Administração da Empresa Digital
Por: GabiTheo • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 625 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL [pic 1][pic 2]
O capítulo 1 nos mostra de início o caso real da empresa Procter & Gamble Co. (P&G) que está se modernizando na era digital, uma empresa que há décadas vinha armazenando crescimento, mas que ultimamente estava em declínio. Então para revitalizar a empresa seu novo presidente, A. G. Lafley , utilizou de componentes primordiais para o levantamento da empresa, como a tecnologia de internet para eliminar as ineficiências de relacionamentos com seus fornecedores, criar novos vínculos com os clientes e adicionar a utilização do marketing pessoal e do comércio eletrônico.
Partindo do exemplo da empresa P&G conseguimos entender a seguinte pergunta que o texto nos propõe " Por que sistemas de informação? ", entende-se que para um administrador é essencial conhecer os sistemas de informação, pois a maioria das organizações depende dele para crescer e prosperar, auxiliando as empresas a estender seu alcance a locais distantes, oferecer novos produtos e serviços, reorganizar fluxos de tarefas e trabalho e, talvez, transformar radicalmente o modo como conduzem os negócios.
Quatro grandes mudanças de âmbito mundial estão alterando o ambiente empresarial, que são globalização, transformação das economias industriais, transformação da empresa e emergência da empresa digital.
Globalização:
- Gestão e controle em um mercado global
- Competição em mercados mundiais
- Grupos de trabalhos globais
- Sistemas de entregas globais
Transformação das economias industriais:
- Economias baseadas no conhecimento e na informação[pic 3]
- Produtividade
- Novos produtos e serviços
- Conhecimento: um ativo produtivo e estratégico fundamental
- Concorrência baseada em tempo
- Produtos de vida mais curta
- Ambiente turbulento
- Base de conhecimento do funcionário limitada
Transformação da empresa:– Achatamento – menos hierarquia
- Descentralização
- Flexibilidade
- Independência de localização
- Baixos custos de transação e coordenação
- Trabalho colaborativo e em equipe
Emergência da empresa Digital:
- Relacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionários.
- Processos do negócio principal realizados via redes digitais.
- Gestão digital dos principais ativos da empresa
- Rapidez em sentir e responder a mudanças ambientais.
Com a globalização a produção de produtos foi distribuída pelo mundo, a facilidade de comprar passou a escala global, dando espaço ao grande fluxo de importações e exportações, houve transformação grande de economias
industriais para as economias de serviço que são baseadas em informação e conhecimento, já as empresas com grande hierarquia estão se achatando, ou seja, estão mudando o caminho rígido da informação e a empresa digital é aquela em que todas ou quase todas as suas atividades são desenvolvidas com clientes, fornecedores e funcionários são mediados digitalmente, percebendo e reagindo às condições do ambiente com muito mais rapidez que a empresa tradicional.
Para implementar a empresa digital os administradores precisam identificar os desafios que suas empresas enfrentam, verificar qual tecnologia pode ser útil, organizar a empresa e os processos de negócios para tirar proveito da tecnologia. Para fazer uso dos Sistemas formais de informação são necessários conhecimentos prévios dos problemas que se deseja solucionar, quais os possíveis métodos a serem utilizados na solução do problema apresentado, precisa conhecer o software, o hardware, e o que esse suporte possibilita fazer. O entendimento das dimensões organizacionais e administrativas dos sistemas, bem como suas dimensões técnicas é chamado capacitação em sistemas de informação. Os elementos chave da organização são seu pessoal, sua estrutura, seus procedimentos operacionais, suas políticas e sua cultura. As funções empresariais básicas são vendas, marketing, fabricação, produção, finanças, contabilidade e recursos humanos.
O que é um sistema de informação ?
Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
Os sistemas de informação contêm informações sobre pessoas, locais e coisas significativas e úteis para os seres humanos. Dados são fluxos de fatos brutos
que representam eventos, como transações comerciais e Informações, ao contrário, são conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o de tomada de decisões.
Funções de um sistema de informação:
- Entrada: Identificação, descrição quantidade vendida de cada item, identificação do varejista
- Processamento: Computador compara quantidade vendida com modelo baseado no histórico de vendas = Falta no estoque
- Saída: Alertas por computador ou equipamentos aos responsáveis pelos pedidos
Existem procedimentos operacionais que incorporam ao sistema de informação, há aqueles que são criados pelos trabalhadores do conhecimento,
há os trabalhadores de dados e aqueles trabalhadores de produção e serviços. O papel do administrador é entender a lógica das muitas situações enfrentadas pela organização e formular planos de ação para a resolução de problemas e ter em mãos a infra-estrutura de tecnologia de informação.
Para que haja bom entendimento dos problemas e questões levantadas a cerca do sistema de informações é fundamental que o gestor entenda os vários pontos de vistas das ciências envolvidas. A tecnologia da internet tem crescido
muito e com isso aumenta extraordinariamente as possibilidades das organizações executarem seus planos. Os maiores benefícios são as ações quase que instantâneas, a troca de informações, os fluxos de trabalho, conhecimentos variados sobre produtos e serviços, coordenação entre organizações, essa eficiência tem causado achatamento das organizações.
...