ATPS RECURSO HUMANOS
Por: edivaniavilarins • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.586 Palavras (11 Páginas) • 222 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
EDIVANIA VILARINS RA:
CAMILA CAVALCANTE RA :
MARICELIA DANTAS RA:
PAULO SILVIO RA:
ANDRESSA VIANA RA:
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ATPS
Grajaú- MA
2015
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ATPS
Atividade de Prática Supervisionada ATPS apresentada à Disciplina de Administração de Recursos Humanos para obtenção de nota.
Grajaú- MA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1.TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS 04
2. AGREGANDO PESSOAS 05
3. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 05
3.1. BREVE HISTÓRIO DA EMPRESA 06
3.2. PRINCIPAIS ATIVIDADES 06
4. RECOMPENSANDO PESSOAS ANÁLISE DOS TEXTOS 08
5. MANTENDO PESSOAS. MONITORANDO PESSOAS 08
6. RELAÇÃO ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR 09
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho que como finalidade promover através de desafios práticos, o debate e a reflexão por parte dos futuros administradores acerca das situações que serão enfrentadas no dia a dia de cada um futuramente e propõe formar uma análise crítica, através de um profundo conhecimento histórico da formação da Administração de Recursos Humanos e a sua atuação frente à modernização e globalização mundial.
- TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
Podemos começar citando alguns aspectos fundamentais para a moderna Gestão de Pessoas, sendo eles, as pessoas como seres humanos, as pessoas como articuladores inteligentes de recursos organizacionais, as pessoas como parceiras da organização, as pessoas como talentos fornecedores de competências e as pessoas como o capital humano da organização, pensando nestes, faremos uma comparação em tempos antigos e atuais.
Podemos visualizar duas situações diferentes, no filme Tempos Modernos, o qual Charles Chaplin é o ator principal, nos chama atenção, de como funcionava, não só a vida de um operário, que naquela época tinha que cumprir e desempenhar suas tarefas arduamente, mas também, que os trabalhadores não tinham direitos, não tinham uma visão global, tinham que simplesmente “apertar botões”, o operário perdia o saber técnico, e só executava o que era planejado e delegado por outros setores, isso causava muitos aborrecimentos, o que desgastava não só o funcionário, mas também prejudicava a fábrica. Na década de 30, logo após a crise de 1929, muitos trabalhadores ficaram desempregados, o que levou a sociedade norte-americana para as manifestações e o caos.
Péssimos tempos, em que não havia a Gestão de Pessoas, a Consolidação das Leis do Trabalho, onde não existia segurança alguma para o trabalhador, muito pelo contrário, eram cada vez mais explorados, pois não tinham seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que os deixava muitas vezes estafados ou neuróticos em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários.
Nos dias de hoje temos a certeza de que as pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela interdependência das organizações e das pessoas e é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, dessa junção temos a moderna Gestão de Pessoas.
Devemos observar, no entanto que isso depende de várias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são vistas como parceiros.
As pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros, elas são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações, saem da inércia para fazerem parte da reciprocidade, onde todos ganham.
Podemos afirmar que a Nova Gestão de Pessoas, nem se compara com os tempos do filme, e que com certeza, muitas melhorias aconteceram e continuam acontecendo, para melhores resultados profissionalmente e objetivos organizacionais.
- AGREGANDO PESSOAS
O recrutamento envolve uma gestão, e ela é voltada para o candidato sempre de forma positiva passando realmente o que a empresa proporciona e os seus benefícios, a área que o candidato possivelmente irá ocupar. E após o candidato ser contratado deve se esforçar ao máximo pela vaga para que ao longo do tempo possa ser considerado como parte inteligente e responsável por introduzir o conhecimento dentro de partes de uma organização e assim crescendo e tornando um diferencial competitivo da empresa.
A gestão de pessoas, é responsável por selecionar as pessoas para seus determinados cargos, conhecendo as habilidades necessárias de cada cargo eles buscarão encontrar pessoas capacitadas, ou seja, que tenham as mesmas habilidades exigidas para o cargo. A entrevista, o psicodiagnóstico, dinâmicas e testes situacionais são as ferramentas mais utilizadas nos processos seletivos. Então tudo isso é contribuído para que essa organização tenha uma visão ampla, e assim buscando melhorar cada vez mais.
- IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Razão Social: AGRIPLAN PLANEJAMENTO AGRICOLA LTDA
...