e como funciona a aplicação do fluxograma neste tipo de gestão.
Analisamos a empresa Supermercado Amigão tratando de uma rede de supermercados que atua na área de comércio, atende todas as classes sociais.
O trabalho foi realizado através de visitas a empresa, e questionário aplicado aos donos da empresa, as perguntas foram elaboradas de acordo com as instruções e condutas e conceitos do processo organizacional.
O processo é muito utilizado dentro as organizações pelo seu sistema de divisão de tarefas, e subdivisão em atividades, realizadas em grupo ou individualmente, aplicada de forma organizada e supervisionada, com a finalidade de alcançar um determinado objetivo, tendo este sido proposto no inicio da tarefa. O processo organizacional assegura a execução de tarefas, sendo estas desenvolvidas com eficiência e eficácia, sempre se preocupando com o cliente interno, externo, com a empresa e sua sustentabilidade.
Para as metas propostas serem alcançadas compreende-se que uma organização é formada por homens e máquinas, assim tendo necessidades a serem supridas.
Para facilitar a compreensão de funcionários, e até mesmo de gestores, podendo também apontar pontos de conflitos ou que apresentem alguma carência de trabalho ou supervisão, dispõem-se o fluxograma, onde os três tipos mais utilizados são: Fluxograma de blocos, funcional e padrão. Com linguagem simples e estrutura de fácil visualização, esta ferramenta é útil e importante para a comunicação dentro do processo, comunicação esta, essencial para se concluir o objetivo.
Com tudo, a importância de implementar o processo dentro da empresa, consiste em que este define o formato da empresa, garantindo a execução de suas tarefas e facilita o alcance dos objetivos propostos, pela sua melhor capacidade de visualização e coordenação do todo.
2.0 FUNDAMENTAÇÕES TEORICA
O período que se seguiu ao termino da Segunda Guerra Mundial trouxe grandes transformações para as práticas gerenciais das empresas.
Até esse momento seguiam uma orientação prescritiva, que definia previamente o comportamento das variáveis intervenientes no ambiente organizacional e as formas de execução de trabalho este modelo, que caracterizava a abordagem clássica da administração.
Com o fim da guerra trouxe várias necessidades: renovar o processo de produção com tecnologias disponibilizadas pelo esforço bélico, fortalecer a oferta de serviço, imprimir agilidade ao processo decisório, motivar pessoas para o trabalho, consolidar a mulher no ambiente de trabalho produtivo. Com a crise do petróleo nos anos 70 e da queda do muro de Berlim, acentuou-se um cenário de complexidade e de instabilidade crescentes, novos desafios competitivos pediam abordagens que superassem a orientação prescritiva dos modelos gerenciais anteriores e que explicassem e compreendesse o comportamento das variáveis na organizacionais. A flexibilidade
...