Análise do Ambiente Externo
Por: vineecosta • 18/10/2019 • Trabalho acadêmico • 991 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
- Com base na análise do ambiente externo, indiquem quais são as ameaças e oportunidades que a Águia S. A. pode se deparar caso decida realmente investir na Coréia do Sul:
Análise do Ambiente externo:
Economia – Mercado com baixo risco para investimentos; Demanda por cerveja crescente, mais de 15% ao ano.
Governo e política - O governo coreano aumenta as barreiras ao capital estrangeiro, tornando difícil a entrada de empresas do exterior; os salários têm subido 18% ao ano.
Questões sociais - Consumidores sul-coreanos estão ávidos por produtos do Ocidente
Demografia - Maior mercado de consumo da Ásia.
Oportunidades – A Coreia do Sul é o maior mercado de consumo da Ásia, isso abre um grande espaço para que a Águia S.A. possa se expandir. Por ser um mercado de baixo risco e os consumidores estarem com muita vontade de produtos estrangeiros entrando no país, mostra que ao colocar a Águia S.A. em território coreano, o sucesso será praticamente certo. A possibilidade de criar uma joint venture com uma fábrica de cerveja coreana tornaria a implantação de uma fábrica, bem mais fácil de se concretizar
Ameaças – O custo de implantação de uma fábrica nova na Coreia é muito alto, cerca de 10 milhões apenas pelo terreno; se quiser alugar, 1 milhão seria o depósito inicial. Os salários estão aumentando muito, 18%, nos últimos anos e o governo tende a colocar barreiras para que empresas estrangeiras tenham dificuldade de se estabelecer lá.
- Baseados no modelo de cinco forças de Michael Porter, indique como cada um dos cinco itens ocorreria ao ser implantada a estratégia de internacionalização da Águia S. A.
- Empresas atuantes - Como uma empresa nova no mercado coreano, a Águia S.A. não teria muito como “apitar” sobre a maneira como são feitas as coisas na Coreia, não conseguiria negociar muito com fornecedores, funcionários, etc...
- Ameaça de novos entrantes - O governo coreano torna difícil a entrada de empresas estrangeiras no país, isso seria uma dificuldade a ser encarada pela empresa.
- Ameaça de produtos substitutos - A Águia S.A. teria um gasto enorme com a construção da nova fábrica, além disso, o custo da mão de obra na Coreia é muito alto, assim, elevando os custos de produção.
- Poder de negociação dos compradores – Como diz no case, os consumidores coreanos estão querendo produtos estrangeiros em seu dia a dia, isso faz com que o poder de barganha da Águia S.A. seja grande, tendo em vista que não há muitas empresas estrangeiras investindo no país.
- Poder de negociação dos fornecedores - Não haveria muito poder de negociação por ela ser uma empresa estrangeira e nova no país. No caso da joint venture com a empresa coreana, esta força de Porter se tornaria um ponto forte pois, haveria muito mais poder de barganha com fornecedores.
- Elabore ao menos três cenários: um otimista, um pessimista e um provável para a Águia S.A. em relação ao mercado sul-coreano de cervejas.
Cenário 1: O mercado consumidor da Coreia é muito grande e há um grande espaço para que a Águia S.A. possa se desenvolver, com isso, ao aplicar um valor significativo na construção da nova fábrica de cerveja, a Cervejaria poderá obter lucros extraordinários, afinal, como diz o texto, os Coreanos estão requisitando produtos estrangeiros em seu cotidiano.
Cenário 2: Pelos preços altíssimos de aluguel e de compra de terreno, a implantação de uma nova fábrica na Coreia se torna algo praticamente inviável. Mesmo que a cervejaria consiga comprar ou alugar um terreno, a mão de obra dos coreanos está ficando cada vez mais cara, isso faz com que os custos de produção fiquem muito altos, assim dificultando a boa performance da Águia S.A.. Fora estes pontos, o governo sul coreano tende a aumentar as barreiras para produtos do exterior, mais uma vez dificultando a Águia S.A. a conseguir se desenvolver e obter lucros neste mercado “difícil”.
...