Atps gestão de custos e preços
Por: elianemalacarne • 23/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 240 Visualizações
FACULDADES ANHANGUERADE PASSO FUNDO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.
Curso: Administração
Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal
Prof°:
Aluno: Lucas Pereira dos Santos RA: 1106276854
Série: 8°
Passo Fundo, março de 2015.
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho acadêmico tem por objetivo desenvolver as habilidades do trabalho em grupo e o entendimento teórico-prático sobre como a folha de pagamento impacta diretamente nos processos rotineiros do departamento de Recursos Humanos e no meio corporativo.
Análise para definir o salário de seus funcionários, como fazer:
Contratar funcionários e definir uma remuneração justa não são tarefas fáceis e merecem análise e critério para uma melhor decisão, beneficiando funcionários e empresa. Contratar funcionários não é uma das tarefas mais fáceis do empregador, imagina como definir o salário que será pago?
A primeira opção que nos vem à cabeça é pagar o preço praticado pelo mercado. Mas... Será que o funcionário se sentirá motivado com esta oferta?
E se ele possui algum diferencial em termos de competência, uma formação acadêmica ou cursos de aperfeiçoamentos? Será que ele não merece uma "atenção financeira" especial?
Por esta razão, cada funcionário deve ser visto diferenciado, pois todos podem possuir uma mesma formação básica, mas nem todos ficaram somente assim, ter algumas formas de visualizar isto, poderá auxiliar neste processo, garantindo-lhe uma segurança maior na tomada de decisão.
Por exemplo:
* Remuneração por PCS (Plano por Cargos e Salários):
Significa estabelecer equilíbrio interno e externo na empresa. Dentro dela, estabelecendo salários compatíveis com cada função, criando um sentimento de justiça, pois cada um está ganhando o que merece, com elaboração de parâmetros para isto. No ambiente externo, o equilíbrio acontece quando a empresa adequa seus salários aos praticados pelo mercado, mas descontenta os funcionários mais capacitados.
A definição dos salários em pirâmide pode levar à insatisfação pessoal, o funcionário se sente desmotivado por acreditar que só passará a receber mais se for promovido, ainda que, ao longo do tempo, tenha agregado cada vez mais valor para a empresa, pela sua competência ou especialização.
*Remuneração por competência:
Na remuneração por competências, a forma de definição do salário é outra, faz-se uma avaliação das aptidões do funcionário em relação ao seu aprendizado (habilidade, cursos) e dos resultados alcançados, levando em conta também tudo o que realmente foi aprendido por ele (conhecimento) e sua postura profissional (atitude). Há outras formas de valorizar a remuneração do funcionário, chamados de adicionais, como: plano de benefício ou salários indiretos; planos de saúde e dentários; previdência privada; transporte e alimentação, mas nunca se esquecendo de fazer um levantamento entre os funcionários para verificação da aceitação dos benefícios, pois alguns podem não fazer questão de obtê-los.
Tem também a remuneração variável que é uma forma de recompensa pelo desempenho, para complementação da remuneração já percebida.
Todo empresário zela pelo seu patrimônio e pelo sucesso de seu negócio, o patrimônio humano precisa muito mais cuidados, pois sem ele de nada adianta uma empresa ter status; com alguns ajustes na empresa, podem-se gerar bons rendimentos com funcionários satisfeitos e evitar a alta rotatividade dos mesmos, resultando alto desempenho e alcançando seus objetivos.
Impacto da Folha de pagamento
A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária. A empresa é obrigada a preparar a folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os empregados a seu serviço.
Para sua elaboração não existe modelo oficial, ou seja, podem ser adotados critérios que melhor atendam as necessidades de cada empresa. Uma folha de pagamento, por mais simples que seja, apresenta pelo menos os seguintes elementos:
-Discriminação do nome dos empregados (segurados), indicando cargo, função ou serviço prestado;
-Valor bruto dos salários;
-Valor da contribuição de Previdência, descontado dos salários;
-Valor líquido que os empregados receberão.
*Da folha de pagamento origina-se o recibo de pagamento, que indica os dados que constaram da folha relativamente a cada um dos empregados e a estes é entregue.
Cálculo de Folha de pagamento
- Valor bruto dos salários
É o valor, considerado, para a empresa como despesa total de salários, além dos salários é também despesa para a empresa a contribuição de Previdência parte empresa e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
– Previdência Social - INSS
De acordo com a legislação atual, todo empregado assalariado, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), está obrigado a contribuir com a Previdência Social. Essa contribuição é descontada do empregado em folha de pagamento, ela varia de acordo com a faixa salarial de cada empregado e, é calculada mediante aplicação de um percentual sobre o salário de contribuição1.
Atualmente, o calculo é feito com base na seguinte tabela:
Tabela de Contribuição da Previdência Social
Salário de Contribuição
R$
Alíquota para
...