Administração de Recursos Humanos
Por: Thaísa Ferreira • 6/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Clícia Santana
Felipe Lago
Larhirssa Oliveira
Thaísa Ferreira
Administração de Recursos Humanos
Ilhéus – Bahia
2018
Descrição de cargos
Empresa: UNIME
Titulo do Cargo: Analista de Recursos Humanos Junior.
Descrição sumária:
Profissional responsável por analisar processos relacionados aos recursos humanos da empresa, elaborar e acompanhar o treinamento e desenvolvimento de pessoal, implantar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção internos e externos, avaliar e orientar situações de conflitos de funcionários e de setores, responsável por alterações de cargos, processos de contratações e demissões e outros tipos de movimentação de pessoal, responsável também pela promoção de eventos que visam otimizar o clima e cultura organizacional, acompanhar avaliações de desempenho e desenvolver estratégia de planos de cargos e benefícios; Em suma, coordenar a administração de pessoal, liderando e facilitando o trabalho em equipe, assessorando a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Descrição detalhada
- Realizar a gestão de processos de seleção, testes, entrevistas e integração de novos colaboradores.
- Planejamento estratégico
- Planejar e realizar a Pesquisa de Clima Organizacional através de questionários específicos para mensurar a satisfação dos colaboradores com a empresa.
- Implantar plano de carreira, validando os resultados através do acompanhamento sistemático.
- Planejar e distribuir as atividades da área de Recursos Humanos, orientando os colaboradores na execução das mesmas.
- Planejamento e coordenação de treinamentos internos e externos;
- Realizar atividades de admissão e acompanhamento e desligamento de funcionários
- Atualizar indicadores de desempenho e crescimento por meio de gráficos e planilhas
Qualificações essenciais
• Superior completo em Administração Psicologia ou gestão de Recursos Humanos.
• Conhecimento e experiência em técnicas e procedimentos de Recrutamento e seleção
• Experiência em departamento pessoal
• Habilidade demonstrada de se comunicar (verbalmente e por escrito) em todos os níveis em uma organização.
• Habilidades de mediação demonstradas.
• Forte impulso para resultados - essencial.
• Compreensão dos esforços de mudança de RH - essencial.
• Exposição / familiaridade nas áreas de RH relacionadas à experiência do empregado, como integração, treinamento local e entrega de recrutamento, gerenciamento de desempenho, engajamento de funcionários e programas de reconhecimento.
• Capacidade de inovar e integrar práticas de RH em torno de questões críticas aos negócios.
• Capacidade de trabalhar de forma independente, embora se comunique com RH e liderança de negócios, conforme necessário.
Qualificações desejáveis
• Experiência anterior em áreas de RH relacionadas à experiência dos funcionários, como integração de funcionários, treinamento local e entrega de recrutamento, gerenciamento de desempenho, engajamento de funcionários e programas de reconhecimento.
• Experiência anterior em gestão de pessoas
- Desejável conhecimento de inglês.
- Domínio em pacote office
.
Competências Comportamentais
- Pró-atividade
- Bom relacionamento interpessoal
- Saber trabalhar sob pressão;
- Saber resolver situações de conflito;
- Ser educado, cordial e responsável
- Técnicas de Recrutamento
A Faculdade UNIME busca unir esforços para um mesmo propósito. É por isso que sente a necessidade de otimizar sua equipe reunindo profissionais responsáveis e qualificados para esse fim. Desse modo, está oferecendo 1 vaga para Analista de Recursos Humanos júnior.
De acordo com Oliveira e Medeiros (2008, p. 85) “Podemos dizer que recrutamento é o primeiro passo de um processo de seleção, o que atrai os candidatos interessados e que se enquadram nas exigências iniciais para o preenchimento daquela vaga”.
Existem três tipos de recrutamento, sua escolha dependerá das necessidades e estratégias da empresa. O primeiro tipo de recrutamento é o interno, no qual a empresa captará dentro da organização pessoas que se encaixem nos requisitos do cargo. A vantagem desse tipo é que os custos serão menores, mais rápido será o processo, sem contar que a empresa já conhece o funcionário que se interessa pelo cargo. O segundo tipo é o externo, onde a empresa irá buscar no mercado de trabalho novos profissionais. Sua vantagem está na possibilidade de atualização sobre as novas tendências do mercado, inserção de novas ideias, talentos e personalidades, entre outros aspectos. O terceiro e último tio de recrutamento é o misto, que nada mais é que a junção do recrutamento interno e externo.
Para o recrutamento da vaga de Analista de recursos humanos junior, será utilizado tanto o interno quanto o externo. Segundo Chiavenato (2002) apud, Juvenal (2010) as etapas de recrutamento consistem em:
- Planejamento: avaliar e programar o quadro de pessoal, considerando a quantidade de vagas, níveis de responsabilidade e de atuação, faixas salariais, entre outros.
- Execução: A empresa pode ter um profissional responsável, ou terceirizar essa atividade
- Fontes de Recrutamento: Será os locais onde são buscados os candidatos para o preenchimento da vaga como:
Interno: Intranet (quando a organização mantém em site internos da organização divulgação de vagas internamente); Quadro de avisos ao pessoal, colocando em ligares visíveis da empresa, ou em locais específicos; Checagem ao Banco de Dados, inserindo o cargo, e características que este exige;
Externo: Anúncios em jornais e revistas especializados; Palestras em instituições de ensino; Consultorias em áreas de Recursos Humanos entre outros, postagens de anúncios em redes sociais entre outros.
...