Atividade Gestão do Conhecimento
Por: Tamyres8 • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
1 Introdução: O principal foco da proposta apresentada para o Comitê Olímpico consiste em 02 pontos:
Conseguir extrair o capital intelectual de atletas e treinadores. Criar soluções para que as equipes consigam conversar entre si e passar conhecimento uns para os outros da melhor forma possível.
Descobrir novos talentos e valorizar suas habilidades a tempo de disputarem uma medalha.
2 Desenvolvimento: A minha proposta para atingir os objetivos do projeto, estaria focada no compartilhamento de informações e na interação dos atletas e técnicos das diferentes modalidades. De início, poderia ser feito um rodízio de entrevistas individuais, onde o principal objetivo seria filtrar os diferentes níveis de conhecimento sobre determinados assuntos dos entrevistados. Tentar enxergar o ponto principal do conhecimento tácito dos mesmos para transformá-lo em conhecimento explícito.
Após essas rodadas de entrevistas, a minha proposta seria reuniões com diferentes atletas e técnicos de diferentes modalidades para trabalharmos da melhor forma possível o compartilhamento desses conhecimentos e extrair o que há de melhor do capital intelectual de cada um. Seria no modelo de workshop, onde de uma forma dinâmica, eles seriam instruídos a externalizar esse conhecimento que a princípio está de uma forma individualista. Dessa forma, além de valorizar o capital intelectual de cada um, trabalharíamos o conceito de organização que aprendem.
Acredito que implementando esse modelo de trabalho, todos os envolvidos se sentiriam a vontade para compartilhar conhecimento, experiência e expor suas idéias. Sejam eles técnicos ou atletas. Aminha sugestão de melhoria para as equipes, seria tornar esses encontros periódicos. Onde eles possam trocar idéias de uma forma mais agradável e dinâmica.
Em relação a captação de novos talentos, minha idéia seria fazer um trabalho de olheiro mesmo. Após essa fase inicial, trabalharíamos na questão de fazer um filtro, onde seria identificado o perfil daquele atleta amador, suas qualidades, seus pontos fortes e fracos e sua capacidade intelectual e técnica. Após chegarmos nos nomes finais, apresentaríamos ao Comitê essa proposta de aproveitar atletas amadores e comparando questões de aproveitamento, rendimento, técnica e capital intelectual.
Ficaria de sugestão para as equipes além desses workshops periódicos, avaliações periódicas, tanto da equipe, quanto em relação aos concorrentes. Alguns dos itens ser discutidos seriam: local de treinamento, condições de treinamento, quantidade de horas de treino por dia, e uma questão fundamental seria uma avaliação psicológica periódica também, onde o atleta poderia relatar suas frustrações e seus pontos fracos para ser feito um trabalho em cima disso e um acompanhamento adequado.
3 Considerações finais: os principais pontos identificados no relatório, realmente é a questão do compartilhamento de informações, falta uma integração maior tanto em relação a diferentes equipes, diferentes técnicos, diferente atletas, como dentro das próprias equipes. A sugestão principal foi um trabalho de workshop que deve acontecer periodicamente para interação de equipes diferentes, interação entre os próprios companheiros de equipes e principalmente compartilhamento de conhecimentos.
...