Atividade Teórico-Prática em Psicologia II (Processos de trabalho)
Por: Iza Rodrigues • 16/11/2018 • Relatório de pesquisa • 981 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí – FACISA
Graduação em Psicologia
Disciplina: Atividade Teórico-Prática em Psicologia II (Processos de trabalho)
Docente: Sabrina Cavalcanti Barros
AVALIAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE
Maria Luiza Rodrigues Silva
Santa Cruz/RN
2018
Os modelos organizacionais são diversos e seus processos constituintes, em relação a espaço físico, políticas e formas de gestão, se dispõem de acordo com as finalidades produtivas que se objetiva alcançar em cada uma delas. Desse modo, o trabalho desenvolvido, bem como as relações de trabalho existentes também flutuam de acordo com o tipo de organização que se observa.
Nesse sentido, o presente relatório discorre acerca de análises e discussões realizadas tendo como base visitas técnicas a três modelos de organizações distintos, sendo eles o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), a loja varejista que faz parte da rede de supermercados RedeMais, ambos na cidade de Santa Cruz-RN e, por último, às associações integradas à cooperativa Coopercacho, na cidade de Jacanã-RN.
No primeiro modelo organizacional visitado, foi possível identificar uma característica que se generaliza quando se trata de espaços de responsabilidade para com o cuidado às pessoas, como é o caso dos serviços de saúde. Esse ambientes, conforme abordado por Nunes (2006), requerem um maior rigor e padronização nas atividades desenvolvidas, por questões éticas profissionais e pela garantia de segurança do trabalho.
Por outro lado, no segundo ambiente de trabalho visitado, percebe-se que esse rigor e padronização, embora presentes, permitem uma certa flexibilização. Existem normas em relação ao uso de equipamentos de proteção individual e vestimentas, conforme abordado pela psicóloga que conduziu a visita, no entanto, o reflexo disso aparenta estar mais intimamente ligado a uma preocupação da empresa em relação a custos adicionais que as consequências de acidentes de trabalho podem vir a ocasionar.
Ainda nesse aspecto de segurança, durante a visita ao terceiro modelo de organização, especificamente à associação que realiza reciclagem de garrafas pet para produção de vassouras e varais de roupas, diante do exposto pelos associados e responsáveis pela produção em relação aos inúmeros e corriqueiros acidentes de trabalho aos quais são expostos, infere-se a ausência de maior seguridade em relação ao trabalho desenvolvido por esses trabalhadores, quando comparado com os ambientes laborais anteriormente relatados.
Ademais, um outro aspecto que diferencia o trabalho realizado nos dois primeiros ambientes visitados é o vínculo empregatício diferenciado que esses servidores possuem, à medida que se organizam entre servidores públicos e privados.
Segundo estudos de Marconi (1997), as atividades laborais dos trabalhadores empreendem a ótica das diferenciações estruturais entre os cargos de serviços públicos e privados. Nesse sentido, o trabalho realizado pelos profissionais do HUAB, excluindo-se aqueles prestadores de serviços terceirizados, acresce-se dos benefícios que são concedidos a classe de servidores públicos em relação aos trabalhadores do setor privado.
Esses aspectos, por sua vez, estão relacionado a estabilidade, em contraste à alta rotatividade característica das empresas privadas, tendo em vista que os períodos de recessão econômica impactam de forma mais amena os cargos públicos que não se encontram a mercê da lógica de demanda de mão de obra e as funções exercidas por estes estão menos suscetíveis, de acordo com direcionamentos estabelecidos por lei, à acumulação ou modificações. (Marconi, 1997)
Ainda em relação à essas diferenciações, o que pôde ser observado pelo funcionamento do supermercado visitado é que embora cada funcionário possua uma função específica, existe a possibilidade de manejo de sua força de trabalho para outra função desde que necessário ao aumento produtivo.
...