ATPS ética e relações humanas no trabalho
Por: Ferreira192411 • 4/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.904 Palavras (8 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
Centro de Ensino Interação
Gestão em Recursos Humanos
Ética e relações humanas no trabalho
Desafio de aprendizagem de Ética e relações humanas no trabalho para elaboração de um relatório sobre o filme “Amor sem Escalas”, com foco em ética profissional da Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob orientação do Profº EAD Maurício Dias, da tutora a distância Camila S. Menezes Costa e da Profª Presencial Ideniria A. de Paula.
Campo Grande, junho de 2013.
[pic 2]
Centro de Ensino Interação
Relatório do filme
“Amor sem escalas”
Edilene Godoy Garcia RA 430971
Keila Rodrigues Nascimento RA 409270
Laiss Ribeiro Vasques RA 418962
Raimundo Nonato de Menezes RA 420657
Campo Grande/MS
- Introdução
Ética e Administração
A ética é o conjunto de valores que conduzem um indivíduo a tomar decisões e agir eticamente ou não, procurando lembrar sempre de que sua carreira poderá ser comprometida, prejudicando o seu crescimento profissional.
A prática da ética nas organizações ocorre de maneira, honesta, flexível, fiel, humilde, prudente, sem prejudicar os demais. Dessa forma, o profissional estará com a consciência tranquila e ciente de que está agindo de acordo com os valores morais.
Mesmo quando uma organização não tem um código de ética formal, sempre existe um conjunto de princípios e normas que sustentam as suas práticas.
Os princípios que podem ser compartilhados e seguidos formam a base de ações e decisões organizacionais que serão tomadas.
A ética é indispensável ao profissional, pois, na ação humana, o "fazer" e o "agir" estão integrados. O "fazer" diz respeito à competência, à eficiência e eficácia que todo profissional deve possuir para desempenhar bem a sua profissão. O "agir" refere-se à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que se deve assumir na execução de sua profissão.
As empresas são formadas por pessoas, por isso as empresas devem se preocupar cada vez mais com as relações éticas, para não prejudicar a carreira dos profissionais.
O administrador tem o compromisso moral manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional.
A carreira de um profissional não depende somente da experiência e do conhecimento que ele possui, depende muito das atitudes éticas que ele apresenta, pois qualquer atitude suspeita gera desconfiança e sua imagem nunca mais será a mesma.
Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou os fracassos da organização.
Para saber se uma empresa é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria soluções para evitar deslizes e problemas. Prevenção é a palavra de ordem em qualquer organização que valorize a ética nos seus negócios e no ambiente de trabalho.
Ser e manter-se um profissional ético não é fácil de administrar, principalmente para nós brasileiros que fomos criados sob a ética da lei de Gerson, do jeitinho, da vantagem acima de tudo. Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a idéia de que não há nada de errado em levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família Ética gera questões extremamente delicadas e, na maioria das vezes, de foro íntimo. Não existe uma receita universal, pronta e completamente eficaz para resolver essas questões. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência.
Ser e manter-se um profissional ético não é fácil de administrar, principalmente para nós brasileiros que fomos criados sob a ética da lei de Gerson, do jeitinho, da vantagem acima de tudo. Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a idéia de que não há nada de errado em levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família.
Para convivermos com um pouco mais de segurança dentro desse tema tão complicado, podemos seguir algumas regras para fazer isso com mais facilidade:
- Avalie detalhadamente os valores da sua empresa. Certifique-se de eles combinam com os seus.
- Uma empresa ética exige não apenas produtos e serviços de qualidade, mas também de conteúdo ético: recolher impostos, remunerar dignamente, preservar a ecologia, o meio ambiente, interagir com lealdade e participar da comunidade.
- Nunca se esqueça que ninguém negocia com empresas, mas com as pessoas das empresas. O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm.
- Evite clientelismos, privilégios e deixar vazar informações. Também é ético assegurar-se de que as informações foram claras, completas, transparentes e bem recebidas pelo outro.
- Trabalhe bem com os temas polêmicos: todas as promessas ao cliente com relação a atendimento e prazos, inclusive as mais informais, devem ser rigorosamente cumpridas.
Agir eticamente sempre foi e será uma decisão pessoal. Nunca se esqueça, porém, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal.
- A ética profissional no filme “Amor sem escalas”
2.1 Sinopses do filme
O executivo Ryan Bingham, interpretado por George Clooney é bastante desapegado no que se refere à família, já que seu maior prazer é viajar de avião para diversos lugares e odeia ficar em casa. Trabalha em um escritório terceirizado que presta serviço para empresas que estão em crise e precisam de profissionais que exerçam a função de demitir funcionários fiéis para cortar gastos. Já se acostumou às diversas reações dos funcionários demitidos, tornando-o uma pessoa fria e que não procura manter relações pessoais mais duradouras, nem mesmo com suas irmãs. Um dos seus maiores objetivos é acumular o maior número de milhas possíveis durante suas viagens.
...