Analise SWOT e BCG
Por: PatriciaCDias • 19/5/2015 • Seminário • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 591 Visualizações
JK Alimentos
A empresa com 30 anos de atuação no mercado, realizando a distribuição de produtos alimentícios para empresas de pequenos, médios e grandes portes. Zona Cerealista, possui profissionais capacitados para realizar a entrega de produtos de alta qualidade e preços justos, com pontualidade e excelência em atendimento.
A empresa distribui uma enorme gama de produtos como: Condimentos; Especiarias; Grãos e Produtos Naturais.
Atuando em todo o território nacional transportando os produtos com pontualidade, eficiência, qualidade no serviço e segurança, a fim de atender às necessidades de seus clientes.
A Reino Alimentos esta sempre pensando no melhor para os seus produtos dentro dos padrões reconhecidos no mercado.
Missão: Desenvolver, produzir e comercializar condimentos e serviços com qualidade que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de consumir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negocio.
Visão: Estar entre as principais empresas do ramo de condimentos e ser referência de excelência em produtos alimentícios e serviços.
Valores: Satisfação do cliente; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas; Respeito ao meio ambiente; Responsabilidade social.
Riscos: Principais riscos à qualidade dos produtos.
- Desvios (quebras, avarias)
- Contaminação (mofo/fungos/bichinhos)
Pontos Críticos: Pontos Críticos dos Processos Logísticos da empresa.
- Recebimento
- Armazenagem
- Controle de estoque
- Separação de produto
- Acondicionamento para embarque
- Identificação para embarque
- Expedição
- Transporte
Definição básica de qualidade:
“habilidade de um conjunto de características inerentes de um produto, sistema, processo ou serviço para atender plenamente os requisitos dos clientes ou partes interessadas”.
Etapas da cadeia logística: Compra; Transporte; Armazenagem; Venda; Financeiro; Estoque; Compra / Moagem; Faturamento; Expedição; Transporte; Atacado.
[pic 1]
Estrutura Organizacional
Setor de Compras e Ressuprimentos
O Departamento de compras e ressuprimentos são responsáveis por gerenciar o planejamento de compras, envio de pedido para o exportador/fornecedor, abertura de processos de compras no sistema, requisita cotação e efetua a contratação de fretes internacionais e nacionais, faz o lançamento de embarque e controla o embarque, efetua a contratação do câmbio. Alguns representantes também efetuam o processo de compra quando solicitado pela diretoria.
Setor de Estoque
O departamento de estoque é responsável por gerenciar os custos dos produtos que a empresa fornece ou ate mesmo analisar se é viável trazer algum produto novo para compor os SKU´s (Stock Keeping Unit) da empresa. Analisam se a necessidade de está efetivando a compra de produtos, pois é feito com frequência é feita uma analise no estoque (todos os dias com alguns produtos e uma vez por semana em geral). Efetua a liberação de pedidos de vendas. Organiza e coordena as ações de inventario. Através informações que são emitidas pelo sistema, consegue identificar os produtos que estão com estoque máximo, médio e mínimo, quando chega no estoque mínimo ele bloqueia os pedidos para que contem aquele produto e liberação é feita pelo estoque que irá analisar se o item ficara com ruptura de estoque.
Setor de Logística e Expedição
O departamento de logística e expedição é responsável por gerenciar as entradas e saídas das mercadorias nos armazéns, bem como a movimentação e armazenagem no estoque e transporte de mercadoria. Faz a contratação e os lançamentos dos conhecimentos de transporte no sistema, efetua o agendamento de entregas com os clientes, controla o processo de etiquetagem, organiza e coordena a realização de inventario junto com o departamento de estoque, efetua o controle dos conhecimentos e comprovantes de entregas, mantém contato com muita frequência com clientes e vendedores com a finalidade de atender as necessidades dos clientes.
Setor Fiscal e Faturamento
O departamento fiscal e faturamento são responsáveis por todo o aspecto fiscal da empresa, nenhuma mercadoria entra ou sai da empresa sem ter o registro no sistema. O fiscal é quem trabalha com a parte burocrática referente a tributos e legislações vigentes para cada estado onde são comercializadas as mercadorias da empresa. O faturamento emite as notas fiscais tanto de entrada como de saída, é responsável pela conferência de fretes no sistema, efetua atendimentos telefônicos com clientes, vendedores e representantes.
Setor Financeiro (Contas a pagar e receber)
O departamento financeiro realiza o pagamento e o recebimento de valores, parcelamento dos débitos e negociação das dívidas, despesas operacionais, adiantamento de despesas, conciliação e baixa bancaria, acertos bancários referentes a adiantamento de despesas, atende as consultas feitas por e-mail, fornecendo informações sobre listagem de cobranças, emissão de guias de impostos (CSLL, Imposto de Renda sobre serviço, PIS, COFINS), orientação sobre procedimentos de cobranças, pagamento dos débitos e créditos e forma de regularização, receberem as correspondências entregues pelos Correios e entregar para o departamento responsável.
Setor de Departamento De Pessoal
O departamento de pessoal é responsável por gerenciar a operacionalidade dos recursos humanos e por executar ações que visem ao comprometimento, desenvolvimento e integração entre os funcionários, garantindo o melhor aproveitamento de suas capacidades. O departamento também é responsável pelas informações prestadas a órgãos legais, governamentais e fiscalizadores, pelo recolhimento de encargos referentes à folha, pelo informe de rendimentos, gerenciamento do ponto eletrônico e por realizar procedimentos específicos para a contratação de novos colaboradores, que é feita por meio de agencia de empregos e pela entrega do currículo na própria empresa.
...