ATPS - Comportamento Organizacional
Por: LKRISTINE • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 174 Visualizações
TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS
TRAÇOS DA PERSONALIDADE:
ALBA: AGRADABILIDADE
ANITA: ESTABILIDADE EMOCIONAL
LÉA: ESTABILIDADE EMOCIONAL
ÉDER: ESTABILIDADE EMOCIONAL
JOÃO: EXTROVERSÃO
RUI: CONSCIÊNCIA
LEILA: ABERTURA À EXPERIÊNCIA
ELAINE: ABERTURA À EXPERIÊNCIA
IMPLICAÇÃO MEGATIVA EM SEU COMPORTAMENTO CAUSADA POR SEU MODO DE PERCEPÇÃO:
ALBA: ISOLAMENTO DE SERVIÇO POR ACHAR QUE CADA UM TEM SUA FUNÇÃO E UMA ÁREA NÃO AFETA A OUTRA.
ANITA: FALTA DE COMUNICAÇÃO E RESPEITO COM SEU SUPERIOR, DESVALORIZANDO A FUNÇÃO DO MESMO.
LÉA: FALTA DE COMUNICAÇÃO E RESPEITO COM SEU SUPERIOR, DESVALORIZANDO A FUNÇÃO DO MESMO.
ÉDER: COM SUA PREPOTÊNCIA, ELE ACABA MENOSPREZANDO SUAS COMPANHEIRAS DE TRABALHO.
JOÃO: NÃO DAR VALOR A PARTE PRODUTIVA E NÃO CONSEGUIR ENXERGAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA SUA SÓCIA.
RUI: NÃO SE IMPOR COMO GERENTE, NÃO DANDO VALOR À SUA FUNÇÃO E FALTANDO COMUNICAÇÃO COM SEUS SUPERIORES PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS.
LEILA: FALTA DE COMPROMETIMENTO E ORGANIZAÇÃO COM SEU TRABALHO.
ELAINE: FALTA DE COMPROMETIMENTO E ORGANIZAÇÃO COM SEU TRABALHO.
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES:
ALBA:
FATOR QUE MOTIVA - A JUNÇÃO DE TRÊS PAIXÕES: ANIMAIS, TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO E TRABALHAR CUIDANDO DA BELEZA DOS DEMAIS.
FATOR QUE DESMOTIVA – O FATO DO SEU SÓCIO QUERER MISTURAR PARTE ADMINISTRATIVA E PARTE PRODUTIVA.
JOÃO:
FATOR QUE MOTIVA – A JUNÇÃO DE UTILIZAR SEU CONHECIMENTO EM GESTÃO COMERCIAL NO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO, COM UMA PAIXÃO: ANIMAIS.
FATOR QUE DESMOTIVA – A SOBRECARREGAÇÃO NA PARTE ADMINISTRATIVA DA LOJA.
RUI:
FATOR QUE MOTIVA: O FATO DE TER UM CARGO ALTO DENTRO DE UMA EMPRESA.
FATOR QUE DESMOTIVA: A FALTA DE COMUNICAÇÃO E RESPEITO COM SUA HIERARQUIA DENTRO DA EMPRESA.
SCORE DO TESTRESS:
ALBA: 24
JOÃO: 36
RUI: 29
O Pet Glamour é uma pequena Pet Shop, cujo seus donos são Alba Lourenzão e João Lourenzão, dois irmãos. Sua estrutura é formada por duas equipes, sendo elas: Banho e Tosa (composta por Anita, Léa e Éder) e Administração Geral (formada por Rui, Elaine e Leila).
A empresa teria tudo para dar certo, tendo em vista que contava com o gosto por bicho de estimação e a experiência em grandes salões de beleza de Alba, e o ensino técnico em gestão comercial e o sonho do próprio negócio de João, porém não está com um bom andamento como os sócios almejavam, pois no último ano seu faturamento caiu em 4% devido à falta de organização e de comunicação, o desequilíbrio e o desrespeito que há na empresa.
Existe uma enorme divergência de opiniões entre os sócios, falta de gerenciamento nos processos de administração e de organização das devidas funções. Essa lacuna nos processos impede que a empresa dê os passos necessários para desenvolvimento e obtenção de maiores lucros, visto que o estacionamento no processo produtivo impossibilita uma maior satisfação da clientela.
Seria viável que a administração da empresa passasse por um processo de reorganização e de novos aprendizados, podendo assim somar com o conhecimento já existente e repassar esse saber aos funcionários de maneira clara e objetiva, para que os mesmos desempenhem suas funções de modo a colaborar com o índice desejado de desenvolvimento.
No cenário atual, o ambiente do Pet Glamour se tornou desagradável, há certa contradição entre os sócios, pois há um desinteresse da parte de Alba, que sobrecarrega os afazeres de João, e ainda o culpa pelo baixo faturamento da empresa. O gerente não tem voz ativa para dominar os funcionários.
O desinteresse, o desafeto, o stress que vem se acumulando a cada dia dentro da empresa, são fatores que fazem o cenário atual do Pet Glamour estar em más condições. Esses fatores resultam da falta de percepção, interesse e motivação de cada um dos integrantes em particular, da inexperiência dos sócios em administrar uma empresa, da falta de ideias inovadoras para que os problemas sejam resolvidos, da falta de iniciativa e principalmente da falta de comunicação entre os integrantes.
O cenário atual
...