TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da Comunicação Interna Entre As Empresas

Por:   •  28/11/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.441 Palavras (18 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 18

ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO INTERNA ENTRE AS EMPRESAS - MATRIZ E FILIAL

ANALYSIS OF INTERNAL COMMUNICATION BETWEEN THE COMPANIES - HEADQUARTERS AND BRANCH

ELVYS HENRIQUE DE OLIVEIRA¹

HELCIMARA AFFONSO DE SOUZA²

        

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de identificar as dificuldades de comunicação dentro da organização sendo elas matriz e filial. A pesquisa para este artigo veio da necessidade de entender melhor o que tem acontecido nas empresas e a falta de comunicação entre a empresa mãe, que é a matriz, e suas filiais. É de fato um problema que atinge grande parte das empresas onde há uma distorção nas mensagens recebidas e enviadas podendo assim acarretar em uma demora na resolução de um problema trazendo um transtorno para o cliente final e até a própria organização. A falta dessa comunicação eficaz gera um custo e um tempo que poderiam ser evitados se fossem melhor trabalhados.

Palavras-Chave: Artigo. Comunicação interna.Organização.

ABSTRACT

This article aims to identify the difficulties of communication within the organization, being them headquarter and branch. The research for this article came from the need to better understand what has been happening and the lack of communication between the parent company, which is the Matrix, and its branches. It is in fact a problem that affects most companies where there is a distortion in the messages received and sent, which can lead to a delay in solving a problem, bringing an inconvenience to the end customer and even the organization itself. The lack of this effective communication generates a cost and a time that could be avoided if they were better worked.

Keywords: Article. Internal communication. Organization.

1 INTRODUÇÃO

O mundo corporativo atual tem sido cada vez mais exigente em qualidade de atendimento, de vendas, em tecnologia e demais assuntos. A comunicação entre os funcionários ou colaboradores precisam ser de forma clara e objetiva.

Segundo alguns especialistas na área empresarial, os problemas em uma empresa ou organização estão ligados a comunicação, ou seja, é um aspecto que atinge boa parte das organizações. Existem situações em que na maioria das vezes a informação chega para determinada pessoa, mas a mesma não sabe como passar ou lidar com essa informação para assim ter uma certa comunicação entre as partes envolvidas.

Nesse sentido, conforme defende o jornalista e escritor Gustavo Matos (2009, p. 91), “a empresa que não favorece a cultura da comunicação acaba perdendo confiança, produtividade, qualidade, credibilidade e, consequentemente clientes, negócios e mercado, o que significa baixa competitividade. ”

Neste artigo iremos ter um vislumbre da história da comunicação, identificar e analisar os problemas relacionados a ela, verificar quais soluções mais viáveis que podemos trazer para a empresa e suas filiais e por fim, mostrar a eficácia e relevância deste termo tão conhecido e tão mal utilizado dentro e fora das organizações de forma metodológica com pesquisas bibliográficas em livros, artigos e sites.

2 SOBRE A COMUNICAÇÃO

No decorrer da história da comunicação humana foram desenvolvidas várias formas de se comunicar uns com os outros. Lá atrás, na pré-história, a primeira forma de se comunicar era por meio de desenhos e pinturas em pedras, cavernas e outros locais rochosos. Mais à frente vieram a escrita e também o alfabeto com o povo Fenício. O sinal de fumaça, muito utilizado pelos povos indígenas, era uma forma de se comunicar quando haviam perigos ao redor de suas moradias. O correio teve início com o envio de leis e decretos em papiro pelos mensageiros de faraó e mais a frente veio o papel tão utilizado hoje em dia. Demais formas foram criadas ao longo do tempo e em seguida substituídas. Do telégrafo para o telefone com fio e depois sem fio, da rádio para Tv e por fim a internet, essa última como uma das formas mais amplas de comunicação com o mundo em curto espaço de tempo.

A comunicação é um marco histórico que revolucionou o mundo. Desde os primatas, até os dias atuais. A tecnologia avançou a passos largos. A comunicação teve seu contributo na medida em que o tempo passava, ela estava sempre presente. Foi e continua sendo o viés mais importante da evolução humana, fez o grande diferencial entre o ontem e o hoje. Será a mola propulsora entre o hoje e o amanhã. Será uma grande força contributiva de um futuro bem próximo (RODRIGUES, 2007).

Comunicação é uma palavra que vem do latim “communicare”, que significa comum. Em sua estrutura existe a junção das palavras comum + ação, ou seja, é o esforço daquele que se comunica buscar algo em comum com o outro. Comunicar não é apenas transmitir algo, é fazer com que esta interação entre as pessoas seja compreendida.

Comunicar não é somente transmitir uma mensagem é, sobretudo, fazer com que a mensagem seja compreendida pela outra pessoa. Se não houver compreensão do significado, não há comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se torna efetiva. (CHIAVENATO, 1989, p. 39)

A comunicação é de suma importância para o ser humano ter um mínimo de contato, é responsável por garantir uma troca de informações de um indivíduo para o outro, seja ela clara de forma expressa ou de forma mais complexa como o código Morse.

2.1 Processo da Comunicação

Inicialmente é preciso entender e compreender o conceito da palavra processo. “Quando chamamos algo de processo, queremos dizer também que não tem um começo, um fim, uma sequência fixa de eventos. Não é coisa estática, parada. É móvel” (BERLO 1999, p. 23).

E sobre a comunicação, há diversas formas e meios existentes. Existem os meios escritos, os sonoros, audiovisuais e os que estão mais em uso neste século que são os celulares, computadores e a internet. O ser humano tem a necessidade de se comunicar de alguma forma e não seria diferente no campo de nosso estudo que são as organizações empresariais e suas filiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com