Apresentar o Desenvolvimento Conceitual do Mercado Financeiro e de Capitais e Suas Aplicabilidades
Por: Mario Soares • 11/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 158 Visualizações
Apresentar o desenvolvimento conceitual do mercado financeiro e de capitais e suas aplicabilidades
O mercado de capitais é um dos componentes do sistema financeiro e, como o próprio nome indica, está voltado para a capitalização das empresas.
A empresa pode captar recursos por meio do mercado de capitais para financiar o projeto.
Os investidores também podem usar o mercado de capitais para investir em empresas e comprar seus títulos de crédito privados em troca de lucratividade e valorização de ativos.
Ao aproximar as empresas dos investidores, os mercados de capitais desempenham um papel importante em qualquer economia, pois os mercados de capitais passam a ser o motor da atividade econômica.
As empresas são o principal canal de criação de riqueza social, e uma economia saudável depende dos canais pelos quais essas empresas obtêm recursos para captar recursos para seus projetos, operações e atividades.
Além disso, é uma empresa que cria oportunidades de trabalho. Portanto, o poder de consumo da sociedade depende da situação financeira dessas empresas. Quanto mais investimento no mercado, mais dinheiro em circulação e a economia esquentará.
Geralmente, as instituições que pertencem ao mercado de capitais são empresas, bolsas de valores, corretoras, bancos e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A principal função do mercado de capitais é distribuir títulos e ativos das empresas entre os investidores. Mas como o mercado de capitais funciona na prática? Há três grandes categorias de ativos, também chamados de valores mobiliários, em negociação no mercado de capitais:
Ações
Uma ação é um papel que é negociado em bolsa de valores, o que garante a participação de seus proprietários na empresa. Quando você compra ações, você se torna um sócio da empresa - ou uma pequena parte dos proprietários da empresa.
Ao investir em ações, os investidores podem lucrar com a distribuição de dividendos ou com a valorização das ações ao longo do tempo. Para as empresas, a emissão de ações é uma forma de levantar fundos, e os fundos fluem diretamente para o caixa da empresa, proporcionando proteção de recursos para o crescimento da empresa.
Debêntures
Debêntures São títulos de crédito privado com perspectivas de investimento de médio a longo prazo. As empresas emitem títulos para financiar diretamente projetos de crescimento ou aquisição de novas empresas. Na verdade, quando você compra títulos, está emprestando para a empresa e assume o risco de crédito da empresa. Em troca do risco de a empresa não cumprir suas promessas, você obterá um retorno superior à lucratividade realizada por outros títulos de renda fixa.
Commercial Papers
Commercial papers são títulos de crédito privado de curto prazo emitidos por empresas para captar recursos no mercado de capitais. Para os investidores, o retorno do investimento em papel comercial pode ocorrer em até 360 dias.
De que forma o mercado financeiro e de capitais utiliza a contabilidade na tomada de decisões?
A contabilidade é um documento técnico que fornece informações necessárias para a tomada de decisões. Por exemplo, quando um investidor pensa em investir em ações, como ele (pessoa física ou jurídica) sabe se a empresa é lucrativa, se possui ativos e se realmente ganha dinheiro? Ou seja, os participantes do mercado de capitais utilizam as informações contábeis divulgadas pela empresa para as decisões de investimento. Fazer um plano de investimento sem conhecer a situação financeira da empresa é um risco sério. Se as informações da empresa nas demonstrações financeiras da empresa são cuidadas por profissionais (contadores e auditores), e não possuem padrões éticos rígidos, devem ser atendidas por profissionais (contadores e auditores), ou não têm recebido a suficiente formação acadêmica. Quanto risco isso representa para os investidores? Não os verificaram, não têm que considerar a atualização profissional constante?
Uma vez que os participantes do mercado de capitais contam com informações contábeis confiáveis e de alta qualidade para tomar decisões de investimento, este cenário hipotético pode levar ao risco de recessão na ordem econômica do país e espalhar seu impacto para toda a sociedade. Portanto, a divulgação de demonstrações financeiras confiáveis pela empresa é condição necessária para a estabilidade e o desenvolvimento do mercado de capitais do país.
Uma análise do mercado primário e secundário de que forma estes mercados deverão de comportar
Quando falamos sobre os principais mercados ou questões importantes, estamos falando sobre a criação de novos ativos financeiros, como ações de uma empresa ou uma série de títulos. No mercado primário, as empresas vendem ativos financeiros diretamente aos investidores.
Uma oferta pública inicial (ou IPO em inglês) é um exemplo de um grande mercado. Uma oferta pública inicial de ações refere-se à oferta inicial de ações de uma empresa para negociação em bolsa de valores. Nesse caso, a empresa em questão contratou vários bancos para realizar ofertas públicas de diversas ações, e os investidores que decidiram adquirir essas ações negociaram diretamente com a própria empresa.
No mercado primário, ainda temos problemas de endividamento. Quando um banco decide emitir uma série de CDB ou títulos corporativos, os investidores que insistem em emitir negociam diretamente com a empresa, que constitui o principal mercado.
Não são apenas as empresas que negociam nos principais mercados. Por exemplo, o governo também emite títulos no mercado primário. No Brasil, o Tesouro Direto é um bom exemplo. Ao comprar títulos pelo Tesouro Direto, você está negociando diretamente com o governo, ou seja, negociando no mercado principal.
O mercado secundário é aonde os ativos são negociados entre investidores. No mercado secundário as negociações geralmente acontecem em uma Bolsa de Valores, como por exemplo a B3 no Brasil, mas podem ainda acontecer em um mercado de balcão, através de uma corretora de valores. O que importa para ser um mercado secundário é que a negociação aconteça entre dois investidores, independente do ambiente no qual a negociação ocorra.
Digamos por exemplo que você decida comprar hoje algumas ações da Ambev na B3. Se você compra uma dessas ações você estará negociando diretamente com outro investidor, sem intervenção da própria Ambev. Isso caracteriza um mercado secundário.
...