Análise de crédito por meio de Índices Financeiros
Por: francon • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.737 Palavras (11 Páginas) • 249 Visualizações
Unip interativa
Analise de crédito baseado em
ìndices de liquidez e endividamento
Aluno(s): EDSON SALVADOR DA SILVA
RA 1118824
POLO
IPIRANGA
2013
edson salvador da silva
ìndices de liquidez e endividamento
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Estudos Disciplinais –TG / Analise de Balanço, no Curso de Ciências Contábeis, na Universidade Paulista - UNIP. Prof. Hidelbrando Hilton de Souza Oliveira; Luiz Gustavo Volpi; Ricardo Luis Fontes.
Introdução
Analise de crédito por meio de Índices Financeiros
A contabilidade é um instrumento de função administrativa que tem por finalidade controlar o patrimônio, apurar o resultado e prestar informações sobre o patrimônio das empresas, auxiliando seus usuários no processo de tomada de decisões (FERREIRA, 2007).
Devido à vasta gama de informações fornecidas pela Contabilidade ao administrador financeiro, torna-se fundamental interpretar a linguagem contábil e sua nomenclatura de maneira eficaz, utilizando-se de algumas técnicas para tal interpretação, dentre as quais, destaca-se a análise dos índices de liquidez e endividamento. Esses índices, por sua vez, são baseados nas demonstrações contábeis que são divulgadas pelas empresas em geral.
A análise desses índices fornece informações cruciais para tomada de decisões, seja para investidores, analista de crédito entre outros ou mesmo administradores.
Este trabalho caracteriza-se por uma análise comparativa dos índices econômico-financeiros e sua evolução
histórica, baseada em índices de Liquidez e endividamento, partindo da analise de uma empresa hipotética, a Funerária “vaicomdeus”.
Análise de crédito basedo em índices de liquidez e endividamento
Foi solicitada ao sr. Felizardo, gerente do Banco Grandes Negócios S.A, após receber a seguinte quadro com alguns índices financeiros, enviada pela Contadora Luiza Trindade, da empresa Funerária “Vaicomdeus”, como segue a baixo, a opinião sobre a posição financeira da empresa e o que eu faria caso estivesse que dar minha opinião quanto a estes índices – como mostra o quadro a seguir. Em face a uma solicitação de financiamento por volta de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais).
Envio o quadro solicitado sobre a posição financeira da “ Funerária Vaicomdeus”, de acordo com as demonstrações financeiras recebidas. Entendo sua necessidade em ampliar os negócios, porém algumas medidas deverão ser tomadas antes de solicitar aquele financiamento bancário comentado em nossa última reunião.
Aguardo seu retorno.
Att,
Luiza Trindade
Além disso, foram fornecidos os dados para analise conforme quadro abaixo sobre a posição financeira da empresa.
Quadro – Posição financeira da empresa “Funerária Vaicomdeus Ltda.”
Índices de liquidez e Endividamento
Vamos a alguns comentários. Primeiramente, o que se entende por liquidez?
Em termos econômico, contábil ou financeiro temos algo como.
a) “Capacidade de comprar ou vender um investimento com o mínimo de esforço, sem afetar seu preço”.
b) “capacidade de converter um investimento em dinheiro”.
c) “disponibilidade de ativos líquidos, especialmente em relação a compromissos de curto prazo”.
Assim vimos que é a capacidade de transformar um ativo, ou ter dinheiro em caixa para se poder pagar uma divida, ou seja, um passivo. Isso implica em dizer que os índices de liquidez têm por finalidade medir a capacidade de pagamento de uma dada entidade. Ela expressa, por assim dizer, o “fôlego financeiro” de uma entidade, seja ela pública ou particular. Daí a razão por que os Índices de Liquidez Geral, Corrente, Seca e Imediata terem sido construídos de maneira a expressar uma relação entre um “Ativo” e um “Passivo”, isto é, uma dada fonte de recurso (bens e direitos) e sua correspondente obrigação, num mesmo período de tempo.
Quanto ao seu questionamento sobre índices de liquidez, vou simular, primeiramente, uma situação envolvendo o índice de liquidez corrente e depois extrair algumas conclusões a respeito. Pois bem. Considerando Ativo Circulante (AC): 50 mil reais e Passivo Circulante (PC) de 25 mil reais: Qual o Índice de Liquidez Corrente? Fácil: é 2,00. E o que isso quer dizer? Simples. Para cada real a pagar disponho de dois reais. Minha solvência, isto é, meu fôlego financeiro é ótimo. Mas a análise não pára por aí. Isto porque, na verdade, o índice encontrado também poderá ser dito de outra maneira: de cada 2 reais que disponho, um é meu, de fato, e a outro não me pertence; apenas está em meu poder. Pertence a terceiros. Tenho apenas a posse desta unidade monetária, mas não disponho de sua propriedade. Não sou, pois, seu titular. Essa conclusão traz repercussões gigantescas! Isto porque, se a unidade monetária não me pertence, não posso utilizá-la em meu favor. Em outras
palavras, não posso utilizá-la em meu proveito, a exemplo de poder utilizá-la para adquirir
...