Analise do filme chocolate de Lasse Hallstror
Por: Carolvlacerda • 12/9/2017 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 1.366 Visualizações
Empreendedorismo – Analise Filme
Chocolate de Lasse Hallström
Vianne Rocher, uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Uma cidade conservadora, governada por um conde que dita às normas e dá exemplos de comportamentos sociais. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, por ser época de quaresma a população não fica muito satisfeita com a abertura da loja e no pensamento de todos o negócio não duraria muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.
Vianne herdou da mãe todo o conhecimento sobre a utilização do cacau e a tradição de ir de vila em vila levar esse conhecimento e espalhar o efeito que ele pode ter na vida das pessoas. Ela ajuda as pessoas a se libertarem da opressão moral, e no final, ela acaba se libertando de sua própria tradição nômade, que eram simbolizados pelas cinzas de sua mãe.
No começo Vianne trabalhava sozinha, sempre mantendo o foco no cliente. A estratégia usada por ela para fortalecer o negócio e conquistar o freguês era adivinhar o chocolate que cada um mais gostava, o sabor do cacau era capaz de deixar as pessoas mais confiantes para resolverem seus problemas pessoais e sempre que podia Vianne dava conselhos e tentava ajudar ao máximo todos os moradores da cidade. Depois contou com a ajuda de Josephine, que foi acolhida por Vianne após um episódio de violência. No final contou com a ajuda dos moradores para reabrir a loja, a qual ela estava desistindo por conta de sua tradição nômade.
Vianne é independente, corajosa, autoconfiante, solidaria, é uma pessoa firme, com um grande conhecimento tradicional de sua mãe ao preparo do chocolate. Não pensou antes a respeito de abrir seu negocio. Sozinha planejou tudo. Mesmo com o momento da abertura do negocio não sendo um dos mais ideais, visto que o pensamento da população local tem de quaresma é privação, sofrimento, renuncia, jejum e abstinência, Vianne não se abala, e aceita o desafio imposto pelo conde que duvida que seu negócio de certo. Ela assume o risco da competição e com sua persuasão vai conseguindo conquistar os moradores tornando seus chocolates um sucesso.
Com a análise do filme se entende que além de um bom atendimento, entender a cultura do ambiente externo sempre facilita a abertura de qualquer negócio. É necessária a persistência naquilo que se acredita, e a qualidade daquilo que se oferece.
...