A CONTABILIDADE DIGITAL: O Impacto Do Sped Contábil Nas Empresas E Na Visão Dos Profissionais De Contabilidade
Exames: A CONTABILIDADE DIGITAL: O Impacto Do Sped Contábil Nas Empresas E Na Visão Dos Profissionais De Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ECRISLIMA • 22/3/2015 • 6.327 Palavras (26 Páginas) • 803 Visualizações
FACULDADE NOVOS HORIZONTES
Ciências Contábeis
A CONTABILIDADE DIGITAL: o impacto do sped contábil nas empresas e na visão dos profissionais de contabilidade
Érica Cristina Lima
Belo Horizonte
2ºsemestre 2011
2
Érica Cristina Lima
A CONTABILIDADE DIGITAL: o impacto do sped contábil nas empresas e na visão dos profissionais de contabilidade
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado ao curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Contabilidade.
Orientador: Davidson Campos Soares Barbosa.
Belo Horizonte
2º semestre 2011
3
A CONTABILIDADE DIGITAL: o impacto do sped contábil nas empresas e na visão dos profissionais de contabilidade
Érica Cristina Lima*
RESUMO
O presente artigo analisou dentro da contabilidade digital: o impacto do sped contábil nas empresas e na visão dos profissionais de contabilidade O objetivo geral foi descrever o Sistema Público de Escrituração Digital, verificando como os profissionais de contabilidade estão percebendo a implantação e os impactos do SPED Contábil. Para alcançá-lo foram traçados os seguintes objetivos específicos: conhecer a legislação que norteia o SPED, a nível federal, discutir os problemas enfrentados com a implantação da Escrituração Contábil Digital, analisando se os profissionais de contabilidade estão preocupados com esta nova forma de escrituração. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, com uma abordagem de investigação bibliográfica, sendo de natureza qualitativa. A questão levantada neste artigo foi: Quais os maiores problemas enfrentados pelos profissionais contábeis e as empresas brasileiras em decorrência do processo de utilização do SPED Contábil? Este trabalho justificou-se pela carência de pesquisa sobre o assunto e na necessidade de compreender a percepção dos contabilistas no que tange aos impactos da adoção do SPED. Para responder a questão foi realizada uma pesquisa de campo, onde 8 profissionais da área contábil, responsáveis pelo processo do Sped contábil, foram entrevistados. Após a realização desta pequisa, conclui-se que o Sped Contábil trouxe uma preocupação por possibilitar aos órgãos responsáveis uma verificação com muito mais eficiência de fiscalização e cruzamento dos dados apresentados. Isto pode ser visto como um problema para as empresas, mas em contrapartida uma grande vantagem para a Receita Federal. Esta pesquisa apontou–se também outro dado relevante. o Sped Contábil gera impactos em diversas áreas, principalmente, em relação com as mudanças de processos e revisão das principais atividades desenvolvidas, destacando a importância do profissional contábil, que deve estar sempre em constante aprendizado, por dentro de toda a legislação vigente. . Diante de um mercado competitivo, as constantes mudanças quanto à tecnologia da informação, têm exigido profissionais mais atualizados e preparados com foco na gestão empresarial e na tomada de decisão
Palavras-chaves: Sped. Contábil. Legislação.
________________________________
*Graduando do curso de Ciências Contábeis do Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda – Faculdade Novos Horizontes – e-mail: ecrislima@yahoo.com.br
4
1 INTRODUÇÃO
As autoridades tributárias junto com as instituições contábeis e as empresas identificadas como piloto desenvolveram um projeto, Sped Contábil, com o intuito fazer a integração dos dados dos contribuintes dos fiscos municipais, estaduais e federal, através do compartilhamento das informações contábeis e fiscais. Esperando com isto a melhora do controle tributário e eliminando as informações redundantes dos contribuintes aos fiscos (GIROTTO, 2008).
Com o projeto Sped, as empresas vêem ao mesmo tempo modernizando suas estruturas de controladoria e atendendo as exigências do fisco eletrônico. “Ou seja, empresas e autoridades estão trabalhando baseadas em uma relação ganha-ganha, até então inédita em nosso País” (DUARTE, 2010, p.70).
Assim, para Lopes de Sá (2010), o Sped tem seus prós e contras, sendo criado para acabar com a sonegação fiscal. Mas existe um grave demérito: as empresas por serem pessoas jurídicas, com o Sped são invadidas a domicilio pelo Estado, que arma um Big Brother fiscal, ao contrário, o princípio constitucional da privacidade garante o sigilo fiscal e contábil das pessoas.
Com a implantação do Sped, as organizações devem rever, alterar ou criar novas áreas, visando disponibilizar para o fisco as informações exigidas pela nova legislação em vigor (BARRETO, 2010).
Segundo Especialista em Inteligência Fiscal Eletrônica, o SPED, vem atendendo as novas demandas com eficiência:
Com o SPED, o foco tributário, que anteriormente era baseado na formatação de dados muda para a qualidade das informações, gestão de apurações e recolhimento de tributos que formam a base, para evitar passivos fiscais. E neste sentido, algumas ações são fundamentais como:
Cruzamento de dados e auditoria das informações;
Gestão de apurações das guias de recolhimento, do recolhimento e das obrigações acessórias;
Configuração genérica para as apurações e emissão das obrigações.
Para atender esta demanda a solução SPED Legal da NF e do Brasil trata a qualidade dos dados dos clientes, na gestão das apurações e recolhimentos de tributos, além do atendimento digital e não apenas a funcionalidade para o atendimento à legislação. (ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA FISCAL ELETRÔNICA, 2011).
O projeto Sped visa informatizar a relação entre o fisco e o contribuinte, assim trazendo benefícios para a sociedade onde um deles é diminuir a sonegação tributária. Segundo Cleto (2010), através desse projeto, haverá uma sensível melhora do controle de tributos pelo cruzamento de dados contábeis e fiscais com a auditoria eletrônica, eliminando informações redundantes
...