ATPS Recursos Humanos
Por: Solangef • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.593 Palavras (15 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
NOMES: RA:
Alexssandra Macedo 6277271062
Gisele Caroline Ferreira 6264223934
Karen Ribeiro 6295231856
Maria do Socorro de Farias Lima 4200053390
Paula Regina Dos Reis 6451315291
Romário Augusto Rebolo Gomes 9858512526
Curso de Administração –6° Semestre
ADMINISTRAÇÃO
DE RECURSOS HUMANOS
SUMARÉ
2015
[pic 2]
NOMES: RA:
Alexssandra Macedo 6277271062
Gisele Caroline Ferreira 6264223934
Karen Ribeiro 6295231856
Maria do Socorro de Farias Lima 4200053390
Paula Regina Dos Reis 6451315291
Romário Augusto Rebolo Gomes 9858512526
Curso de Administração –6° Semestre
ADMINISTRAÇÃO
DE RECURSOS HUMANOS
Trabalho apresentado para a disciplina de Administração de Recursos Humanos curso superior de Administração da Faculdade Anhanguera de Sumaré, sob a orientação da Professora Giovanna Cardoso.
SUMARÉ
2015
Sumário
Introdução........................................................................................................................ 1
Desenvolvimento.............................................................................................................02
- Gestão de Pessoas
- Mudanças Organizacionais
- Empresa: Escritório Abreu Contabilidade ME
Conclusão....................................................................................................................... 10
Referencia........................................................................................................................11
1
Introdução
O presente trabalho relata sobre o setor de Rh que vem se expandindo ao longo do tempo ele é o responsável por toda parte do setor de gestão de pessoas (no passado começou com a parte Financeira e Departamento Pessoal), desde quando o funcionário entra na empresa até seu desligamento o desligamento.
Uma de suas principais funções são:
- Recrutamento e seleção.
- Planejamento estratégico.
- Treinamento e desenvolvimento.
- Avaliação de Cargos e Salários.
- Política e Benefício.
- Relações Trabalhistas.
- Administração de Pessoal.
A área de Rh visa o comprometimento de sua equipe e a motivação para que o trabalho se torne produtivo e renda no dia-a-dia, e visa o comportamento de cada um dos seus funcionários priorizando suas capacidades produtivas. A responsabilidade de comprometimento e motivação da equipe é também do gestor não somente do RH.
2
Gestão de Pessoas
O conceito de Gestão de Pessoas está relacionado ao conjunto de políticas e praticas, serve para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente e trabalho.
A Gestão de Pessoas ocorre com a capacitação provocada pelo aumento do número de pessoas, com a necessidade da aplicação desses conhecimentos, para que assegure que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com mais eficiência. Os empregados têm papel fundamental dentro da empresa, pois eles contribuem para capacidades e habilidade de suas funções trazendo recursos para a empresa gerando o seu papel de produtor no mercado de trabalho.
[pic 3]
3
Mudanças Organizacionais
A mudança organizacional pode ser entendida como um tipo de exigência do mercado de trabalho causada em todo o ambiente interno e externo.
Pode também estar relacionada à perda do produto no mercado a competitividade de divulgação a falta de colaboradores e distribuidores, um produto que é substituído por outro mais atualizado, a evolução tecnológica, a motivação dos funcionários gerando mais empenho o trabalho, o incentivo de funcionários nas mudanças da organização.
Mudanças Organizacionais nada mais é do que qualquer alteração planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, a fim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga com o seu concorrente. Seu concorrente adquirir uma tecnologia que venha a facilitar no processo de produção (Produzido em Massa) e por consequência diminui seus custos operacionais e preço de venda. Pressões de mercado: Stakeholders Internos (funcionários), procurando criar mudanças a fim de motivar e gerar expectativas em cima de seus funcionários. Stakeholders Externos (clientes e fornecedores), mesmo sendo totalmente benéfica para a organização qualquer mudança que venha a acontecer em seio meio causa uma grande barreira perante seus funcionários por diversos fatores dentre eles podemos destacar: Medo do desconhecido – O funcionário sente medo de não se adaptar ao novo processo; Alterar padrões de execução – Quando o funcionário sempre executa a tarefa da mesma forma durante anos e não quer se adequar com a nova realidade; Segurança – O funcionário tem medo de perder o emprego e ser substituído por uma pessoa mais nova que está mais apta com o novo processo, aliás, conforme evidenciado em várias pesquisas realizadas em ambiente organizacional, além do funcionário não aceitar a mudança, em muitos casos ele se manifesta contra ela projetando todo e qualquer problema que venha a surgir na organização em cima desta mudança. Portanto podemos considerar que uns dos grandes desafios para os Administradores neste século será a Administração de Mudança Organizacional.
...