ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: Thaysaribeiro • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 537 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA.
Com o objetivo de promover a eficácia, o Comportamento Organizacional (CO) estuda o impacto que a estrutura, os indivíduos e os grupos têm sobre a organização, esse impacto pode ser positivo ou negativo, no ultimo caso, a área de CO é a responsável por solucionar o problema que torna esse impacto negativo. Para chegar à eficácia é preciso analisar quais são os fatores que prejudicam a boa estrutura e a boa convivência dos indivíduos bom desenvolvimento da empresa e tomar providencias para que isso não aconteça.
O Comportamento Organizacional esta se firmando como um campo próprio de estudo, por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa, dentro das empresas torna-se um fator indispensável dentre de qualquer organização. É preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de comportamento organizacional diferencia de um individuo para o outro, considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Saber quais são os motivos que impede a boa convivência ou um bom ambiente de trabalho, ajuda a achar soluções para um bom desempenho dos funcionários, e consequentemente um bom desempenho de toda a organização.
O estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos funcionários dentro da empresa, faz parte do quadro de tarefas do comportamento organizacional, que estuda também o efeito que a organização tem sobre os trabalhadores, se a empresa ajuda o funcionário a desenvolver suas tarefas com êxito, através de ambientes de trabalhos adequados.
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício básico da gerencia, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto sócio econômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
Visão sistêmica é enxergar os fragmentos de um todo , não de modo isolado, mas sendo parte importante que está interligado com as outras partes que compõe um todo. Não se pode tratar um fragmento isoladamente, sem se preocupar com o equilíbrio das outras partes, uma vez que um sofrer mudanças, prejudicara o todo.
A sobrevivência da organização depende de ações harmônicas das pessoas quem a compõem, e isso implica em trabalhar em equipe, que é uma maneira de visão sistêmica. Diferente do grupo, equipe distribui funções a cada integrante, e é um conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho, onde se valoriza a relação entre os indivíduos.
Para Iêda (2008) visão sistêmica é a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessada.
Segundo Nunes (2007) mudança corresponde a um processo de reinvenção ou reestruturação da cultura organizacional, da estratégia e da estrutura organizacional, o que implica colocar de parte as práticas tradicionais na organização.
As empresas precisam estar preparadas para mudanças, já que ela é rápida e imprevisível, é preciso tomar providencias com urgência, para que a organização não fique ultrapassada. As organizações estão sujeitas a fatores internos e externos que podem influenciar uma mudança, fatores externos como, economia, tecnologia, cultura, entre outros.
...