Atps de planejamento e controle da produção
Por: 649apto5 • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.748 Palavras (11 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
6ª SÉRIE –PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
ALINE APARECIDA BERNARDES DE ALMEIDA SENE – R.A. 372324
JOICE CRISTINA DOS SANTOS ARRUDA – R.A 372562
LUCIMARA HELENA CIPRIANO – R.A 375882
SONIMAR SEBEN – R.A. 372728
IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Prof.Marcelo CArvalho
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO ROSEIRA-SP
04/11/2014
ETAPA 01
Planejamento e Controle da Produção pode ser definido como o departamento da organização onde se mantém a inspeção, o controle, o suporte da área produtiva da empresa, pois é através dele que os produtos são entregues no prazo e na quantidade correta.
Quando o PCP está sendo desenvolvido pode-se seguir um planejamento diante da produção, obtendo respostas para as perguntas a seguir:
Qual produto será produzido?
Qual a quantidade será produzida?
Qual lugar produzir?
Como vamos produzir?
Quando será produzido?
Com o que produzir?
Para quem será destinado os produtos?
O Plano Mestre de Produção (PMP) é uma carta onde se mostra todos os caminhos da produção da organização, ou seja, um mapa a ser seguido da área.
O PCP surgiu após o desenvolvimento da administração cientifica, até então realizada de forma mais prática, mais braçal pelos supervisores com o intuito de facilitar as atividades operacionais da empresa, como a de controlar a programação da produção e estoques, a entrega (emissão) e controle de ordens de produção, e várias outras atividades da produção.
As decisões de adquirir maquinário e equipamentos, contratar novos colaboradores, administrar fornecedores, materiais, transportes, é controlado pelo PCP no nível tático-estratégico, através das previsões da demanda, atingindo também os departamentos financeiros e de vendas, hoje mais precisamente dito como Planejamento de Operações e Vendas (POV).
Destacam-se dentro do PCP:
Previsão da demanda: Métodos estatísticos que se refere as previsões de demanda ajudam os supervisores quanto aos recursos materiais e humanos necessários, assumindo um papel ainda mais importante quanto a estratégia de estoque.
Planejamento da capacidade de produção: a necessidade de ajustar a capacidade de produção para atender a demanda a partir de uma previsão de médio à longo prazo.
Planejamento agregado da produção (PAP): determina a estratégia mais correta a ser tomada pela empresa, contendo as decisões quanto aos volumes e estoques mensais, contratação de colaboradores ou demissão destes, contratos com fornecedores, manutenção logística. As informações da demanda juntamente com as capacidades são agregadas para proporcionar uma análise de tomada de decisão correta.
Programação mestra da produção (PMP): são as decisões para a produção tomada à curto prazo. Nessa programação são avaliados os recursos no tempo certo para que a produção faça a quantidade necessária para suprir a demanda estimada.
Programação detalhada da produção (PDP): Essa área é chamada de “chão de fábrica”, definindo como a indústria trabalha no seu cotidiano, envolvendo a programação de:
Administração de materiais: controle e planejamento do estoque, determinando os valores dos lotes, a reposição de matéria-prima e os estoques de segurança.
Sequenciamento: controlam a sequencia que é executado as operações de produção de máquina, diminuindo os atrasos e ociosidade na produção.
Emissão de ordens: emite os documentos necessários para o começo operacional e libera os recursos quando disponíveis.
Em sistemas de produção repetitiva (alto volume, baixa variedade), a programação detalhada é orientada por regras mais simples e visuais como os sistemas de produção puxada tipo Kanban.
Por outro lado, em empresas de produção intermitente (baixo volume, alta variedade), a atividade de programação detalhada torna-se mais complexa, dificultando a sincronização das operações para redução de custos, atrasos e tempos de fluxo das ordens.
Neste ambiente, a atividade de programação pode ser apoiada com software específico de programação da produção.
O planejamento é essencial para o sucesso da empresa e fundamental na previsão processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração implementação na empresa.
A função do PCP é responder sobre o que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado.
O planejamento de produção define todos estes fatores, a partir do projeto de desenvolvimento do produto que vai ser manufaturado, fornecendo os dados básicos para o estabelecimento da programação.
O objetivo do planejamento não envolve somente o planejamento, mas também a programação e o controle do que foi programado, cuidando para que não saia diferente do que foi estabelecido e ainda, decidindo sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer, caso, defeitos ou falhas do planejado passem a atuar no sistema.
O PCP capta as informações e passa a Gerencia que decide qual a melhor decisão a ser tomada.
O PCP tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.
...