Adm Materiais e logistica
Por: jairosss • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.910 Palavras (12 Páginas) • 438 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP[pic 3]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CARMEN SILVANA KNISPEL BRESCH - 349648
EDUARDO OSCAR GROSMANN- 356635
ENI PEREIRA - 7987740692
GREICI QUELI MÜLLER ARAUJO HÜBNER - 377225
JADER MATIANS SCHMITZ - 365897
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ADMINISTRAÇÃO 8º SÉRIE: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
PROFESSOR: LUIZ MANOEL PALMEIRA
SANTA ROSA, OUTUBRO de 2015.
Sumário
Introdução............................................................................................................................... 03
Etapa 01................................................................................................................................... 04
Etapa 02................................................................................................................................... 07
Etapa 03................................................................................................................................... 09
Etapa 04................................................................................................................................... 10
Referências.............................................................................................................................. 12
Introdução
À medida que a economia mundial vai se globalizando, e o Brasil vai incrementando gradativamente o seu comércio exterior, a logística passa a ter um papel acentuadamente mais importante, pois comércio e indústria consideram o mercado mundial como os seus fornecedores e clientes, indicando a necessidade de investimentos em sistemas e canais de distribuição e de prestação de serviços.
Tendo em vista que, habitualmente, são utilizadas diferentes modalidades de transporte, moedas, sistemas cambiais, políticas de incentivo ou contenção pelos países, tanto na importação quanto exportação, a logística internacional requer alguns cuidados dispensáveis quando se opera unicamente com o mercado doméstico.
As mercadorias que as pessoas desejavam nem sempre eram produzidas no local de consumo, fazendo com que as pessoas tivessem que consumi-las rapidamente e as limitações existentes para transporte e armazenamento forçaram as pessoas a viverem perto das fontes produtoras.
O principal motivo da implementação de um sistema de logística é justamente o uso de um sistema de troca que segue o princípio da vantagem competitiva.
E sobre isto abordaremos nesta ATPS.
ETAPA 1
Recurso é tudo aquilo que gera ou pode gerar riqueza, administrar recursos é prover, organizar, comandar, coordenar e controlar, é um conceito que toda empresa deve obter. A administração compreende três campos básicos o pessoal, material e financeiro.
Recursos materiais são componentes que uma empresa utiliza nos processos diários para a construção do seu produto final, matéria prima, material em processo e material indireto. Recursos patrimoniais é o conjunto de riquezas da empresa, os prédios, instalações, veículos e podem ser classificados como.
Tangíveis, são os que podem ser tocados, como por exemplo, máquinas e veículos.
Intangíveis, são aqueles que não podem ser tocados, exemplo o logotipo.
O objetivo é abastecer o processo com os materiais necessários e indispensáveis para a finalização do produto visando.
Preços baixos, alto giro de estoque, baixo custo de aquisição e posses, consistência de qualidade, pouca despesa com pessoal, relações favoráveis com os fornecedores e aperfeiçoamento do pessoal.
A administração de material é a parte da administração geral que trata da área específica dos materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da logística empresarial, que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção um conceito que toda empresa deve obter em sua filosofia e organização.
Gestão de estoques e compras
A gestão de compras garante a qualidade de produtos, minimização dos custos de produção maior agilidade nas aquisições o que se manifesta de maneira positiva nas organizações. O processo produtivo começa nesse setor, uma gestão de compras eficiente pode melhorar a lucratividade a produtividade a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes. Comprando melhor com melhor custo a empresa se torna mais competitiva no mercado.
A gestão de estoque proporciona uma maior organização das ações de estoque, disponibilizando as informações de forma racional e prática, com isso eliminando retrabalhos.
A armazenagem de materiais tem um custo para a empresa, (posse, conservação da área, conservação dos próprios materiais, custo de pessoal etc.). Além do próprio custo do estoque imobilizado, por isso é sempre interessante aumentar a velocidade que esse material entra e sai dos locais de armazenagem.
Deve se também estar atento ás modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, para aumento da eficiência e a redução de custos. A administração de estoque é uma tarefa da qual o administrador de materiais não deve se descuidar. Sua eficiência leva a uma redução de materiais estocados , ela permite uma previsão de consumo e aquisições , além de permitir todo o planejamento do ciclo de materiais da empresa. A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos.
No processo de produção são gerados estoques de produtos em processo, e na distribuição a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado. A importância da armazenagem na logística é que leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.
O planejamento desta integração deve ser efetuado seguindo as variáveis estratégicas, através de estudos de localização aspecto técnico, através de estudos de gerenciamento e planejamento operacional de equipamentos de movimentação armazenagem e layout.
...