Aps 3° semestre adm
Por: Ana Castro • 30/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.513 Palavras (15 Páginas) • 612 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Trabalho Integrado do curso de Administração que acontece por meio do Programa de Iniciação às Práticas Administrativas III (PIPA III) é de extrema importância para o processo de aprendizagem dos estudantes de graduação do referido curso. Por ser planejado de modo que os alunos sejam inseridos nas práticas de uma empresa, o PIPA III visa contribuir para o desenvolvimento das competências requeridas por administradores, os quais poderão atuar dentro de diversas áreas e, propor um meio de reflexão crítica da realidade a partir de fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo, nesse caso sendo Estruturas Organizacionais.
A escolha da empresa estudada, Cerealista São Joaquim Ltda., se deu devido ao fato de um dos integrantes do grupo, trabalhar na empresa e ser filho do Gerente Administrativo. Assim, o acesso as informações necessárias para o desenvolvimento deste trabalho, foi de fácil obtenção. Metade dos membros do grupo residem na cidade de Ribeirão Preto, os outros moram nas respectivas cidades de Serrana e Dumont, porém esse fato não atrapalhou o desenvolvimento do trabalho, já que as reuniões para discussão e formulação dos tópicos, foram realizadas na UNIP durante os períodos destinados para atividades complementares, na casa de alguns integrantes do grupo aos finais de semana e foi realizada uma visita à empresa analisada, para conhecimento do local e esclarecimentos gerais.
O conteúdo deste trabalho engloba primeiramente informações sobre a origem, denominação e forma de constituição da organização, principais produtos e processos utilizados na produção, clientes alvo, concorrentes e composição da força de trabalho. Em seguida, foi feita uma revisão conceitual dos conteúdos disciplinares abordados, integrados as características da empresa.
Por fim, aspectos sobre o a matéria abordada Estruturas Organizacionais, tendo como objetivo analisar a estrutura da empresa, seu perfil, produtos, qual o mercado e onde atua e suas maiores debilidades para que com isso seja apresentada a empresa um projeto de melhoria inserindo uma organização estrutural a empresa.
PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
1. Fundamentação Teórica
A estrutura organizacional é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho, e define não apenas as atribuições específicas, mas também o modo como devem estar interligados os diversos grupos especializados, chamados departamentos (MAXIMIANO, 1986). É vista também com um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades são especificadas e um sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes competem (VASCONCELLOS, 1989). Os objetivos da organização e a forma como estes são atingidos, constituem um importante fator de influência para o desenho da estrutura administrativa (VASCONCELLOS, 1972). Numa perspectiva operacional, a estrutura organizacional pode ser entendida como o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. A estrutura de uma organização e normalmente representada por um organograma, peça gráfica onde, esquematicamente, as ligações hierárquicas e entre os diferentes órgãos da estrutura são representados. Quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicia para a organização, aspectos como: identificação das tarefas necessárias; organização das funções e responsabilidades; obtenção de informações, recursos e "feedback" aos empregados; medidas de desempenho compatíveis com os objetivos e condições motivadoras. (OLIVEIRA, 2000). Mintzberg (2003) define estrutura de uma organização como o total da soma de meios utilizados para dividir o trabalho em tarefas distintas e, em seguida, assegurar a necessária coordenação entre as mesmas. [1: Feedback comunicação ou informação de dados sobre o desempenho relativo à qualidade, dirigida às fontes que podem tomar medidas apropriadas]
2. Estudo de Caso
2.1.1 Apresentação da Empresa
A empresa com a qual vamos trabalhar, para a realização do APS, é uma fornecedora de amendoins, que está no mercado há pouco tempo, com o intuito de entrar cada vez mais no mercado multinacional da castanha (Amendoim) devido a sua diversificação. Existe pouca concorrência, mas em compensação uma forte cobrança por parte dos clientes, visando sempre um produto melhor e de qualidade. Porem desde 2007 a Cerealista busca adaptar-se a todos os tipos de comércio, favorecendo clientes antigos (fieis), e buscando sempre estar no patamar de empresas maiores e avançadas, onde buscam com os seus funcionários atingir as metas internas de produção e mostrando para os clientes a capacidade de vencer barreiras e alcançando os objetivos estabelecidos dentro dos contratos.
A empresa tem as seguintes denominações:
• Razão Social: Cerealista São Joaquim Ltda.
• Nome fantasia: Cerealista São Joaquim
• CNPJ: 08.403.830/0001-71
• Data de fundação: 2007
• Sócios: Não tem sócios
• Endereço: Estrada Municipal de fazendas Albertinas de Dumont
Durante todo o processo produtivo, existe a constante preocupação com a qualidade, a matéria prima adquirida pela Cerealista São Joaquim, é analisada por laboratórios credenciados pelo ministério da agricultura, visando garantir a comercialização de grãos sadios. No recebimento do amendoim é feita a medição da umidade dos grãos, caso seja necessário, os mesmos são colocados para secagem artificial, evitando problemas com aflatoxina. A aflatoxina é um dos principais tipos de microtoxinas responsável pela contaminação de grãos como: milho, trigo e amendoim, os efeitos dependem da dose e da frequência com que é ingerida, em grande ou média quantidade, pode ocasionar: cirrose, necrose do fígado, hemorragia nos rins, hepatite tipo B e lesões na pele. A Cerealista São Joaquim, conta com inspeção rigorosa de uma empresa terceirizada, para controle de pragas e higiene das instalações, evitando fatores que possam prejudicar a produção e a venda do amendoim. As entregas das mercadorias vendidas, são feitas por caminhões próprios, facilitando assim o cumprimento dos prazos combinados para entrega, e acima de tudo mantendo
...