Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Por: yuriju • 29/11/2021 • Trabalho acadêmico • 460 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Nome: Yuri Junio Brandão RA: 4024652 Curso: Administração.
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
O artigo apresenta a evolução do setor de Compras/Suprimentos dentro das organizações a partir de uma mera função tática, reativa e mecânica para um departamento estratégico, proativo, alinhado aos macro objetivos da empresa e interligado aos demais departamentos organizacionais.
Tal evolução foi dividida pelo autor em quatro estágios principais, sendo:
Primeiro estágio: O departamento de compras e/ou suprimentos era apenas reativo, operacionalizava ordens, emissões de compra e venda e acompanhamento destas, sendo apenas executantes de ordens, respondendo a estímulos e necessidades, com baixa visibilidade e pouco ou nenhuma comunicação e integração com os demais departamentos.
Segundo estágio: A evolução ao primeiro estágio se dá no sentido de que as aquisições passam a ser conduzidas dentro do próprio departamento, por aqueles hábeis a desempenhar tal função. Há uma melhoria na comunicação com os demais departamentos organizacionais, com o objetivo de entender melhor a necessidade do cliente. Surge, ainda, uma preocupação com a redução de custos, melhoria nos processos de cotação, de logística e antecipação das informações de necessidade junto aos fornecedores. O setor de Compras e Suprimentos ainda atua de forma mecânica, mas busca modernização, inicia-se um reconhecimento dos altos gerentes na importância e investimento no setor, porém ainda há muito insegurança e pouca proatividade.
Terceiro estágio: Marca o início da função estratégica do setor dentro da empresa, deixando de ser apenas tático, mecânico e operacional. Passa a existir uma preocupação com a otimização do custo do ciclo de vida do produto, agregação de valor ao consumidor, engenharia de novos materiais, diminuição dos processos complexos e desenvolvimento de novos produtos.
Nesta fase, o cliente passa a ter maior participação dentro deste setor, obrigando a empresa a adotar práticas mais competitivas, fortalecendo sua posição perante o mercado. Há uma valorização dos profissionais deste setor, uma melhora na seleção dos componentes dele como recurso escasso e sua maior participação no posicionamento estratégico da organização.
Quarto estágio: O departamento de Compras/Suprimentos assume, definitivamente, seu papel estratégico dentro da instituição, participando ativamente da implementação de mecanismos para alcance dos objetivos fundamentais dela em parceria com os departamentos parceiros. O setor é percebido como parte fundamental da organização, passando a ter acesso a amplas informações do alto escalão.
São consideradas suas opiniões nos processos de tomada de decisão e torna-se altamente influente no planejamento estratégico, como decisões de provisão, identificação de fornecedores internacionais, redução no número de fornecedores, qualidade, análise de valor, etc.
Surge, a partir de então, o chamado Strategic sourcing, definido como a maior integração junto à rede de fornecedores, objetivando a obtenção de vantagens para a empresa neste sentido, reduzindo custos, aumentando a qualidade, tecnologia, velocidade no atendimento de demandas e disponibilização de novos produtos ao consumidor em geral, assumindo de fato, seu valioso papel no planejamento estratégico organizacional.
...