TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Recursos Humanos

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

         O filme retrata e passa mensagens reais e criticas a cada cena. O personagem principal tende-se a adequar ao mundo moderno, da troca da mão de obra humana pelas máquinas. O tratamento do funcionário era como uma máquina, e sendo assim o trabalho escravo o levava a depressão, retrata uma busca por melhorias nas condições de trabalho, salários melhores, redução na carga horária, benefícios, também mostra invenções feitas para tentar explorar ao máximo os funcionários, como a máquina que vimos para ser usada durante refeições dos funcionários para que os mesmos não parassem de produzir. Marques nos diz:

Historicamente, pessoas são consideradas insumos para as empresas: recursos a serem administrados com o propósito de extrair máxima produtividade nas atividades desempenhadas. As empresas continuam buscando extrair máxima produtividade de seus colaboradores, mas a velha prática motivacional do "Ganhe seu dinheiro, trabalhe! Estamos de olho!" já não é tão eficaz.

      Um exemplo típico de que esse processo de industrialização mexeu não somente com o estado físico das pessoas como também com o estado emocional, é o protagonista do filme Tempos Modernos. Chaplin de tanto trabalhar teve que ser afastado de suas funções por estar sofrendo com uma depressão e após ser internado em uma clinica, ao retornar ao seu trabalho a fabrica havia fechado devido a uma grande crise, tal crise foi gerada pela depressão.

         Hoje vivemos em tempos muito diferentes, a gestão de pessoas está cada vez mais em busca da satisfação do colaborador, pois, sem motivação o colaborador não produz, ou até produz, mas, por obrigação para permanecer em sua vaga dentro da empresa e com isso produz o mínimo possível mediante a quantidade que deve produzir para que não perca o emprego.

        O autor Chiavenato (2010, p. 50) faz uma interessante  colocação sobre a gestão de pessoas, conforme abaixo:

A Gestão de Pessoas está deixando de ser a área voltada para trás, para o passado e para a tradição e algumas poucas vezes para o presente, para se constituir em uma área aprumada para frente, para o futuro e para o destino da empresa. Não mais a área que privilegia a tradição, para ser a área que focaliza o seu destino. Não mais a área que “vem de” e que anda de costas, para ser a área que “vai para” e que corre em direção ao futuro que está chegando. Esta será a gestão de pessoas de hoje e de amanhã.

      A mudança deve existir para que tanto o empregador quanto o empregado possam ambos conviver num clima onde estejam satisfeitos com suas funções.

      Ainda segundo Chiavenato (2010, p. 406):

A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. A mudança está em toda parte: nas organizações, nas pessoas, nos clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia, no tempo e no clima. A mudança representa a principal característica dos tempos modernos.

     O colaborador nos dias atuais, sem motivação, sem reconhecimento, sem valorização muito dificilmente permanece na empresa, o mercado é amplo, mesmo em um momento de retração econômica em alguns setores da economia, o mercado busca cada vez mais pessoas qualificadas, para também fazer jus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com