As Ferramentas 5s
Por: lauradivino • 3/12/2019 • Trabalho acadêmico • 911 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
ANA LAURA MACHADO DIVINO
5S
2019
Como organizar uma empresa? Como combater de modo eficaz desperdícios com energia, tempo, dinheiro e matéria-prima? Organizar a empresa e combater os desperdícios são duas das principais finalidades do programa 5S que é uma metodologia utilizada por diversas empresas em redor do planeta, dentre elas as mais famosas são a HP, Boeing, Coca-Cola, Toyota. Esta metodologia também é apontada como uma das metodologias responsáveis pela recuperação do Japão no período pós segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, os japoneses receberam orientação da especialistas americanos para o controle de qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês.
O programa 5S foi criado pelo professor Kaoru Ishikawa, que foi o mesmo criador do Diagrama de Ishikawa, que é conhecido como o diagrama de causa e efeito.
O aprendizado e a prática do 5S proporciona a melhoria na qualidade de vida pessoal e profissional. Com tantos recursos disponíveis na vida e também nas organizações, é preciso limpá-los, conservá-los, ordená-los ou até mesmo jogar fora quando chegar a hora. Nas organizações, a metodologia permite desenvolver uma melhoria continua, principalmente no destino dos materiais, melhorando ainda o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários.
Uma das maiores vantagens do programa 5S é que a empresa terá a cultura da disciplina por parte do quadro de funcionários. Além de mudanças físicas, as relações comportamentais também irão ganhar com isso.
Os 5S são divididos em cinco palavras de origem japonesa e cada uma significa um senso de responsabilidade.
- Seiri
- Seiton
- Seiso
- Seiketsu
- Shitsuke
Seiri é a primeira fase do programa 5S que representa o senso de utilidade e organização e tem como objetivo retirar objetos desnecessários dos locais de trabalho e também reduzir desperdício. A remoção desses objetivos ao longo do caminho não é tão fácil quanto parece, se tornando exaustiva e complexa. Em uma linha de produção, por exemplo, ferramentas quebradas, peças e até mesmo máquinas não utilizadas no momento, podem ser selecionadas nesse processo. Com esta pratica, a organização conquista diversos benefícios que melhoram a execução das atividades de rotina diária. É recomendável formar equipes multidisciplinares que além de contribuir com conhecimento, tenha autoridade para mudanças.
Seiton é a segunda fase e tem por objetivo fazer com que tudo seja ordenado. O intuito é organizar de maneira que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Nesta fase é muito importante definir os locais de armazenamento e que também as pessoas saibam usa-los de maneira correta. Por isso, como qualquer outro programa, deve-se investir em treinamentos, comunicação interna de forma a valorizar a prática.
Seiso é uma etapa que se faz necessário deixar tudo limpo e brilhante, definindo um novo padrão de limpeza no ato de limpar os equipamentos e a própria empresa. Nesta fase se montam equipes para limpar diversas áreas da empresa, inspecionando maquinas, armários, mesas, chão e tudo que pode representar a falta da limpeza. A empresa também pode contratar terceiros, mas é importante que os funcionários façam parte da implantação desta fase, visto que vão adquirir a cultura da limpeza como uma pratica diária. Ainda nesta etapa, manter dados e informações atualizados de modo a ser honesto e com bom relacionamento com colegas, gerando uma imagem interna e externa da empresa.
...