Análise Por Meio de Indices Financeiros
Por: Diogo Ferreira de Castro • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina de Gestão Financeira e Econômica
Profa. Dra. Elizabete M. Serra Negra
TRABALHO AVALIATIVO - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TÉCNICO
Nome:_________________________________________ Nota: __________
Valor: 10 pontos
Com base na leitura, interpretação e análise do artigo ‘Análise por Índices Financeiros e econômicos: Um Estudo de Caso de uma Empresa de Médio Porte’ responda as questões a seguir:
- Qual a principal importância da análise financeira e econômica de uma empresa?
A análise financeira e econômica de uma empresa nos possibilita avaliar e emitir pareceres e diagnósticos sobre a diversas questões como: Avaliar se a empresa está sendo bem administrada, decidir captar ou conceder créditos, Aplicar ou não capital acionário, Identificar sua capacidade de solvência (Risco de falência) e comparar suas evoluções entre os anos.
2) O que vem a ser composição de estrutura de capital de uma empresa? Quais são as fontes internas e externas?
Existem duas opções para financiar as operações da uma empresa. A primeira delas utiliza recursos próprios, ou seja, seus fundos privados(Fontes internas). Já na segunda opção, você financia essas operações com investimentos de terceiros, como bancos comerciais, mercado de capitais, etc (Fontes externas).
Entre outros fatores, o que diferencia as duas modalidades é, principalmente, o custo de aplicação.
- O que vem acontecendo e qual sua variabilidade entre 2008 e 2010 do Índice de Liquidez Corrente da empresa analisada? Este índice em 2010 continua sendo conveniente para a empresa? Justifique?
Observa-se que nos três anos o quociente foi maior que R$1,00, tendo o ativo circulante maior que o passivo circulante. Isso significa que os investimentos no ativo circulante são suficientes para cobrir as dívidas de curto prazo e permitir uma folga de 89%, 71% e 22% dos anos de 2008, 2009 e 2010.
Este índice de 2010 continua sendo conveniente para a empresa, pois ela continua conseguindo arcar com suas dúvidas, mesmo tendo menos “sobras” de liquidez.
4) Os resultados encontrados de imobilização do patrimônio líquido nos períodos analisados foram favoráveis para a empresa, sendo que os percentuais foram menores que 100%. O índice de IPL mostra que 57%, 37% e 56% do PL foram investidos no ativo permanente. Pergunta-se: onde estão aplicados as diferenças 43%, 63% e 44% dos respectivos anos?
O restante do percentual (43%, 63% e 44%) foi aplicado no ativo circulante, chamando essa parcela de CCP.
5) Pelos resultados apresentados, observou-se que por mais que seu ativo tenha aumentado, seu passivo também aumentou, deixando seus índices de liquidez em cada ano menores. O que isto impacta em termos de futuro para a empresa?
A empresa deve ficar em alerta,pois, futuramente, essa situação pode apresentar problemas com o fluxo de caixa e insolvência iminente do negócio.
...