Alpargatas estudo de caso
Por: Naialy Patricia • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 476 Visualizações
Resolução do exercício de Introdução a Administração
1° O primeiro fator foi à desconfiança de todo o setor com a nova administração, depois toda a forma de administração arcaica e não muito inovadora que existia a burocracia entre os departamentos, a centralização de todos os produtos a um só diretor, fazendo com que o espaço para o marketing fosse quase zero, sua politica anterior era a de fazer o máximo que pudesse sem se importar com a opinião publica, juntando todos esses problemas internos podemos também soma-los a grande concorrência com a chegada de peças chinesas e outras fabricas no Brasil. Mas, podemos observar que o maior tabu a ser quebrado era as relações internas extremamente hierarquizadas e com um clima bastante pesado.
2° Para começar todos sabiam que a fabrica não ia bem, então eles estavam inseguros quanto ao futuro, devido à centralização de poder os funcionários tinham pouco ou nenhum incentivo para serem criativos e repassar suas ideias mesmo que pequenas ao setor de produção demostrando assim seu potencial.
3° As características principais encontradas foram o auto nível de hierarquização, falta de entrosamento entre equipes e contenção de novas ideias, levando a um clima ¨ intragável entre os membros da organização¨, fazendo com que os processo dentro da organização demorassem a circula de com extrema burocracia.
4° Eliminar funcionários resistentes a mudanças incentivando a criatividade; redução da formalização, liberdade para tomar decisão; delegação de tarefas; incentivos e ideias de Novos Produtos ou melhorias do funcionamento da empresa; participação nos resultados da empresa e proximidade eliminando hierarquia.
5° Fatores higiênicos: redução de formalização, relações mais simples e diretas, fatores: motivacionais, autonomia para criação e decisão, participação nos resultados, delegação de tarefas.
6° Os funcionários que decidiram continuar se beneficiaram com a visão de um futuro que poderia ser promissor, agora a empresa presava por um bom clima organizacional, desenvolvimento potencial individual e isso trazia um bem-estar físico.
7° Fernando tigre, acreditou que a informalidade nas relações interpessoais tivesse o poder de incentivar os empregados, tornando os colaboradores da organização tão importantes quanto seus superiores. Onde relações mais simples e diretas dão a sensação de inclusão na empresa fazendo com que todos se sintam responsáveis e contentes Pelo sucesso. Dessa forma foi possível incrementar a participação ativa de todos os o fluido do capital humano da organização. O enfraquecimento da burocracia contribuíram para a motivação do funcionário. E com a participação nos resultados os funcionários obteve um comprometimento satisfatório. Esses fatos mostra Fernando tigre como um líder orientado para pessoas.
...