APS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Por: Jeniffer Veve • 21/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.110 Palavras (9 Páginas) • 299 Visualizações
1. Revisão Conceitual
Processos são conjuntos de atividades de trabalho que seguem ordenações especificas, com o objetivo de produzir um bem, ou serviço que tenha valor para grupos característicos de clientes. Identificados como entradas (inputs) e saídas (outputs). O conhecimento sobre os tipos de processos existentes e como funcionam em uma organização, é de suma importância para definir sua posição, possibilitando a obtenção de máximo resultado.
Segundo Harrington (1991), na maioria das vezes é interessante separar os processos de produção, dos bens e serviços oferecidos pelos demais processos que ocorrem na organização: os processos relacionados com a gestão da organização e os de apoios aos processos produtivos.
Há três categorias básicas de processos organizacionais:
- Os processos de negócios ou processos produtivos, que são aqueles caracterizados pela atuação na organização e suportados por outros processos internos, possibilitando na elaboração de um bem ou serviço resultando no recebimento do cliente externo.
Exemplo de processos de negócios ou processos produtivos:
- Vendas;
- Desenvolvimento de produtos;
- Distribuição;
- Cobrança;
- Atendimento de pedidos/ garantia;
- Fabricação;
- Manutenção de máquinas.
- Os processos organizacionais ou de integração organizacional são identificados pela centralização da organização, viabilizando o funcionamento dos subsistemas, buscando o desempenho geral com a garantia de suporte adequado aos processos produtivos.
Exemplo de processos organizacionais ou integração organizacional:
- Planejamento estratégico e tático;
- Orçamento organizacional;
- Recrutamento e seleção;
- Compras;
- Treinamento operacional;
- Armazenamento.
- Os processos gerenciais são focados na gerência e na forma de se relacionar na organização, incluindo ações de medições e ajuste do desempenho na instituição.
Exemplo de processos gerenciais:
- Fixação de metas;
- Avaliação do resultado da organização;
- Gestão integrada;
- Destinação de recursos.
O pensamento por trás da visão de processos é a de que as empresas são organizadas por meio de funções organizacionais (departamentos e unidades).
A empresa organizada por processos trabalhará de forma holística, integrada, considerando todas as dimensões do seu negócio, podendo utilizar esforços para adquirir diferenciais e/ou vantagens competitivas.
As principais vantagens da visão por processos:
- A organização passa a ser direcionada aos clientes;
- As atividades passam a ser mais bem coordenadas e integradas;
- Possibilidade de tempo de respostas menores;
- Permitem que a organização antecipe e controle as solicitações do mercado;
- Auxiliam a organização a gerenciar integradamente seus inter-relacionamentos;
- Possibilitam uma visão sistêmica das atividades da organização;
- Possibilitam a prevenção de erros;
- Permitem um desenvolvimento de um sistema integrado de avaliação, considerando todo o negócio;
- Possibilitam maior satisfação com o trabalho aos colaboradores, pela maior interação e participação no dia a dia da organização.
Processos bem definidos e bem gerenciados têm características em comum, como:
- Alguém é responsável pelo processo (responde por seus resultados);
- O início e o fim do processo estão bem definidos (fronteiras bem delineadas);
- Relações internas e o sistema de autoridade e responsabilidade são bem definidos;
- Procedimentos, tarefas e especificações de treinamento bem entendidos e, preferencialmente, bem documentados;
- Sistemas de controle e realimentação próximos de onde a atividade é executada, orientados para atender as necessidades dos clientes;
- Prazos de execução consensuais entre as partes envolvidas;
- Cultura da melhoria contínua.
Ao se definir um processo é necessário que haja:
- Eficácia: para ser eficaz a organização deverá atender as necessidades dos clientes e obter o resultado almejado. As expectativas dos clientes estão relacionadas às características dos produtos e/ou serviço como: aparência, pontualidade, exatidão, desempenho, confiabilidade, utilidade, facilidade de manutenção, durabilidade, custo, receptividade e confiabilidade.
- Eficiência: ser eficiente é pensar na solicitação do cliente e na forma que aplicará na organização (racionalizando processos). As medidas típicas da eficiência são: tempo de ciclo-processos, recursos gastos por unidade produzida, desperdício para produzir (refugo), custo da falta de qualidade percebida pelo cliente, tempo de espera por unidade produzida etc.
- Flexibilidade: ter flexibilidade para atender solicitações especiais ou personalizadas dos clientes, as medidas típicas da flexibilidade são: tempo médio para atender a uma solicitação especial do cliente, porcentagem de vezes que uma solicitação especial precisa ser levada a instâncias superiores.
As organizações possuem sistemas que descrevem seu dia a dia, esses sistemas são divididos em processos-chave e de apoio.
Os processos-chave são representados pelo setor de marketing e produção. Marketing é focado em atender a finalidade do negócio, produção avalia a possibilidade de produzir o produto ou oferecer o serviço:
- Marketing coleta dados e direcionam para produção. Os dados devem gerar informações sobre: características físicas e de desempenho dos produtos e/ou serviços, acessórios, embalagem, tamanho, toda parte de pagamento e cobrança, promoções, divulgação dos produtos, abrangência da região de atendimento: venda direta, no varejo ou no atacado etc.
- Produção após receber todas as informações necessárias direcionadas pelo marketing o deverá definir as condições de fabricação como: maquinário necessário, quantidade de pessoas e qualificações, área exigida, tempo de fabricação, plano de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva. Garantir que o cliente receba o produto com as características solicitadas.
Os processos de apoio dão suporte aos processos-chave, fazem acontecer. Os principais processos de apoio são:
...