AS PESSOAS, SUAS CARATERISTICAS E PERCEPÇÕES
Por: LUCAS NASCIMENTO DOS SANTOS • 6/5/2020 • Projeto de pesquisa • 1.413 Palavras (6 Páginas) • 184 Visualizações
AS PESSOAS, SUAS CARATERISTICAS E PERCEPÇÕES
AULA 3
A necessidade de tomada de uma decisão sempre ocorre em relação a um problema. Decisão é a escolha que se faz entre duas ou mais alternativas.
Um problema existe quando se verifica uma discrepância entre o estado atual das coisas e seu estado desejável, o que exige uma avaliação do fluxo de ação alternativos para atingir esse estado desejável.
Admitir a existência de um problema e a necessidade de se tomar ou não uma decisão da pessoa no momento, depende da pessoa responsável pelo problema.
A forma com as pessoas tomam decisões e a qualidade de suas escolhas dependem muito das suas percepções, de como ela interpreta os dados e fatos de determinada situação.
Percepção é processo pelo qual o individuo organiza e interpreta suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu meio.
O que uma pessoa percebe pode ser muito diferente da realidade objetiva.
Toda as decisões exigem interpretação e avaliação de informações.
Os dados vêm de diversas fontes e precisam ser selecionados, processados e interpretados. Quais são relevantes e quais não são para a tomada de decisão naquela situação.
O processo de percepção para a tomada de decisão individual afetará a solução final encontrada.
FATORES QUE INFUENCIAM A PERCEPÇÃO
São três os fatores que influenciam na percepção: o perceptor (aquele que percebe), o alvo (a pessoa ou fato a ser a observado) e a situação ou contexto.
[pic 1]
No perceptor
São características pessoais que agem como filtros no momento da perceber uma situação. É um processo inconsciente.
Se você espera que jovens sejam indisciplinados, que funcionário público seja inescrupuloso, que "patrão" só "ferre" o funcionário, é desse forma que você vai percebê-los, independente de eles possuírem ou não esses traços.
No alvo
São aspectos externos, fora do controle do perceptor.
Pessoas que falam alto chamam mais atenção do que aquelas mais quietas; pessoas com roupas coloridas chamam mas atenção do que aquelas com cores mais neutras; o que é novidade chama mais atenção ao que já nos é mais familiar etc.
É comum o RH propor a troca de funções temporárias para treinamento de sensibilização, por exemplo, o financeiro ficar no lugar do vendedor e vice e versa, para que cada um perceba como é o cenário do outro. Isso ajuda na prestação de serviço de um para o outro no dia a dia.
Na situação
Essa variável é totalmente fora do controle do tomador de decisão.
Refere-se ao momento (contexto) que permeia aquele fato que requer a tomada de decisão.
Uma moça de 25 anos maquiada e com roupa de gala em um casamento numa noite de sábado é visto como "normal", pelo contexto. Mas, se essa mesma moça se apresentar dessa mesma forma na 2ª feira pela manhã no escritório, certamente chamaria a atenção.
O observador e o alvo não mudaram da noite de sábado para a manhã de 2ª feira, mas a situação (contexto) é diferente.
A pandemia de Coronavirus que infelizmente estamos vivendo no Brasil e mundo agora, é um exemplo, dos fatores explicados acima.
A situação e a forma de lidar com ela, para tomada de decisão, vai variar de pessoa para pessoa, que pode ser influenciada pelos fatores do perceptor, do alvo e da situação.
A nossa mente atua dessa forma, sem o nosso controle consciente. Por isso conhecer esse mecanismo nos faz ficar mais atentos para poder tomar decisões mais coerentes e acertadas.
JULGAMENTO DAS PESSOAS
Ao observamos uma pessoa, tentamos explicar os motivos que geraram o seu comportamento.
Nossa percepção e julgamento serão bastante influenciados pela suposição que fazemos sobre seu estado de espírito. Tentamos determinar se a causa deste comportamento é interno ou externo.
Causas internas: é vista como de controle do indivíduo.
Causas Externas: provocada por uma situação enfrentada pelo individuo, fora do seu controle.
Se um funcionário chega atrasado, seu líder pode achar que ele ficou na farra a noite toda, dormiu tarde e perdeu a hora. Mas pode, também, imaginar que o atraso se deve a um engarrafamento de transito causado por um acidente.
Existem 3 fatores determinantes para decidir se o fator é externo ou interno: 1) diferenciação, 2) Consenso e 3)Consistência.
1. Diferenciação
O comportamento desse funcionário hoje é diferente do que ele apresenta nos outros dias? Ele sempre chega atrasado? Se sim, a causa é interna, o comportamento está sob controle do funcionário, que não é disciplinado com horário. Se, ao contrário, ele não tem esse comportamento normalmente, a causa deve ser externa, pois é diferente do que ele sempre apresentou.
2. Consenso
Ainda no exemplo acima, se muitos funcionários que fazem o mesmo caminho, também chegaram atrasados, o consenso é alto, acredita-se que a causa é externa. Mas, se dentro desse grupo, apenas esse funcionário chegou atrasado, conclui-se que a causa é interna.
3. Consistência
Busca-se ver a coerência no comportamento do funcionário. Ele age sempre da mesma forma ou é uma pessoa que raramente se atrasa?
Quanto mais consistente o comportamento, mais inclinado fica o perceptor atribuir o comportamento a causas internas.
Pode ocorrer situações no Perceptor (líder, por exemplo) que pode gerar avaliação errada da situação.
SIMPLIFICAÇÃO NO JULGAMENTO DAS OUTRAS PESSOAS
A mente usa atalhos para simplificar o processo de julgamento dos outros. Por um lado é bom, pois agiliza a tomada de decisão, por outro lado é ruim, pois pode levar à distorções de julgamento, ocasionados por situações como as citadas na sequencia.
Percepção seletiva
Como são muitos os estímulos que recebemos, tendemos a interpretar seletivamente o que vemos., com base nos próprios interesses, experiências e atitudes.
...