As Fases de solução de Problemas
Por: Luan Brito • 1/2/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 469 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Fases de solução de Problemas
Definição de Problemas: definição de objetivos do problema, definição de melhores alternativas e caminhos para solução, e restrições causadas pelas variáveis.
Construção do modelo: Todas as características importantes do problema são apresentadas. Nessa fase predomina a modelagem matemática, ou seja, através de equações, seja no Objetivo ou nas restrições, cabe destingir variáveis decisivas e variáveis controláveis das não decisivas. Quantidade a ser produzida é uma variável controlável, Preço de Mercado é uma variável não controlável já que depende da demanda.
Solução do modelo: O método apresenta as melhores saídas para a entrada de informações, é nessa fase que encontramos a solução de modelo para diversas técnicas, desde a solução mais simples para o problema mais simples até técnicas mais modernas para a resolução de problemas, para isso existem muitos softwares capazes de resolver problemas extremamente complexos com rapidez.
Validação do modelo: O modelo é valido se possuir soluções para que atende o problema real, e se são importantes para a tomada de decisão.
Implementação da solução: Neste momento é transferido para a realidade, os resultados relevantes das otimizações ou simulações. Nessa fase é avaliado os resultados para fazer ajustes.
A modelagem matemática em Pesquisa Operacional classifica-se principalmente pela forma de como os problemas são solucionados.
Programação linear: É uma área de pesquisa operacional com vasta ampliação em apoio de decisão. O termo “Programação” de programação linear tem origem em suas aplicações, inicialmente desenvolvido para resolver problemas industriais. Programação esta relacionado ao planejamento de recursos vastos visando atender as condições operacionais. Aplicação do programa linear em apoio a decisão ocorre no caminho escolhido para se atingir o objetivo. Programação Linear é quando os objetivos e caminhos seguem um padrão e estão ligados com as variáveis.
Programação Não-Linear: Havendo a Não-Linearidade nas funções objetivo ou restrições, encontrando inúmeros caminhos e destinos. Não-Linear não segue regra de começo meio e fim, é algo que pode ser compreendido, lido e feito de qualquer uma de suas estruturas ou momentos. A otimização caracteriza um problema de Programação Não Linear.
Programação Inteira: São problemas complexos de programação matemática, que as variáveis e as restrições são lineares, porém uma ou mais decisões podem assumir valores inteiros.
A programação linear apresenta algumas particularidades:
Proporcionalidade: A quantidade de recurso consumido para determinada atividade deve ser proporcional ao nível dessa atividade na solução final do problema. Quanto maior a atividade, maior a quantidade de recursos a ser utilizados.
Não Negatividade: Deve ser sempre possível desenvolver uma determinada atividade no nível maior ou igual a zero e qualquer proporção de determinado recurso deve ser sempre utilizado. Ou seja nunca ser negativo, como o próprio nome diz.
...