Adiminstração financeira e orçamentaria
Por: clenildaribeiro • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.718 Palavras (15 Páginas) • 614 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE
CIÊNCIAS NATURAIS
MARLA ALMEIDA SIQUEIRA
QUÍMICA GERAL I
SÃO MATEUS
2011
MARLA ALMEIDA SIQUEIRA
QUÍMICA GERAL I
Trabalho apresentado como requisite de avaliação à
Disciplina Química Geral do Curso Licenciatura
Em Química, do Centro Universitário
Norte do Espírito Santo.
Professora: Ana Paula Oliveira Costa Flores
São Mateus-ES
2011/2
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...........................................................................04
1.1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO................................................04
1.2 SUBJETIVIDADE....................................................................... 04
1.3 PRINCIPAIS PENSADORES DA PSICOLOGIA......................05
1.3 PRINCIPAIS PENSADORES DA PSICOLOGIA......................06
2 OBSERVAÇAO DE UMA AULA DE QUÍMICA...................07
2.1 CONTEUDO ENSINADO...........................................................07
2.2 RECURSOS UTILIZADOS........................................................07
2.3 INTERAÇAO ENTRE PROFESSOR ALUNO..........................07
2.4 INTERESSE DOS ALUNOS PELA AULA................................07
2.5 TURMA OBSERVADA.............................................................. 07
3 ENTREVISTA COM PREFESOR..........................................08
4 CONCLUSÃO..............................................................................09
5 REFERENCIAS........................................................................ ....10
- INTRODUÇÃO
Trabalho da Disciplina de Química Geral I com objetivo de explicar e responder as questões proposta pela professora Ana Paula Oliveira Costa Flores.
- Tabela Periódica
- Defina ou explique os seguintes termos: período, grupo, grupo B, elemento representativo, elemento de transição interna, lantanóide.
Resposta: Período: São as filas horizontais da tabela periódica e são enumeradas com algarismos arábicos de 01 a 07. Os períodos variam grandemente em comprimento: o primeiro período consiste em somente dois elementos, o sexto período consiste em 32 elementos, em partes por que estão incluídos os lantanóides.
Resposta: Grupo: Os grupos maiores consistem em cinco ou seis elementos e são chamados grupos representativos, principais ou grupos A. São enumerados de IA até VIIA, mais o grupo 0. (O grupo 0 consiste nos nobres e algumas vezes é chamado grupo VIIIA.) Comumente, o “A” é omitido nesta designações, e assim os halogênio correspondem ao grupo VIIA ou grupo VII. Os elementos deste grupos são conhecidos como elementos representativos.
Resposta: Grupo B: São os grupos menores encontrados na região central da tabela periódica também chamados de grupo de transição e subgrupos. São enumerados por algarismos romanos e pela letra B. Os elementos deste grupos são conhecidos como elementos de transição.
Resposta: Elemento Representativo: Os elementos representativos são elementos da família A, estão divididos os elétrons que tem características semelhantes. Eles são repartidos de acordo com sua configuração eletrônica. Por exemplo, o Cs tem em seu ultimo sub-nível s¹, assim como todos os outros metais Alcalinos.
Resposta: Elementos de transição internas: São os lantanídeos e os actinídeos. O subnivel mais energético é “F” da antepenúltima camada, possuem dois elétrons de Valencia.
Os lantanídeos e os actinídeos são representados a parte. Isto porque o subnivel “F” é muito interno. Conforme os eletros vão sendo alocados neste subnível não há grande variação no tamanho do raio atômico. Característica essa mais marcante nos lantanídeos. Sendo assim denominada contração lantanídea. Uma comprovação disto são os valores muito próximos de eletro negatividade e energia de ionização.
Resposta: Lantanídeos ou Lantanóides: Duas fileiras na parte inferior da tabela acomodam os lantanídeos (a serie de elementos entre os elementos lantânio [Z=57] e lutécio [Z=71].
Alguns compostos de lantanídeos são usados no tubo de imagem de televisores coloridos; o urânio [Z=92].
- Em qual grupo da tabela periódica está: (a) um halogênio, (b) um metal alcalino, (c) um metal alcalino-terroso, (d) um calcogênio?
Resposta:
- Halogenio: São composto de não metais, elementos do grupo 17 e existem todos nas formas de moléculas diatômica. Os elementos do grupo 17 estão entre os elementos mais reativos. Todos combinam-se violentamente com metais Alcalinos para formar sais tais como o sal de cozinha, NaCl. O halogênio também reage com muitos outros metais para formar compostos e combinam-se também com a maioria dos não metais, formando compostos.
- Metal Alcalino: O grupo 1, são conhecidos como metais alcalino. Todos são metais e são sólidos à temperatura ambiente. Os metais do grupo 1 são todos reativos. Por exemplo, reagem com água para produzir hidrogênio e soluções alcalinas. Em razão de sua reatividade, esses metais somente são encontrado na natureza combinadas em compostos (como NaCl), nunca como substancia simples.
- Metal Alcalino-Terroso: São grupo 2, é constituído interamente de metais que ocorrem naturalmente apenas em compostos. Com exceção do (Be), esse elementos também reagem com água para produzir soluções alcalinas, e a maioria de seu óxidos (como a Cal, CaO) forma soluções alcalina; por isso são chamados de metais alcalinos-terrosos.
- Calcogênio: É qualquer elemento do grupo 16 (6 A). Todos os elementos deste grupo são não-metais e o polônio e o único deles que é radioativo. Ele são caracterizados pela configuração eletrônica n s² n p4 da sua camada de Valencia (tem assim, 6 elétrons nessa camada).formando compostos com metais e com hidrogênio quando o numero de oxidação é -2. Os números de oxidação +2 +4 e +6 ocorrem quando os elementos do grupo formam composto com outros elementos do seu próprio grupo, ou com os elementos dos grupos 17 os halogênios.
- Por que o numero de elementos de cada período da tabela periódica aumenta de cima para baixo?
Resposta: A tabela periódica foi criada de modo a organizar os elementos em ordem crescente de número atômico, por conseqüência, isso também coloca os elementos em ordem crescente de numero de massa crescente de números de elétrons.
...