Administraçao financeira e financas empresariais
Por: 19calila • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 704 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
Administração Financeira e Finanças Empresarias
Autores: Fabricio Mariano e Anderson Meneses
A administração financeira e orçamentaria tem como objetivo maximizar a riqueza dos proprietários com foco nas decisões de investimento, financiamento e dividendos com finalidade de minimizar riscos e maximizar lucro e riqueza. De acordo com esta realidade deve-se fazer uma identificação do ambiente, assim como identificar o comportamento dos investidores.
O ambiente financeiro é composto por gerentes financeiros, mercados financeiros e investidores.
O papel do gerente financeiro da empresa é viabilizar oportunidades de negócios, considerando que, para atrair o capital e viabilizar um empreendimento, é necessário prever o montante de capital a ser utilizado, tendo em vista sua forma de captação, mercado de dividas, mercado de acionário, ou ambos, em consonância com os planos de investimentos da empresa.
A administração financeira em si, diz respeito as responsabilidades do gerente financeiro numa empresa, no que se refere a avaliação de projetos e seu fluxo de caixa futuro com o objetivo de proporcionar um retorno compatível com o nível do risco ao projeto, ou seja, é o uso eficiente dos recursos financeiros.
O orçamento de capital é o processo pelo qual se avaliam e selecionam os projetos de investimento de longo prazo. Do ponto de vista financeiro o orçamento apresentam as seguintes etapas:
- Geração de propostas: consiste na proposta de investimentos elaborados pelos gestores;
- Avaliação e analise: refere-se a viabilidade econômica financeira de cada projeto, logo deve-se levar em conta uma analise da TIR, PAYBACK, VPL e elaboração do fluxo de caixa;
- Tomada de decisões: aprovar os projetos que apresentam maior retorno e menor risco;
- Implantação: implantas os projetos escolhidos;
- Acompanhamento: monitorar cada projeto aprovado;
O fluxo de caixa das empresas é dividido por atividades operacionais, de financiamento e de investimento.
O fluxo de caixa operacional é aquele que apresenta as atividades rotineiras da empresa, como recebimentos e pagamentos do dia-a-dia. Em regra, são variações do ativo e passivo circulante. O caixa somente será alterado pela entrada e saída de dinheiro.
O risco da empresa esta dividido em risco entregue aos administradores e risco da empresa no mercado de capitais.
O risco da empresa se divide em diversificável e não diversificável.
- O diversificável – entregue aos administradores: investir em um local onde a questão cultural pode afetar os lucros da empresa.
- Não diversificável – oriundos de variáveis exógenas, terremotos, guerras, etc.
O risco do mercado
Nesse caso, esta se considerando que uma empresa possui ações na bolsa, ou seja, a empresa é de capital aberto incorrendo, desse modo, no risco de mercado de capitais.
De acordo com esta realidade, o risco será dividido em risco diversificável e sistemático.
Perceba que há um homônimo quanto ao risco diversificável, entretanto são riscos de natureza distintas.
...