ATPS MARKETIING EMPRESA CACAU SABOR
Por: luciseba • 9/6/2015 • Ensaio • 1.497 Palavras (6 Páginas) • 445 Visualizações
Anhanguera Educacional
Unidade Faculdade Anhanguera de São Bernardo Do Campo
Expedito José Araújo RA 3747712599
Lúcia Souza Seba RA 3709641111
Atps
Administração Mercadológica
São Bernardo do Campo-2015
Anhanguera Educacional
Unidade Faculdade Anhanguera de São Bernardo do campo
Expedito José Araújo RA 3747712599
Lúcia Souza Seba RA 3709641111
Atps
Administração Mercadológica
Trabalho apresentado à disciplina de Administração Mercadológica do Curso de Administração do 7°semestre da Faculdade Anhanguera para compor a nota do 1° bimestre orientado pelo Professor Especialista Renato Toledo.
São Bernardo do Campo-2015
Mix de marketing
Introdução
O mix de marketing ou composto de marketing ou ainda 4 P´s é uma ferramenta que as organizações utilizam para alcançar suas metas de Marketing ,foi proposto na década de 60,por Jerome McCarthy para descrever a relação entre produto,preço,praça e promoção este ainda é relevante para as estratégias e nas ações de Marketing. Segundo Kotler marketing significa trabalhar com mercados para conseguir trocas com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos humanos. Em uma descrição mais completa, o autor diz que “Marketing é um método social por meio do qual os individuos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor saciando necessidades e os seus desejos com produtos.De acordo com Kotler um produto é qualquer oferta que possa satisfazer a uma necessidade ou a um desejo.O marketing esta associado a outras áreas de conhecimento (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, entre outras), para conhecer tais necessidades e desejos.
4P´s
A construção do marketing mix é relativamente simples, mas é necessário um conhecimento profundo do mercado que se está atuando.Alguns profissionais da área afirmam que o mix de marketing representa os olhos, os ouvidos e a boca” das organizações é considerado como base fundamental para o Marketing tático / operacional. Os quatro grupos de atividade que representam o Mix são:
Primeiro “P”: Produto
Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. que possa satisfazer desejos e necessidades Não necessariamente o produto precisa ser físico. Estes podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, etc.Para entender melhor o que é um bem, há necessidade de compreender que não se trata somente de algo tangível palpável ou físico), que compramos e levamos para casa. Muitas vezes estão, junto a ele, serviços, como as férias em um hotel ou um show de uma pessoa famosa.
Quando se criam produtos, cinco níveis devem ser observados. São eles:
- Benefício-núcleo: é um benefício fundamental que o consumidor está comprando.
- Produto básico: é aquele que o consumidor compra. Aqui são definidos os benefícios básicos dos produtos.
- Produto real ou esperado: apresenta cinco particularidades: nível de qualidade, características, design, marca e embalagem. É um conjunto de atribuições que os consumidores geralmente esperam.
- Produto ampliado: oferecem-se serviços e benefícios adicionais
- Produto potencial: é constituído por todas as ampliações e modificações que esses produtos podem sofrer no futuro. É a provável evolução do produto.
Segundo “P”: Preço
Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a o produto.O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele. O preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que também inclui várias outras variáveis. O preço é o único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.A determinação do preço de um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing.Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve-se considerar o seguinte: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra e nem muito baixo .
Terceiro “P” Praça
O “P” de “praça” também é conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing. De uma forma mais simples, distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido. O produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar. As decisões de canais de distribuição afetam diretamente as outras decisões da empresa e envolvem compromissos em longo prazo. Apesar de ser tão importante para as empresas, a distribuição ainda é um tema que pouco interessa para algumas se comparado aos demais P’s. Por outro lado, existem empresas que administram de forma eficaz a distribuição de seus produtos e esse acaba sendo o seu maior diferencial.
Quarto“P”: Promoção
Muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral.Podemos considerar como sendo cinco as principais ferramentas da promoção. São elas: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, força de vendas e marketing direto.
Propaganda
A propaganda é um item que está inserido dentro da promoção e juntas desempenham papel fundamental na criação de valor para o cliente. A propaganda se torna importante porque informa os clientes sobre os produtos e ativa a necessidade de compra-los .Esta se faz necessária porque tem a capacidade de informar um grande número de clientes ao mesmo tempo.Através comunicação, que visa atrair a atenção dos consumidores; de incentivo, que visa estimular o consumo; e de convite, que objetiva convidar para uma transação imediata.
...