ATPS ADM DE PRODUÇÃO
Por: erikafernandes98 • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.584 Palavras (7 Páginas) • 183 Visualizações
FACULDADES ANHANGUERA – UNIDADE PIRITUBA[pic 1]
Administração 5º e 6º semestre
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS) – ETAPAS 1 e 2
São Paulo
2015[pic 2]
FACULDADES ANHANGUERA – UNIDADE PIRITUBA[pic 3]
Administração 5º e 6º semestre
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
Beatriz Rodrigues Pocce – RA nº 1299717541 5ª Série
Eberlândia Barbosa Silva do Socorrro – RA nº 7419665870 5ª Série
Erika Patrícia de Moraes Fernandes – RA nº 6806400653 6ª Série
Giovanni Faria dos Santos Pavanelli – RA nº 6248212295 6ª Série
Vanessa Melo de Souza – RA nº 6610318390 6ª Série
Vinícius de Almeida Eurípedes – RA nº 6662443192 6ª Série
Atividades Prática Supervisionada (ATPS), apresentada como requisito para aprovação do 5º e 6º semestre do curso de administração, da Faculdade Anhanguera.
Professor (a): Simas
São Paulo, 29 de Setembro de 2015.[pic 4]
Sumário
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 – Localização de Empresa. Produto.
Relatório.
ETAPA 2 – Estudo de Tempos e Métodos. Layout.
Relatório
INTRODUÇÃO
A ATPS é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas que tem por objetivo propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre.
Com base nisso, este trabalho apresenta formas de traçar um planejamento estratégico para um atendimento de qualidade com base nos conceitos sobre Administração da Produção e Operações.
ETAPA 1 – Localização de Empresa. Produto.
Relatório.
Aula Tema: Localização de Empresa. Produto
Acredita-se que a localização e concentração das indústrias estão fortemente associadas à existência de infraestrutura básica, bem como a outros fatores como população, renda per capita e existência de rede bancária (variáveis que indicam o tamanho do mercado consumidor e a possibilidade de captação de crédito).
CUSTO EFETIVO DE LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA:
Considerando os custos associados a cada etapa de produção, a decisão de localização do empreendimento torna-se extremamente importante. Uma organização pode incorrer em diversos tipos de custos, como os custos na entrada, ou seja, custos de aquisição de matéria-prima e fatores de produção, bem como custos de processo, ou seja, custos relacionados à forma de produção e custos de saídas, que são aqueles relacionados ao processo de distribuição da produção para o mercado consumidor. Assim, determinar os fatores importantes em relação à localização é de grande importância, pois influencia na capacidade de geração de lucros da empresa e, portanto, na sua possibilidade de se manter firme e competitiva no mercado. Importante esclarecer ainda que tais fatores se diferenciam de setor para setor industrial analisado, sendo de grande importância os estudos de caráter mais específico.
FATORES DETERMINANTES DO PROCESSO DE LOCALIZAÇÃO:
Entende-se como tudo aquilo que de alguma forma pode influenciar na escolha do local para o desenvolvimento das atividades produtivas. Esses fatores podem ser de natureza econômica ou não. De maneira geral, a indústria determinará sua localização com vistas à máxima rentabilidade do capital a ser investido.
Muitos fatores devem ser levados em consideração no momento de se definir a melhor localização para a empresa. Alguns fatores econômicos e técnicos que devem ser considerados pelas indústrias no momento de se definir a melhor localização:
a) custo e eficiência dos transportes - o custo de transporte de matéria-prima e dos produtos acabados deve ser levado em conta. Neste caso, a distância é um fator determinante em relação à localização, em termos de custos e de tempo gastos.
b) áreas de mercados - o mercado influi diretamente na escolha locacional tendo em vista dois aspectos principais: sua localização e sua dimensão. A localização mais próxima do mercado consumidor conduz a uma maior rentabilidade do empreendimento, primeiramente pelos reflexos nos custos de transportes. Outro fator que deve ser considerado é a existência ou não de competição em determinado mercado. A dimensão também é fundamental, pois implica justamente na questão da obtenção de receitas por parte da empresa.
c) disponibilidade e custos da mão-de-obra - a existência da mão-de-obra também é um fator importante na escolha locacional. No que se refere aos custos, a localização próxima a grandes centros urbanos determina salários mais elevados relativamente a áreas mais afastadas. Deve-se verificar também a existência de mão-de-obra qualificada, dada as especificidades de cada negócio. Normalmente regiões com abundância de mão-de-obra permitem a organização contratar este fator a salários relativamente menores do que regiões com escassez de mão-de-obra. Ou seja, a mão-de-obra também tem que ser avaliada em termos de quantidade e qualidade.
d) custo da terra - no caso das plantas industriais, que necessitam de grandes áreas para sua implantação, o custo da terra pode consistir em um fator decisivo nos cálculos de localização
e) disponibilidade de energia e água - a existência destes itens em suas diversas formas ou mesmo a potencialidade de recursos naturais a serem explorados, bem como seu custo unitário devem ser levados em consideração também.
f) suprimento de matérias-primas - as condições de utilização em grande escala ou o caráter perecível ou de fragilidade de certas matérias-primas constituem fatores que não podem ser esquecidos na decisão locacional.
...