ATPS Comportamento Organizacional
Por: Renata Osch • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.079 Palavras (9 Páginas) • 165 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ETAPA I
Apresentação da disciplina e contrato pedagógico. Comportamento Organizacional: uma visão geral do Caminho a ser trilhado. O que vem a ser comportamento Organizacional. Ponto de Partida: Da visão Sistêmica. Um mundo de Mudança. O novo conceito e seu impacto no Processo Adaptativo-Inovativo das Organizações.
Passo 1
EMPRESA: AREA CONSULTORIA LTDA.
ATIVIDADE: Identificar problemas nas empresas e prestar consultoria para melhorar o crescimento dos colaboradores pessoais e profissionais.
FUNDAÇÃO: 09/04/2015
LOCALIZAÇÃO: Avenida Dois, 124 – Centro – Pirassununga/SP.
CONSULTORES: João Marin, Pedro Albuquerque e Sandra Serrano.
OBJETIVO: Identificar possíveis falhas na empresa ‘Casa Ceará’, que atua no ramo de móveis e eletroeletrônicos, localizada no centro comercial da cidade de Pirassununga/SP.
Passo 2
LIDERANÇA
Na visão organizacional define-se liderança como o estudo de perfis de liderança, estilos e comportamentos. Posteriormente predominam-se as abordagens contingenciais e situacionais.
A primeira abordagem clássica de liderança, denominada dois traços, concentrou-se na qualidade das características pessoais, que diferenciam os lideres dos não lideres.
Logo, passou-se a estudar a abordagem dos estilos de lideres e seus comportamentos. Na abordagem contingencial, propõe-se que a eficácia do estilo do líder dependerá de alguns fatores, tais como: características de lideres – liderados, estrutura da tarefa e poder inerente à posição em que o líder se encontra.
MAIÊUTICA
Trata-se de uma das formas pedagógicas que consiste em multiplicar as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral de objeto em estudo.
VISÃO SISTÊMICA
Define-se por Visão Sistêmica a capacidade que um profissional tem de enxergar a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de transformação e entrega de seus serviços, produtos e informações ao mercado e seus clientes.
Entender como seus processos internos se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde sua origem, nas quais foram geradas, até seus destinos, nos quais foram utilizadas é uma característica de quem possui a competência de visão sistêmica.
Passo 4
A) Qual a importância das ações do Sr. Luis Augusto para a mudança organizacional?
R: É de grande importância e necessária a mudança, porque ele identificou que as vendas aconteciam de qualquer forma, porém, o aspecto interno dos colaboradores não condiz com aquele volume de venda que gerava. A percepção de mudança não foi tardia, pois, não havia reclamações internas dos colaboradores e algo precisava mudar para gerar incentivo aos funcionários e ganharem um novo gás na empresa.
B) Qual a importância da loja e da sua equipe se adaptarem as novas mudanças do mercado e as demandas do consumidor?
R: A loja deveria passar por essas mudanças para atenderem a necessidade dos consumidores, que cada vez mais exigem bom atendimento. Muitas vezes eles acabam pagando mais caro pelo simples fato de serem bem atendidos. No caso da ‘Casa Ceará’, o preço já é bastante competitivo, apenas há necessidade de adaptação do bom atendimento como diferencial de venda.
C) Qual a importância de um colaborador ter uma visão sistêmica do negócio e entender claramente, a visão, missão e os valores e os objetivos que a organização pretende atingir em médio prazo?
R: Ter um líder com visão sistêmica é o que toda empresa procura. Pois ele tem uma visão do todo e sabe o que é fundamental para atingir melhores resultados e irá traçar metas reais e definir ações que para incentivar a equipe para atingir os objetivos.
D) Como um grupo de pessoas podem alterar comportamentos? Apresente um exemplo anterior e um posterior, bem como o estímulo para a mudança.
R: Oferecendo treinamentos técnicos que propiciam um desenvolvimento profissional, abordando assuntos que envolvam relações pessoais, otimização do tempo, gerenciamento de stress, relacionamento familiar, melhora da qualidade de vida. Propiciando o desenvolvimento pessoal, fará com que o colaborador tenha satisfação e consequentemente reterá um talento. Disponibilizar recursos modernos poderá auxiliá-lo nas vendas, boas condições de trabalho, geram satisfações fantásticas.
ETAPA II
Um mundo em Mudança. O novo conceito e seu impacto no Processo. Adaptativo-Inovativo das Organizações. O novo contexto e o indivíduo: A aquisição de novos Conhecimentos como forma de Sobrevivência.
Passo 3
A avaliação de sua equipe deve ser feita individualmente. Seu vendedor perceberá que você sairá da zona fria para um tratamento diferenciado, deixando-o confortável e reconhecido e gerando assim uma motivação.
Reconheça quando cada membro tiver uma conquista, vibre com ele. Saber reconhecer e mostrar o quanto ele é importante, é característica de um bom líder.
Dê feedbacks positivos, mostre pra ele quando acerta e o oriente de forma sutil quando ocorrer um erro. Destaque sempre seus pontos positivos.
Treinamentos técnicos são bons para o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, abordando assuntos pessoais, relacionamento familiar, qualidade de vida e etc.
Acompanhe de perto sua equipe, vá a campo e entenda o porquê do vendedor está vendendo bem. Saiba qual é a real necessidade dos clientes, que muitas vezes não são percebidas por quem não acompanha de perto. Promova encontros diários, semanais ou mensais a fim de capacitar sua equipe e compartilhar experiências de crescimento.
Cumpra prazos de pagamentos. Cumpra o que prometeu. Isso gera confiança, retém o talento perto e não corre o risco de perdê-lo para concorrência.
Crie metas reais para a realidade do mercado. Metas irreais desestimula a vontade do vendedor de buscar novos negócios.
Passo 4
1. INTRODUÇÃO
A personalidade é um construto da psicologia que sempre teve destaque na área da Avaliação Psicológica, motivo pelo qual tem sido fonte de grandes estudos e debates teóricos e metodológicos.
A palavra personalidade diz respeito a padrões de comportamentos e atitudes que são típicas de um determinado individuo, de forma que os traços de personalidade se diferenciam de cada pessoa.
...