ATPS - PPCP (Planejamento e controle de produção)
Por: lucienne.mazuros • 28/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.760 Palavras (12 Páginas) • 298 Visualizações
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 3
3. RESUMO 15
4. BIBLIOGRAFIA...................................................................................................................16
1. INTRODUÇÃO:
Apresentaremos alguns conceitos de PPCP (Planejamento e controle de produção). Estruturas, e conjuntos de decisões que visam atingir desempenho em critérios competitivos alinhados aos objetivos da empresa. Previsão de vendas, planejamento, demandas. Além disso, as estratégias sequenciais para planejamento agregado da produção sob as incertezas.
Apresentando alguns exemplos de empresas, como controlam seu estoque e geram suas previsões , para maior conhecimento e visualização do assunto.
Passo 1:
Principais processos operacionais da gestão da demanda
Significa a integração dos processos-chave de negócio do ponto de consumo até o ponto de origem, processos estes que proveem produtos, serviços e informações que agregam valor para os consumidores e outros stakeholders.
Nesta visão, o modelo de gestão da cadeia de suprimentos proposto pelo GSCF é baseado na integração de oito processos-chave de negócios das empresas, por meio de suas cadeias de suprimentos:
1. Gestão do relacionamento com clientes;
2. Gestão do relacionamento com fornecedores;
3. Gestão de serviço ao cliente;
4. Gestão da demanda;
5. Processamento de pedidos;
6. Gestão do fluxo de manufatura;
7. Desenvolvimento de produtos e comercialização;
8. Gestão de retorno.
Previsão de Demanda
De acordo com o site Inovatech, a previsão da demanda é a base para o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento eficiente. Uma boa previsão permite à organização integrar os processos de produção, distribuição e gestão de estoques de forma a responder rapidamente às mudanças na demanda do mercado.
Gerenciamento da Demanda
Gestão da Demanda deveria ser de responsabilidade das áreas comercial (marketing e vendas) e planejamento, em conjunto. Se a gestão fica por conta somente da área comercial, em alguns casos, existe a manipulação de previsão de superestimar para induzir uma grande produção e garantir a disponibilidade de produtos finais para venda ou de subestimar para que as vendas reais ultrapassem as previsões. Se a gestão fica por conta somente da área de planejamento, as previsões são feitas apenas com dados históricos de pedidos.
Já a gestão da demanda é a habilidade de prometer prazos: Garantir a eficiência da entrega
Front end
Plano Mestre de Produção.
E como fazer a gestão da demanda?
• Habilidade para prever a demanda: conhecimento das ferramentas de previsão existentes;
• Canal de comunicação com o mercado: trazer as informações do mercado e clientes para a empresa;
Principais processos operacionais da gestão da demanda
•Previsão de Vendas Cadastramento de Pedidos Promessa da Data de Entrega Definição e Avaliação do Nível de Serviço Planejamento das necessidades entre unidades produtivas e centros de distribuição;
• Distribuição física dos produtos aos clientes e/ou centros de distribuição.
Segundo Chopra e Meindl (2003) a previsão da demanda futura é a base para todas as decisões estratégicas e de planejamento em uma cadeia de suprimento; Stevenson (2001) entende que as previsões ajudam os gerentes a reduzir parte das incertezas permitindo-lhes desenvolver planos mais realistas. Uma previsão é uma declaração sobre o futuro; Chase et al. (2006) afirmam que as previsões são vitais para todas as organizações e para cada decisão administrativa significativa. É a base para o planejamento corporativo de longo prazo.
Para que serve a previsão de demanda?
Trabalho sobre as previsões de demanda a longo prazo, produtos de fabricação futura. Táticas para trabalhar de forma eficiente, para atender as previsões de venda a prazo.
Programação da Produção:
Responsável por programar a produção de bens ou serviços para entregá-los ao consumidor (sequenciamento dos pedidos)
Operacional:
Programação da produção e estoques, demanda atual e pedidos de produtos.
Uma previsão de demanda incorreta, pode causar efeitos desastrosos em uma cadeia de suprimentos, as empresas precisam de um rumo que direcionem as atividades no caminho que o negócio deve tomar, resumindo é a base para um planejamento estratégico da produção da empresa.
Técnicas de previsão:
São usadas para elaborar os planos estratégicos de produção definindo que família de produtos e serviços oferecer ao mercado, de que instalações e equipamentos dispor e que qualificação de mão-de-obra buscar, para planejar o uso do sistema produtivo são empregadas para o PMP e Programação da Produção no sentido de utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível.
Não se trata de uma ciência exata, envolve uma boa dose de experiência e julgamento pessoal do planejador. A única coisa que se pode garantir é que o valor encontrado se aproxima do real.
Sistema Genérico de Previsão de Vendas:
Dados de variáveis que expliquem as vendas Dados histórico de vendas Tratamento estatístico dos dados de vendas e outras variáveis Informações da conjuntura econômica Decisões da área comercial Outras informações de mercado REUNIÃO DE PREVISÃO Comprometimento das áreas envolvidas Informações de clientes Informações dos concorrentes Outras informações do mercado Informações que expliquem comportamentos atípicos.
Em que tipo de sistema é mais fácil fazer a previsão de demanda?
Sistemas produtivos em massa ou contínuos? Grande massa de dados; Pouca variação na estrutura;
Sistemas produtivos sob encomenda?
Enorme variação na estrutura do produto;
Técnicas de Previsão:
As previsões não são perfeitas, são previsões para família de produtos que é mais precisa do que para produtos individualizados.
Acuracidade das previsões diminui com o aumento do período de tempo abordado.
Qualitativas Quantitativas, privilegiam dados qualitativos - Baseadas em opiniões e julgamento de pessoas chave - Análise numérica passados de dados - usadas quando não se tem tempo de pesquisar dados ou introdução de um produto novo - Panorama econômico instável - Modelos matemáticos projetar a demanda futura - São subdivididas em dois segmentos: baseadas em séries temporais e em correlação.
...